domingo, 2 de agosto de 2009

CPAD suprimirá trechos heréticos da nova Bíblia Dake

.
A CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus notificou nos últimos dias em seus principais periódicos a edição e publicação em breve da mais nova bíblia de estudo em língua portuguesa, direcionada a pastores, pregadores, professores e estudiosos das escritura de uma forma geral. Trata-se da Bíblia Anotada Dake (BAD) resultado do trabalho de 100 mil horas de labor durante 43 anos de um teólogo da AD dos EUA Finnis Jennings Dake (1902-1987).
.
A BAD disponibiliza notas orientadas pelo método dispenssasionalista elaboradas em tabelas com as respectivas eras, bem como comentários bíblicos, atlas, dicionário, concordância completa, livros de tópicos variados, síntese bíblica, doutrinas, estudos proféticos e outros recursos adicionais que incluem quase 9 mil subtítulos informativos que dividem o texto e fornecem uma sinopse de todos os livros da bíblia.

A BAD brinda seus leitores com mais de 8 mil títulos, uma grande variedade de tópicos e 2 mil ilustrações, incluindo nos livros de Daniel e Apocalipse.

Embora a BAD seja uma ferramenta de utilidade indescritível pelos muitos recursos que dipôe, a mesma enfrenta em solo americano as mais variadas manifestações , tanto de aprovação quanto de reprovação. Os mais polêmicos críticos americanos apontam a BAD como “um dos mais populares compêndios de heresias” já publicado nos EUA, além de reputar F. J. Dake como um dos principais pensadores que influenciaram os pensamentos fantasiosos de pregadores do movimento da fé e da prosperidade como Benny Hinn.
.
Um dos grandes críticos da teologia de Dake é o renomado escritor, palestrante e diretor do Instituto Cristão de Pesquisas nos EUA, Hank Hanegraaff, e o que mais incomoda é o fato de suas declarações estarem presentes em um dos livros mais vendidos pela CPAD, o livro Cristianismo em Crise.

A crítica de Hank Hanegraaff em “Cristianismo em Crise” a BAD

No livro “Cristianismo em Crise”, Dake é apresentado como um dos principais disseminadores de interpretações falaciosas e fantasiosas que influenciaram uma gama de “curandeiros” do Movimento da Fé, como Benny Hinn. Na pg. 278 (da 1ª. edição impressa pela Casa), Hanegraaff faz menção de um dos livros escritos por Dake, intitulado “Plano de Deus para o Homem”, no qual Dake se refere aos germes causadores de enfermidades patológicas como “agentes materiais de satanás”, e que “nenhuma droga é capaz de curar qualquer enfermidade” e que “qualquer médico honesto admitirá que não há poder curativo nos medicamentos”.

Segundo Hanegraaff, na pg. 327, Dake teria feito interpretações do texto bíblico no mínimo fantasiosas em sua bíblia de estudo ao afirmar que Deus “possui um corpo como o de qualquer um de nós”, e que Deus “come, descansa e habita em uma mansão num planeta material chamado céu”. Como se não bastasse, Hanegraaff registra ainda que Dake, nas primeiras páginas do Novo Testamento de sua bíblia anotada teria registrado que “Cristo tornou-se o Ungido, ou Messias apenas 30 anos depois de seu nascimento”.

Ainda segundo Hanegraaff em “Cristianismo em Crise”, os pensamentos e interpretações de Dake não teriam apenas influenciado Benny Hinn no que diz respeito às questões de enfermidades e sofrimentos, mas também a outras questões exóticas tomadas por Hinn como fatos, como por exemplo, em relação ao domínio de Adão sobre os animais no que diz respeito as possibilidades que o homem possuía motivadas pelo “domínio” que exercia, tal como voar, dentre outras.
.
Inquietação e resposta: CPAD suprimirá “desvios” da nova bíblia

Como se pode inferir nas declarações de Hanegraaff, e também em outras fontes disponíveis para consulta (você pode conferir outros “desvios” da Dake clicando ), seria no mínimo contraditório a publicação da BAD pela CPAD, tendo em vista o compromisso da Casa com a ortodoxia bíblica, e também com a posição clara da CGADB em relação aos movimentos baseados nos postulados na perniciosa "Teologia da Prosperidade” e de outroas heresias presentes nos ensinamentos do Movimento da Fé.

Assim, de acordo com o Pr. Silas Daniel, editor chefe da Casa, a CPAD se comprometeu em publica-la na seguinte condição: liberdade editorial de supressão de desvios e ideais contraditórios com a doutrina e teologia adotada pelas ADs no Brasil. Autorizados a fazer a supressão dos desvios de Dake pelos editores que detêm os direitos de publicação, foi mantido os principais recursos, notas e estudos que estejam em harmonia com a ortodoxia bíblica, doutrinária e teologica. De acordo com o Pr. Silas Daniel “...os erros doutrinários já eram conhecidos e foram devidamente retirados. Devido ao seu compromisso com a ortodoxia bíblica, a CPAD não publicaria a Bíblia Dake no Brasil se tivesse de publicá-la com seus equívocos. Os detentores do direito de publicação da obra de Dake autorizaram a CPAD retirar da Bíblia Dake os erros doutrinários."

Segundo Pr. Silas Daniel, " apesar dos pequenos trechos equivocados da obra (e já retirados), a Bíblia Dake é uma relevante obra com conteúdo enriquecedor, por isso a importância de sua publicação no Brasil. A título de comparação, tomemos o caso da Bíblia Scofield (que está para ser relançada no Brasil por outra editora): ela era uma boa Bíblia (apesar de não ter tantas notas explicativas como outras Bíblias de estudo que vieram após ela), mas continha erros também - como é o caso da nota que explica o episódio entre Saul e a pitonisa de En-Dor. Nem por isso a Bíblia de Scofield deixa de ser reconhecida como uma boa Bíblia de estudo, principalmente para a época em que foi lançada, quando era pioneira entre as Bíblias de estudo. Agora, imagine uma Bíblia de estudo rica, muitíssimo rica, e com o adendo de que as únicas "viagens" de seu autor foram devidamente retiradas. Pensou? É a Bíblia Dake”, conclui.

P.S.: A resposta do Pr. Silas Daniel publicada nesta postagem em relação a BAD foi direcionada a mim em seu blog no espaço para comentários após questioná-lo sobre a posição de Hank Hanegraaff. Você pode conferir meu questionamento e a resposta do Pr. Silas Daniel em sua integra clicando .

Fonte: .

O auto deste artigo reside em São Carlos - SP; é radialista; pregador e orador cristão; estudante de Letras e Teologia; e, afiliado da UBE nas comunidades dos sites e Orkut.

13 Comentários:

14 de agosto de 2009 16:49

Oiii parabéns pelo blog,amei tudo aqui,realmentte vocês estão realmente acendendo uma luz na internet.Por isso virei segidora.
Um super beijo.
Fiquem na paz do Senhor!

10 de setembro de 2009 23:21

Irei comprar esta biblia,gostei das informaçãoes pois fiquei esclarecido.

Guilherme - IEAD Franca/SP 27 de setembro de 2009 13:52

Graças a Deus pela posição dos diretores da CPAD em absorver todo conteúdo útil e dificilmente encontrado em uma só obra, filtrando as heresias absurdas juntamente com incitações à praga que toma como nome Teologia da Prosperidade. Sinto segurança em adquirir um material publicado pela CPAD justamente por essa preocupação com a veracidade e o compromisso com a doutrina ortodoxa.
Matéria muito esclarecedora.
Que Deus abençoe a todos.
Graça e paz.

14 de outubro de 2009 20:46

Ao inicio dessa materia fiquei muito chateado com minha editora preferida e fiquei acima de tudo preocupado, pois um das poucas editora evangelicas (e pentecostais, diga-se passagem)que ainda tem se preocupado com a doutrina sadia.Mas continuei lendo o artigo (bem elaborado) rendi graças a DeuS PELA POSIÇAO DO Pr Silas Daniel E A CPAD EM GERAL. NO BRASIL NAO TEM MAIS ESPAÇO PRA HERESIAS.QUE DEUS ABENÇOE UNIAO DE BLOQUEIROS EVANGELICOS,....
......PAZ EGRAÇA

15 de dezembro de 2009 09:02

Nossas respeitadas editoras evangélicas devem imprimir maior zelo no que respeita a publicação de bíblias de estudo ou coleções teológicas. Há assuntos bíblicos que merecem um consenso teológico que esteja dentro do que nós cremos, para se evitar que o leitor simples seja influenciado em sua maneira de pensar e crer no texto sagrado. Há editoras respeitáveis que colocam no mercado evangélico publicações com discordâncias teológicas gritantes. O correto seria antes de lançar qualquer novidade para o público cristão, fazer um criteriosa avaliação à luz da bíblia de tal material se seria recomendável ou não, para se evitar passar uma obra eivada de erros bíblicos que podem envenenar a fé de muitos. Todo cuidado é pouco.

Pr. José Braz de Araujo

23 de dezembro de 2009 11:50

A quem interessar possa.
Não é justo que eu seja penalizada pela publicação da Bíblia Anotada de DAKE, quando a direção foi avisada (pelo chefe de setor em exercício e pelos revisores responsáveis, muito antes de sua publicação) de que ela traria problemas. Não existe erro de revisão nela. Existem discrepâncias doutrinárias que inviabilizam sua publicação e isto, embora não seja da competência do revisor, que apenas cumpre ordens, foi visto e comunicado.
O superior imediato foi alertado a respeito das discrepâncias, mas não deu ouvidos, sabe-se lá por quê.
Qualquer coisa que seja dita, por quem quer que seja, para justificar a ignorância deles com relação a este fato, é MENTIRA atestada por mim como copy mais antiga no setor. Peço que tomem providências. Ou este sacerdócio já está tão corrompido que será necessário Deus abrir a boca de um jumento para repreender o profeta cego, surdo e mudo? Não quero emprego de volta, nem dinheiro. Quero desagravo. Não posso ficar à mercê de profetas velhos, aos quais sempre temi, dos quais sempre tive receio e por causa dos quais me vejo neste imbróglio.
Com muita indignação,
Miriam Anna Liborio

PS.: Se existe algum problema de saúde naquele lugar, é cegueira. Incurável.

23 de dezembro de 2009 11:58

Para reflexão...
1) Se a Bíblia de DAKE contém doutrina herética, por que a cpad a publicou?
2)Como fazer corte doutrinário, se a corrente de interpretação adotada foi a literal?
3) Se a CPAD possui conselhos de Doutrina e Apologética, por que a justificativa foi de erro na preparação de originais?
4)Por que o gerente de publicações não deu ouvidos ao chefe do setor e aos revisores?

23 de dezembro de 2009 12:08

Com todo respeito, Silas Daniel não é a pessoa mais indicada para falar sobre A Bíblia de DAKE, porque ele não é chefe do setor de Bíblias da CPAD, ele é chefe do jornalismo. Além do mais, ele não conhece o texto, conhencem os que leram para fazer revisão.
Se a Bíblia de DAKE é herética, por que foi recomendada pelo consultor teológico e por comentaristas de Lições Bíblicas?
Um editor honesto e preocupado com a formação de seu público, lançaria a Bíblia na íntegra, com um prefácio à edição portuguesa informando a linha de pensamento do autor, deixando os cortes por conta do leitor.
O que passa disto é procedência maligna.

28 de dezembro de 2009 23:45

dispenssasionalista não...dispensacionalista sim

30 de dezembro de 2009 18:08

Depois de ler tantos comentários já não sei mais se compro ou não esta publicação...Alguns parabenizam outros recriminam a CPAD pela exclusão de trechos...

3 de janeiro de 2010 14:00

Com relação à Bíblia DAKE, minha posição é apegar-me ao que as próprias Escrituras Sagradas dizem: "Examinai tudo. Retende o que for bom" - 1 Ts 5:21.

5 de janeiro de 2010 12:45

Após uma promoção gigante, chegaram à conclusão de que as notas estão alicerçadas sobre uma base teológica herética, e decidiram retirá-la de circulação.
Para mim, o pior de tudo isto é a imagem de leveza com que se atira para o mercado uma obra destas, ainda por cima com a mentira descarada de que ela é "a principal fonte de consulta no meio pentecostal nos últimos 40 anos", como podemos ler no site, e na publicidade feita na revista da UCB deste trimestre. Das duas, uma: ou andaram a fazer o papel da apostasia durante 40 anos, ou, o que é mais provável, mente-se descaradamente para vender, mesmo aquilo que é de Deus. É a típica premissa do mundo, de que "os fins justificam os meios".
Nunca como hoje a fidelidade das traduções e das notas foi tão importante para a qualidade dos crentes nas igrejas, e das próprias igrejas. Se, quando eu era miúdo "cobiçava" a sorte dos americanos, que tinham dúzias de traduções e notas à disposição, hoje sinto-me contente por não termos muitas.

O papel que o diabo está a tomar no mundo pode ser apreciado neste pequenino vídeo, que mostra uma parte do funeral da ex-primeira dama Lady Bird Johnson, mulher do antigo presidente dos Estados Unidos, Lyndon B. Johnson. Estavam lá o Bill Clinton com a mulher, e também uma ou duas ex-primeiras damas dos EUA. Atentem na posição das mãos dos convidados, que eram só a nata da alta finança e da política americana.
texto de Prof. Eduardo Fidalgo

7 de janeiro de 2010 17:24

Saudações em Cristo!

O mais interessante sobre essa discussão é que, não somente essas recentes publicações como também as primeiras publicações de bíblias, sobretudo na Idade Média,foram cheias de deturpações (intencionais ou não) por hereges (de má fé ou não). Mas não esqueçamos que "a LETRA mata o fraco, mas o espírito dá a vida". Se o Espírito Santo não revelar a verdade por trás das letras (que são corruptíveis) fatalmente sucumbiremos na mentira de Satanás. Busquemos com zelo os Dons do Espírito Santo, este é o Segredo! Somente auxiliados pelos Dons espirituais poderemos alcançar a verdade de Deus, ou seja, a Palavra de Deus. Que o Senhor nos abençõe. Contatos via mail no

Francisco Fernandes Junior

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP