quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Campus Gospel

.João Cruzué

Acompanhei alguns comentários da mídia digital sobre a Campus Party 2009, realizada em São Paulo no Centro de Convenções Imigrantes, bairro do Jabaquara, na semana de 15 a 19 de janeiro. Achei interessante o resumo que foi publicado no Link do jornal O Estado de São Paulo, segunda-feira, 26 de janeiro 2009 assinado por Rodrigo Martins e Filipe Serrano.

Houve aspectos positivos e negativos.

Negativos: reclamou-se da água fria no chuveiro; boa para o verão, mas como São Paulo tem sofrido frentes frias sucessivas, o banho gelado não foi uma boa pedida. A hipervelocidade de navegação de 10 gps não aconteceu, pois era diluída entre os 6.000 campuseiros; cerca de 70% levaram seus PCs. Com 13 eventos simultâneos em cada palco e sem isolamento acústico o barulho foi muito grande, era precisa gritar para se comunicar com a pessoa próxima. A noite o pessoal saia da frente do monitor para as baladas e o som não deixava ninguém dormir até à 02:00 da manhã; melhor que o evento de 2007, onde as baladas corriam soltas e ninguém conseguia dormir.

Positivos: o espaço foi dividido em áreas para: bloggers, gamers, modding, robótica, etc. O aspecto social foi muito positivo -muitos campuseiros que se conheciam apenas pela via digital tiveram a oportunidade de um congraçamento real. O criador do protocolo http, o inglês Tim Berners-Lee foi o convidado especial do evento, na oportunidade discorreu sobre as tendências tecnológicas do futuro. Brazucas acharam que, apesar de ter dado a cara que a Internet atual tem (páginas com textos e imagens) ele é uma pessoa sem carisma. Sobre a segurança local, apesar da grande mídia ter reportado um furto de laptop, eu fiquei positivamente surpreso. Não pelo fato do furto, mas se durante cinco dias, 6000 campuseiros frequentaram o local e apenas um laptop sumiu já é um fato notável. A segurança seria perfeita se não tivesse nenhuma ocorrência, mas estatisticamente falando do ponto de vista das ocorrências foi boa.

Continuando o texto, mas mudando de assunto, creio que em algum tempo nos próximos anos nós blogueiros evangélicos teremos que organizar um evento similar em um ambiente que seja compatível com nossa cultura. E por cultura estou falando de costumes, cosmovisão, comportamentos... Somos livres para participar do que quisermos. Mas a consciência de cada um tem seus limites. Pessoalmente, sou muito afetado pelo barulho principalmente de baladas de madrugada. Também teria que conviver com tribos de campuseiros que se interessam por áreas incompatíveis, como as de conteúdo adulto. Será que o único lugar para se aprender e manusear tecnologia é na Campus Party? Também não é agradável ver classificado nosso trabalho como "blogs religiosos" junto com esoterismo e outras correntes. A cultura digital evangélica relacionada com blogs não aborda somente temas religiosos. Tem jornalismo, poesia, tecnologia, etc. Não me agradou o rótulo.

Por essas e por outras é que se o movimento digital continuar crescendo nos meios evangélicos, e eu espero que sim, pois estou engajado nisto, seremos levados a organizar um evento de grande porte para que possamos nos encontrar, conhecer e compartilhar sonhos e saberes para popularizar o uso de tecnologias digitais top, incluindo os Blogs. E o melhor lugar para sediar um evento desses ainda é a Capital paulista por várias razões: hospedagem, transporte, comunicação, infra-estrutura digital, sede de grandes ministérios, etc.Assunto a ser analisado bem de perto. O nome do evento já é certo - Campus Gospel, e a UBE foi a primeira organização a usar esta marca em língua portuguesa.

Que venha a Campus Gospel!


.
--> Leia mais...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Resultado do Best Blogs Brasil

Saiu o resultado do Best Blogs Brasil 2009. Abaixo, a relação dos finalistas da categoria religião com a quantidade de votos que receberam.

Parabéns a todos! 


Conteúdo universal
37% (681 votos)
34% (625 votos)
6% (105 votos)
5% (97 votos)
5% (88 votos)
4% (66 votos)
3% (57 votos)
Ensino Dominical
2% (46 votos)
Zephyrus
2% (45 votos)
2% (35 votos)
Total de votos: 1845
--> Leia mais...

sábado, 24 de janeiro de 2009

Como criar um blog evangélico


Por João Cruzué


O PROPÓSITO
deste
texto é compartilhar conhecimento para quem deseja publicar conteúdo cristão na Internete, e ainda não sabe como criar seu próprio blog.

FÁCIL e GRÁTIS
Primeiro passo: abra uma conta no Gmail em
Segundo: crie e publique gratuitamente seu blog em
Outras opções: wordpress.com e www.vox.com

SELOS DA UBE
Registre seu blog na


.
--> Leia mais...

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Três tipos de blogueiros

Já disseram que existem três tipos de escritores. Aqueles que não pensam para escrever; aqueles que pensam enquanto escrevem; e os que pensam para escrever. Creio que essa mesma classificação possa ser aplicada aos blogueiros.


Não há dúvidas de que a melhor espécie de blogueiro é aquele que reflete, lê, pesquisa e pondera sobre o post que haverá de publicar. Aliás, um dos aspectos positivos de se manter um blog é o fato de que ao fazer isso o blogueiro mantém sua mente em atividade constante.


O simples fato de escrever um artigo para publicação leva-nos ao raciocínio. Primeiro por meio da pesquisa e depois no momento do arranjo das idéias e no escalonamento das palavras. Blogar, então, é uma atividade intelectual. Conquanto o pensamento preceda ao post.



A leitura e a escrita são os duas principais atividades intelectuais. James Sire chama-as de hábitos da mente. A leitura abre ao leitor a possibilidade de uma viagem pelo universo do conhecimento, enquanto a escrita lhe proporciona a separação e a sistematização do conhecimento a fim de que outros participem deste mesmo universo.



Por muito tempo a publicação de artigos e ensaios na mídia era privilégio de uma quantidade pequena de pessoas que tinham lugar ao sol. Hoje, porém, qualquer pessoa é um escritor em potencial. A blogosfera proporcionou a qualquer um a possibilidade de tornar-se o seu próprio redator. Assim, não é preciso ser colunista de uma revista ou jornal para que a pessoa dedique-se à escrita. Hoje o blog é a revista e o jornal do seu criador, podendo inclusive servir como uma ferramenta de produção de conhecimento.



Como escreveu Octávio Ordunã (Blogs – Revolucionando os Meios de Comunicação), “Embora seja verdade que nem todos os conteúdos da blogosfera são escritos com esse objetivo, e que apenas alguns blogs conseguem isso, a possibilidade de criar e difundir conhecimento por meio de blogs é real, e há muitas pessoas apostando suas fichas nessa oportunidade”. Mas lembre-se, existem três tipos de blogueiros: Aqueles que não pensam para escrever; aqueles que pensam enquanto escrevem; e os que pensam para escrever.


Qual deles você é?

.


Abraço!

.


Valmir Nascimento

.


--> Leia mais...

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Como se cadastrar na UBE



A Paz de Cristo,

É rápido e muito simples fazer seu cadastro na UBE - União de Blogueiros Evangélicos. Mais de 1.600 cristãos já o fizeram. Se você é evangélico, tem interesse em criar e publicar um blog, mas ainda não sabe como, clique aqui: , para dar seus primeiros passos.

Caso tenha dificuldades, escreva um email para nós: e vai receber ajuda. Para fazer seu cadastro diretamente na UBE use este link: .

Próximo passo
: digite sua senha para acessar a comunidade da UBE e completar o cadastro.
Aguarde o comunicado da moderação e a comunicação oficial de boas vindas.


.
--> Leia mais...

sábado, 17 de janeiro de 2009

Novo endereço da UBE

Prezados(as) blogueiros(as) da UBE,

É com muita satisfação que informamos que a UBE terá como domínio princípio o endereço ubeblog.com. Mas o  redirecionará para o novo endereço.

Abraço a todos! 
--> Leia mais...

É tempo de blogar





João Cruzué

"Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei." Isaías 55:10 e 11.

Estamos diante de um tempo ímpar. Com a maturidade da era digital, computadores e softwares disponibilizam a palavra escrita com imagens em qualquer lugar do mundo. Uma oportunidade sem igual está disponível diante de nós. O desenvolvimento tecnológico não para. Movido pelo prazer e pela competição, homens e empresas já não podem mais esconder seus conhecimentos, sob pena de perder o lugar nos negócios e na história. É tudo muito rápido. Quero deixar aqui a opinião de um cristão consciente: Assim como Deus colocou nas mãos de Martinho Lutero a imprensa pelas mãos de Gutemberg, este mesmo Deus tem colocado nas mãos dos cristãos de hoje uma tecnologia muito mais rápida, eficiente, acessível, e gratuita. Hoje podemos escrever para o mundo.

Em 07 de agosto de 1991, o inglês Tim Berners-Lee colocou online o primeiro site e a primeira página em linguagem HTML,
no CERN, e passou para a história. Naquela página estava uma aula de Internet. O conceito da WWW, de como criar um browser (navegador) e como configurar e instalar um host (servidor). Ele não patenteou o invento. É de uso livre. Ninguém na época jamais imaginou o tremendo potencial e versatilidade que estavam escondidos naquelas poucas linhas. Se fosse quantificar hoje o valor de sua criação, segundo analistas, valeria mais de um trilhão de dólares. Mas está aí de graça para ser aprendido e usado livre e universalmente.

De lá para cá centenas de outras mentes iluminadas pelo mesmo Deus foram acrescentando novas tecnologias e novos softwares compondo um ferramental ágil, poderoso e de alcance global. Depois das comunidades científicas, o comércio mundial se apropriou deste conhecimento. Hoje, pela manhã, estava pesquisando o preço de um conjunto de sofás, online, sem sair de casa. Bilhões em produtos e serviços são comprados e vendidos assim, sem precisar sair de casa. Indústrias, bancos, supermercados, hotéis, escolas, academias, clubes, etc. O mundo está ao alcance de nossos dedos.

Infelizmente, não foram somente empresas normais que tiveram acesso a este conhecimento e a esta ferramenta, a Internet. Muitas coisas que são condenadas pela Bíblia e promovidas pelo adversário também estão ali: a prostituição, a pornografia, o terrorismo, a discriminação, as drogas, venda de armas, contrabando, difamações, pedofilia, e muitas outras coisas podres que não são aceitas por um cristão. É por isso que a Igreja do Senhor não pode ficar de braços cruzados e deixar de iluminar e salgar a comunidade global que usa a Internet. O bom cheiro de Cristo deve ser espalhado pelas palavras de um texto de conteúdo 100% cristão.

Há menos de uma década começamos a ouvir um nome esquisito: Blog! O que é um blog? é um site descomplicado, onde não é preciso nenhum conhecimento de linguagem HTML para criar, escrever e publicá-lo. Há grandes portais que oferecem espaço gratuito em seus servidores para hospedá-los. Google, Wordpress, Vox, entre outros. Em dez minutos você se inscreve, escolhe o modelo, escreve um texto e publica. Um site pré-configurado para uso de leigos. George Bush e Barack Obama ganharam eleições nos EUA usando essas ferramentas para comunicação e arrecadação de fundos. No Brasil, os blogs ainda não foram popularizados, mas a partir deste ano as novelas globais vão cuidar disso.



Até 2008 os blogs praticamente passaram despercebidos pelos 30 milhões de evangélicos brasileiros. Entretanto, há um viés de mudança muito rápido neste cenário. Centenas de líderes evangélicos estão descobrindo o valor e o poder de "fogo" de um blog em comunicação, evangelismo e missões. O que se publica na língua portuguesa em um minuto, no outro já está disponível para todo o mundo. Muito útil para missões. Mensagens e sermões podem ser escritos e pela ação do Espírito Santo colocado diante dos olhos de quem precisa, esteja onde estiver. O Rádio e a TV são locais ou restritos a territórios e alcance. A palavra escrita e publicada em um Blog tem alcance global. Se o texto em um blog fosse um folheto de evangelização, você poderia entregá-lo para qualquer pessoa , em qualquer prédio, mansão, cidade, país. Basta que escreva com unção para que o Espírito Santo o leve ao monitor/celular de quem precise.

Em menos de dez anos, a banda larga de Internet pode estar presente na maioria dos lares brasileiros. Assim como uma TV. Aliás, computador e TV podem estar juntos em um só aparelho. E quando esta época chegar - está bem ali - precisamos ter blogueiros experientes, maduros, conscientes, éticos, editando blogs de leitura agradável, inspirada e motivadora. O ano de 2009 vai ser um divisor de águas: será o ano da popularização dos blogs entre as lideranças evangélicas. O pastor deve blogar, o Evangelista deve blogar, o professor evangélico, o missionário, cantor, escritor, poeta, todo líder de algum trabalho na casa do Senhor pode blogar. Para isso, o cuidado com a língua portuguesa é um requisito básico. Entretanto o maior erro não é escrever errado, mas o medo de escrever ou escrever sem inspiração, mecanicamente. Quem tem alguma experiência em digitar textos no Word, sabe: ali existe um corretor ortográfico que ajuda a corrigir erros ortográficos.Um blogueiro, segundo minha estimativa, leva pelo menos dois anos para amadurecer e se conscientizar de que o contador de visitas é menos importante que a mensagem publicada.

O "motor" de arquivo e busca do Google, responsável por 90% das buscas em língua portuguesa, é o maior divulgador e publicitário dos blogueiros que escrevem, que criam, que publicam coisas de própria autoria. Pode ser desajeitado dar o primeiro passo, escrever a primeira palavra de um texto, mas é a mesma coisa que aprender a andar. Se você anda, é porque passou por um processo de tentativas e ajuda. Engatinhar, cair, levantar, continuar até aprender. Blogs são parecidos. O importante é começar; mais importante ainda é não esmorecer até o amadurecimento. Diria que a Parábola do Semeador é um texto de cabeceira de um blogueiro iniciante. O inimigo, o desânimo e o abandono impedem o nascimento, o crescimento e a frutificação de um blog.

O ano de 2009 ficará na história como o Ano dos Blogs Evangélicos. É tempo de fazer planos para criar e editar um Blog. Se você já tem um, faça proselitismo. Procure blogueiros em potencial na sua Igreja, incentive, desafie, conduza-os até à fonte, pois valerá a pena. Lembre-se de que o apóstolo Paulo era um teólogo cego, até o momento que Deus mandou Ananias orar e ungi-lo. Quem poderia imaginar que atrás daquele homem perseguidor estava o maior missionário de todos os tempos que a Igreja cristã já teve? Da mesma forma, o maior e mais ungido escritor evangélico deste país pode nascer de um blogueiro. E este blogueiro pode estar na sua Igreja ou dentro da sua casa.

É tempo de blogar. O mundo tem fome de Cristo. Juntos, nós podemos surpreender.

Inscreva-se na UBE -



.

--> Leia mais...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Mudança de template

Prezados blogueiros, 

Estamos fazendo algumas mudanças no blog da UBE afim de adequá-lo ao novo padrão da blogosfera com novos recursos e widgets.

O que estão achando do novo layout e o que precisa ser acrescentado ou retirado do blog? 
Com a palavra os blogueiros e blogueiras...
--> Leia mais...

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

2009 - Ano dos Blogs Evangélicos

.
João Cruzué

A União de Blogueiros Evangélicos vem agradecer e cumprimentar seus 1.477 blogueiros afiliados, com sinceros votos de muitos progressos durante 2009. Nossa maior alegria é ver brotando a cada dia dezenas de blogs evangélicos em nossa nação.

Não existe sucesso com pouco esforço; cada blogueiro esteja certo disso. Como uma árvore que passa por algumas etapas de crescimento até amadurecer e produzir seus frutos, asim também é um Blog. É preciso cuidar, regar, melhorar, podar, adubar e esperar com paciência e esperança pelos frutos. Eles virão.

Temos um compromisso de fé com o povo evangélico de língua portuguesa e espanhola. Cada cristão que precisar de ajuda para publicar textos na Internet através de blogs vai encontrar nesta comunidade o conhecimento mínimo necessário para plantar seu primeiro Blog e aprender a cuidar dele.

Há grande carência de publicações cristãs na forma de mensagens, sermões, poesias, notícias, tecnologia, missões, evangelismo, escola dominical, música, apologética e outros textos para glorificar o nome de Cristo e espalhar a cultura cristã.


Não prometemos tudo. Não sabemos tudo. Mas o conhecimento que temos, estamos compartilhando. Somos um grupo de profissionais liberais cristãos que dedicam o tempo de descanso noturno e o lazer de finais de semana para moderar, incentivar, promover, difundir o uso massivo de blogs para publicar conteúdo cristão em contraponto a tantas coisas ruins que se publicam na Internet. Não podemos perder a oportunidade de letrar nossos irmãos no que há me mais moderno em tecnologia de comunicação digital - barata e globalizada. Se Deus fala pela palavra escrita, sua voz também será ouvida pela ação do Espírito Santo através dos textos dos Blogs.

O ano de 2009 será o ano da maior criação e difusão de blogs evangélicos que a mídia brasileira já viu. Nos próximos 10 anos, por questões ambientais e de esgotamento de recursos hídricos, já se sabe que os jornais do mundo não serão mais impressos em papéis à base de celulose de árvores. Derruba-se milhões de árvores no mundo para produzir esta celulose. Mas para produzir celulose e papel gasta-se outros bilhões, talvez trilhões, de litros de água doce, um recurso escasso que vem desaparecendo. A era digital é irreversível.

Fiquemos juntos. Incentivemos outros. Temos um compromisso digital com um futuro muito mais perto do que imaginamos. É tempo de avançar e conquistar. A UBE está aqui para compartilhar e repartir o conhecimento inicial para que aconteça uma alavancagem à altura do desafio que vem sendo enfrentado a mais de dois mil anos: levar a mensagem do Evangelho e a cultura cristã através de novas tecnologias e novos processos. Comunicar as Boas Novas do Cristo em uma linguagem que seja compreendida pelas novas gerações.

2009 é o ano dos Blogs! Juntos, nós podemos surpreender.

UBE - União de Blogueiros Evangélicos


.
--> Leia mais...

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP