sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

MELHORES POSTS DE 2007

A UBE está preparando uma lista com as 10 melhores postagens de 2007, dos blogs evangélicos associados.

Para participar, deixe um comentário com o título e o link de - no máximo - 3 postagens que você considerou de maior relevância neste ano de 2007.

Os blogs que tiverem seus posts inseridos no resultado final, terão à disposição um selo para publicação.

PS1. Não serão aceitas indicações de posts do próprio blogueiro, nem de comentaristas anônimos.

PS2. Ajude-nos a divulgar esse concurso por meio do seu blog.


--> Leia mais...

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Púlpito Digital

por Whaner Endo


“O mundo é a minha paróquia!”, bradou John Wesley, no fim do século 18, com a plena consciência de que a missão da Igreja passa, necessariamente, pela porta dos templos e se completa para fora dos seus arraiais. Ou, para ser um pouco menos denominacional, basta lembrar das palavras de Jesus, convocando todos para serem suas testemunhas, em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra (Atos 1.8).

O sociólogo canadense Marshall McLuhan teorizou, nos anos 1960, o surgimento da chamada “aldeia global” – e, menos de duas décadas depois, a internet ajudou a concretizar a idéia. Embora ainda estejamos longe de ser a comunidade utópica preconizada por McLuhan – seja pela exclusão digital, seja pela carência de tecnologia –, parece que as coisas estão mudando. Novas ferramentas da grande rede, como os sites de relacionamentos tipo Orkut e os blogs, têm contribuído para uma tribalização pós-moderna. É a paradoxal “volta da tradição oral”, necessária para o surgimento da aldeia imaginada por McLuhan.

Tudo bem que os blogs podem suscitar intermináveis discussões éticas e filosóficas, já que são tribunas para todo tipo de assunto. Mas também têm se tornado um grande púlpito para a pregação das boas novas do Reino de Deus. Por isso, se você ou sua igreja não têm um, aqui vão algumas dicas para quem deseja iniciar-se:

Escreva sobre algo que você conhece – Informação só é importante quanto se transforma em conhecimento. Fale sobre assuntos que você domina. Conteúdo é tudo!

Defina bem o seu público – Quanto mais segmentado for o blog, melhor; afinal, você saberá qual a linguagem utilizar e as particularidades do seu leitor.

Valorize a interação – Nunca deixe de responder a um visitante, por mais irrelevante que possa parecer o comentário. Nunca se esqueça de que existem mais de 80 milhões de blogs – e de que, dentre todos, seu foi o escolhido e motivou alguma reação.

Atualização é fundamental – Torne a atualização do seu blog uma rotina. Se algum visitante em busca de novidades der de cara com a mesma informação, tenha certeza: você acaba de perdê-lo.

Nunca fale em “miguxês” – “C naum sabi o q eh?” Trata-se dessa nova forma de “linguagem”, criada por adolescentes, indefectível em salas de bate-papo ou programas de mensagens instantâneas. Se você quer dar credibilidade ao seu blog, evite-a, a não ser que seja uma escolha deliberada para atingir esse tipo de público.

Confira algumas sugestões de sites que ajudam o internauta a criar um projeto de blog:

Blogger (www.blogger.com) – Umas das principais e mais fáceis ferramenta para a criação de blogs.

Technorati (www.technorati.com) – Fundamental para a indexação do seu blog. Além disso, o Technorati permite visualizar as reações aos seus posts e onde seu blog está sendo indicado

Google Analytics (http://www.google.com.br/analytics/pt-BR/) – Quer saber quem visita seu blog? Quais as áreas mais populares? De onde vêm seus visitantes? O tempo que eles ficam navegando ali? É só se inscrever no Google Analytics

Blog do Dan Cort (http://dancort.gospelmais.com.br/) – Blog com muitas dicas sobre tecnologia e a blogosfera. Não deixe de ler o post “10 dicas para elevar a qualidade de seus posts”

Comunidade Blogosfera Cristã no Orkut (http://tinyurl.com/2g7az4) – Uma comunidade de blogueiros cristãos, com discussões e dicas muito interessantes. Detalhe: Ali, você fica sabendo que um encontro de blogueiros crentes está sendo programado para o começo do ano que vem!

Whaner Endo é publisher da W4 Editora e diretor executivo da Associação de Editores Cristãos (Asec). Formado em produção editorial, é mestrando em Comunicação Social e membro da World Association
for Christian Communication (WACC).
Contato:

Fonte: Revista Cristianismo Hoje
Site: www.cristianismohoje.com.br

--> Leia mais...

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

ALERTA - Filme ateu para crianças estréia nos cinemas


Neste mês de dezembro estreou um novo filme para crianças intitulado "The Golden Compass" (A Bússola de Ouro), nos EUA e também no Brasil . Este filme já foi descrito como "ateísmo para crianças" e é baseado no primeiro livro de uma trilogia intitulada "His Dark Materials" escrito por Phillip Pullman.

Pullman é um ateísta militante e humanista secular que despreza C.S. Lewis e as "Crônicas de Nárnia". Sua motivação por escrever esta trilogia foi contrapor-se aos simbolismos de Cristo que Lewis retrata na série de Nárnia.

É claro que o objetivo principal de Pullman é atacar o Cristianismo e promover o ateísmo. Pullman deixou claras suas intenções quando disse numa entrevista em 2003 que "meus livros tratam de matar a Deus". Ele afirmou que quer "matar a Deus na cabeça das crianças". Tem sido dito a respeito de Pullman que ele é "o escritor que os ateístas vem rezando por ter, se os ateístas rezassem". Enquanto o filme "The Golden Compass" é mais suave e inocente, os livros são muito diferentes. Na trilogia, uma jovem, com vivência das ruas, se envolve numa luta épica para derrotar as forças opressivas de um Deus senil.

Outro personagem, uma ex-freira, descreve o Cristianismo como "um erro convincente e muito poderoso". No último livro, personagens representando Adão e Eva eventualmente matam a Deus que é chamado de Yahweh. Cada livro piora progressivamente de acordo com o ódio de Pullman a Jesus Cristo.

O filme "The Golden Compass" deve estrear em 7 de dezembro (nos EUA) durante a época de Natal, (estrelando Nicole Kidman), e deverá ter forte publicidade. As pessoas promovendo este filme esperam que os pais, sem suspeitar do conteúdo, levem seus filhos para assisti-lo. Esperam que as crianças gostem e que queiram comprar os livros para o Natal.

Por favor, considerem um boicote ao filme e livros.

Peço que passem esta informação a todos seus conhecidos (inclusive nas Igrejas). Isto ajudará a educar os pais sobre o conteúdo deste filme.

www.cpr.org.br
--> Leia mais...

sábado, 22 de dezembro de 2007

Por uma blogosfera Cristã fiel...



Essa semana fiquei um tanto chocado com o que li na postagem do pastor Ciro Sanches sobre um comentário feito a sua pessoa. Conhecendo este internauta, autor do blog Eliseu Antônio Gomes. Logo pensei que poderia ser um faker, mas depois, ao ver certas evidências, cada vez fica claro esta infelicidade que aconteceu na blogosfera.

Meu objetivo aqui não é colocar lenha na fogueira, mas concordo com o pastor Altair Germano que blog também lava roupa suja, principalmente quando o assunto é posto em público. Pessoas públicas devem prestar contas para com o público. Como formando em jornalismo, isso fica cada vez mais necessário a meu ver à Luz da Palavra de Deus também.

Nesse ano vi a blogosfera crescer rapidamente e também o número de blogueiros com diferentes denominações e pensamentos.

Em certo aspecto isso é natural, todavia nenhuma passagem da Escritura é de particular interpretação. Creio que, mesmo eu não gostando e concordando com certas posições de blogueiros ás vezes(graças a Deus são poucos e praticamente a maioria que me relaciono não se enquadra nesta categoria, como Gutierres e pastor Carlos Roberto) é necessário que tenhamos respeito, união(como afirmamos ser) e também uma base essencial mantermos unidos. Obviamente são as Sagradas Escrituras a regra essencial e base para nós, mas creio ser importante uma CONFISSÃO DE FÉ BLOGÉLICA OU CREDO BLOGÉLICO, QUE REPRESENTARIA O PENSAMENTO DA ASSOCIAÇÃO À LUZ DAS SAGRADAS ESCRITURAS.

Dentro desse escopo, discutiríamos a questão da apologética da blogosfera, cosmovisão e alguns outros detalhes importantes.

Conto com a opinião dos blogueiros quanto a isso.


Abraços e Paz do Senhor!!!


Soli Deo Gloria

Obs: peço perdão aos blogueiros que postaram os seis comentários iniciais pelos erros de ortografia/digitação da postagem, que já foram corrigidos.
--> Leia mais...

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Blogs e monopólio da liderança intelectual

http://capitalintelectual.tv/wp-content/files/d4106eu0.jpg

Valmir Nascimento Milomem

Possuir um blog será tão obrigatório quanto possuir um e-mail ou um telefone, quem não tiver um blog se tornará inútil, disse Jonathan Schwartz, Presidente da Sun Microsystems.

Se por um lado ainda é cedo para aferir até que ponto as palavras de Schwartz estão corretas, dadas as constantes e rápidas mudanças que ocorrem no âmbito da internet, noutra vértice, entanto, podemos concluir que ela não está muito distante da realidade. Nos últimos anos os blogs cresceram de forma vertiginosa. A blogosfera inaugurou uma nova era da internet, como escreve Fábio Cipriani em seu livro Blog Corporativo:

“Uma nova era com a consolidação da internet como um grande repositório de dados e agente transformador de processos e meios de comunicação. Uma nova era dentro da própria internet, que, por ser global e encurtadora de distâncias, viabilizou a contribuição, opinião e inteligência em massa. Uma nova era em que as pessoas passaram a gostar de interagir, opinar, participar e ajudar. Uma nova era de constante formação de opinião, reforçada pelo lançamento de websites que potencializam ainda mais a voz das pessoas. A era dos blogs.”

Com efeito, nessa era dos blogs o conteúdo produzido pelos blogueiros representa uma grande parcela do mundo virtual. Os seus pontos de vistas estão sendo considerados. Idéias geradas na blogosfera estão a provocar impactos. E os políticos, diga-se de passagem, começaram a sentir os seus efeitos.

Hugh Hewit em diz que a eleição presidencial de 2002 nos Estados Unidos, por exemplo, foi altamente influenciada por idéias advindas de blogueiros, assim, segundo ele “não importa o que você é ou você faz: todo mundo da informação passou por uma grande revolução, e essa revolução está se estendendo a todos os cantos do planeta. Hoje, todo mundo é um jornalista em potencial, incluindo seu assistente e o office boy. Qualquer um pode ter um blog e um celular com câmera para tirar uma foto sua.

Apesar de no seu início os blogs terem sido considerados por muitos como simples diários virtuais utilizados principalmente por adolescentes ociosos, cujo conteúdo não ia além de relatos nababescos do cotidiano, ou no máximo, algumas dicas de internet escritas por nerds; com o passar do tempo, porém, a blogosfera demonstrou a que veio: abalar a antiga mídia e fazer com que a voz dos seus escritores fossem ouvidas por todos.

O engajamento de jornalistas, advogados, profissionais liberais e estudantes ao mundo da blogosfera mudou drasticamente a concepção inicial dos objetivos dos blogs. A exposição de pensamento sobre os mais variados assuntos do meio social e a construção de críticas pormenorizadas sobre política ou economia, por especialistas nos assuntos, demonstrou que o mundo virtual devia dar um grande valor à blogosfera, e que a mídia antiga deveria abrir espaço a essa “nova mídia”.

Obviamente que quando se fala em opiniões que causam impacto na mídia somos rapidamente levados a pensar em liderança intelectual, afinal, para que determinadas declarações ou idéias possam despertar a atenção dos leitores com vistas a provocar mudanças consideráveis no âmbito a que se destinam, elas devem obviamente terem sido escritas ou pronunciadas por pessoas que possuam credibilidade e influência perante a sociedade e meios de comunicação, de tal forma que suas palavras possam convencer uma grande parcela de pessoas. Esse é o lider intelectual.

O “NOVO” LÍDER

INTELECTUAL

Até o fênomeno da blogosfera o líder intelectual era formado graças à instituição que representava, à Faculdade que havia se formado ou à sua constante exposição na mídia. Dificilmente um “Zé ninguém”, sem “eira nem beira”, malgrado o conhecimento que possuía, conseguiria chegar a ser considerado um líder intelectual, em virtude exatamente da falta de amparo institucional, profissional e midiático.

Ocorre que na blogosfera a liderança intelectual não é mais um monopólio. A demonstração de conhecimento e habilidade para opinar sobre qualquer temática não está condicionada a este ou àquele profissional, da empresa X, formando na universidade Y. Ao revés, a influência nessa nova mídia depende única e exclusivamente da competência intelectual e argumentativa do blogueiro.

Ao abordar esse tema Octavio Ordunã no livro “Blogs: Revolucionando os meio de comunicação” diz que agora, graças aos blogs, “pessoas com qualquer nível de formação ou cargo em uma empresa, profissionais independentes ou até mesmo neófitos em qualquer setor podem difundir seus conhecimentos para um imenso público potencial, composto por milhões de pessoas“. Ele continua:

“Embora seja verdade que nem todos os conteúdosda blogosfera são escritos com esse objetivo e que apenas alguns blogs conseguem isso, a possibilidade de criar e difundir conhecimento por meio dos blogs é real e há muitas pessoas apostando todas as suas fichas nessa oportunidade”.

“Advogados, economistas, consultores políticos, técnicos em informática, jornalistas e, em geral, todos os profissionais comentam sobre o seu próprio setor ou analisam a atualidade a partir de sua ótica particular, ao expor seus conhecimentos e tentar passar sua experiência, mesmo que algumas vezes também exibam suas misérias e ingnorância”.

É verdade que poucos “lideres intectuais” surgiram no Brasil em virtude basicamente da blogosfera. Veja por exemplo o resultado de um pesquisa feita pelo Google em novembro de 2007, onde são apontados as pessoas que mais influenciam o pensamento no Brasil:

pinion maker Media organ References
  1. Arnaldo Jabor
O Globo newspaperO Globo TV Channel

542.000

  1. Reinaldo Azevedo
Veja magazine

526.000

  1. Diogo Mainardi
Veja magazineO Globo TV Channel

522.000

  1. Luís Fernando Verissimo
O Globo newspaperO Globo TV Channel

489.000

  1. Olavo de Carvalho
Jornal do Brasil newspaper Diário do Comércio newspaper

344.000

  1. Emir Sader
Carta Maior magazineJornal do Brasil newspaper

313.000

  1. Paulo Henrique Amorim
Record TV ChannelCarta Capital magazine

177.000

  1. Franklin Martins
O Globo TV ChannelBandeirantes TV Channel

169.000

  1. Elio Gaspari
O Globo newspaperFolha de S. Paulo newspaper

143.000

  1. Carlos Heitor Cony
Folha de S. Paulo newspaper

134.000

  1. Augusto Nunes
Jornal do Brasil newspaper

132.000

  1. Tereza Cruvinel
O Globo newspaperEBC State TV Channel

126.000

  1. Alexandre Garcia
O Globo TV Channel

122.000

  1. Clóvis Rossi
Folha de S. Paulo newspaper

113.000

  1. Eliane Castanhede
Folha de S. Paulo newspaper

103.000

  1. Boris Casoy
Jornal do Brasil newspaper

99.400

  1. Stephen Kanitz
Veja magazine

97.500

  1. Joelmir Beting
O Estado de S. Paulo newspaper

91.900

  1. Fausto Wolff
Jornal do Brasil newspaper

65.700

  1. Mauro Santayana
Jornal do Brasil newspaper

26.100

Veja-se que a maioria desses “líderes intelectuais” está ligado a determinada instituição da mídia (seja por meio de uma relação de trabalho ou colaboração), e, nenhum deles surgiu exatamente da blogosfera. Apesar disso, muito coisa está para mudar. Como diz Hewit, a velha mídia está caindo, novas pessoas surgirão para mudar o pensamento do brasileiro. E muitos desses novos líderes intelectuais virão da blogosfera.

Certamente que o resultado das próximas eleições no Brasil poderá ser influenciada por pensadores da blogosfera. Por isso, é bom que os candidatos pensem em estratégias e a Justiça Eleitoral em métodos de fiscalização.

--> Leia mais...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Natal e a Blogosfera


Queridos irmãos, estamos chegando ao final do ano e consequentemente incia-se as comemorações do natal, festa que causa alegria e desconfiança, mas também brigas e polêmicas.

O blog produzirá artigo(s) sobre este assunto. Os irmãos que também produzirão algum artigo poderão indicá-lo nos comentários, para que assim possa haver uma ampla reflexão sobre o que é, e o que significa o natal para o crente e para a sociedade.


Soli Deo Gloria
--> Leia mais...

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

BLOG DO MOMENTTO: INFORGOSPEL

InforGospel
http://www.thumbalizr.com/app/thumbs/?src=/thumbs/source/2e/2e444f47e4df92c594fb2edcbd559aa5.jpg&w=640

Definição:
Graça e Paz irmãos em Cristo. A Inforgospel nasceu primeiramente no coração de Deus. Começamos como a primeira coluna destinada somente para conteúdo e cristão-evangélico de Maringá. Já sentia a algum tempo no meu coração que Maringá estava precisando ser ganho para Cristo, e não vejo melhor maneira se não juntarmos nossas forças em Cristo para um trabalho evangelístico tremendo.



--> Leia mais...

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Entrevista da Semana: Pastor Altair Germano


01. Quem é o pastor Altair Germano?

ALTAIR GERMANO - Nasci em 21 de abril de 1966 em Recife-PE. Sou filho de Benedito Germano da Silva (in memoria) e Juracy Eduarda Rodrigues. Tenho duas irmãs, a Cristiane e Ednalva. Herdei uma grande herança de meus pais: a fé e a minha educação. Sou casado com Elizabeth e pai de Alvaro e Paulo. Minha casa serve ao Senhor! Minha conversão aconteceu no ano de 1988 através de uma intervenção sobenatural de Jesus em minha vida. M inha consagração ao ministério pastoral ocorreu em 1999. Atualmente sirvo como pastor auxiliar na COMADALPE e dirijo a congregação da AD em Jardim Paulista-baixo (Paulista-PE). Pela misericórdia de Deus sou graduado em Teologia, pós-graduado em educação cristã, estou licenciando em Pedagogia e mestrando em Teologia.

02. Quais são as suas atividades na Sociedade Bíblica do Brasil em Pernambuco e no Conselho de Educação e Cultura Religiosa da CGADB?

ALTAIR GERMANO - O Senhor tem me confiado outras responsabilidades e exerço os cargos de Presidente do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil em PE, membro do Conselho Consultivo e do Comitê Nacional de referência e apoio ao Ano da Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil, membro do Conselho de Educação e Cultura Religiosa da CGADB, presidente do Conselho de Doutrina da UMADENE, superintendente geral da EBD da AD em Abreu e Lima - PE, capelão e professor da FATEADAL.

03. Qual foi o seu post mais polêmico ou de maior repercussão?

ALTAIR GERMANO - O de maior repercursão foi sobre a revelação recebida pelo Pr. Luiz Antonio sobre o acidente da TAM (22/07/07) e o mais polêmico foram as declarações do Caio Fábio em relação ao Pr. Silas Malafaia (06/09/07).

04. Em sua opinião, qual a importância dos Blogs?

ALTAIR GERMANO - Os blogs são importantes para noticiar, comentar, publicar textos dos mais diversos gêneros, evangelizar, instruir, alertar e outras funcionalidades. Como já escrevi, os blogs são em muitos casos a voz, o púlpito, a coluna, o espaço e a vez dos excluídos. Tudo porém deve ser feito com prazer, responsabilidade, fundamentação e seriedade. Se perder a credibilidade perderá os leitores. Os blogs cristãos não devem ser instrumentos de auto-promoção, antes, devem ser utilizados como ferramentas à serviço do Reino de Deus e para a glória de Deus.
05. Quais os blogs que o irmão acessa com mais freqüência?

ALTAIR GERMANO - O mais acessado é o da UBE. O do Pr. Ciro Sanches merece um comentário especial. A idéia de criar um blog surgiu do meu contato com o blog do meu amigo Pr. Ciro Sanches ( cirozibordi.blogspot.com ) por volta de 05 meses atrás. Até então, acreditem, eu nem sabia o que era um blog. Ele é o meu pai blogueiro (risos). Acesso com regularidade todos os blogs da minha lista de links, os do Valmir Nascimento, Pr. Esdras Bentho, Pr. Geremias do Couto, Pr. Silas Daniel, Pr. Moisés César, Pr. Marco Tuller, Pr. Paulo Silvano, Eliseu Gomes, Victor Leonardo, Gutierres Siqueira, Vitor Hugo, Eveline Ventura, João Cruzué, Ev. Daladier Lima e todos os demais.

06. Qual é a importância da UBE (União dos Blogueiros Evangélicos)?

ALTAIR GERMANO - A UBE (blogueirosevangelicos.blogspot.com ) surgiu quando em contato com o Valmir Milomen (comoviveremos.com ) e com o Pr. Esdras Bentho (teologiaegraca.blogspot.com), descobrimos que compartilhavamos da idéia sobre a criação de um blog que pudesse reunir os blogueiros evangélicos com o próposito de integralização e divulgação dos blogs. O Objetivo principal da UBE é fazer a blogosfera evangélica conhecida, inclusive entre os não cristãos.

07. Deixe uma palavra aos freqüentadores da UBE.

ALTAIR GERMANO - Em primeiro lugar, é importante orar uns pelos outros. Em segundo lugar, divulgue para o máximo de pessoas possíveis, por todos os meios, a existência da UBE e da blogosfera evangélica. Por fim, coloque o Senhor em primeiro lugar diante de qualquer coisa que você desejar realizar!

Entrevista feita por Gutierres Siqueira.

--> Leia mais...

Lista e Links de Editoras Evangélicas

Lista e Links de Editoras Evangélicas


Preparamos uma lista sensacional para você. Procurando um livro? Procurando um tema em especial? Vai ser difícil você NÃO encontrar... É só clicar sobre o nome e visitar a página da editora.

Editora Betânia
Editora Luz e Vida
Editora Vida
Editora Ultimato
Editora Cultura Cristã
Editora Puritanos
Editora Descoberta
Editora Vida Nova
Editora Esperança
Editora EME
Editora Mundo Cristão
Editora Sinodal
Editora Fiel
Encontro Publicações
Editora Horizontal
Editora Naós
Editora Concórdia
Editora Teológica
Editora Hagnos
Editora AD Santos
Editora União Cristã
Arte Editorial
Editora Danprewan
Editora Cristã Evangélica
Editora ABU
Editora CPAD
Graça Editorial
Editora dos Clássicos
Editora Thomas Nelson
Editora JUERP
Editora PES
Editora Abba Press
Editora MK
Editora ADHONEP
Editora W4
Editora IFC
Editora Motivar
Editora Central Gospel
Editora Betel
Editora Chamada da Meia-Noite
Editora Aleluia
Editora Batista Regular
Associação Brasileira de Editores Cristãos
Editora Vida Cristã
Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil
Editora Transcultural
Editora Quadrangular
Sociedade Bíblica do Brasil
Editora Atos

Glorifiquemos a Deus por termos tantas editoras evangélicas. E ainda uma boa quantidade ficou de fora da lista!

Fonte: Blog Arsenal do Crente - www.arsenaldocrente.blogspot.com
Grandes artigos, estudos bíblicos, entrevistas e uma diversificada rede de links para abençoar tua vida e ministério!
--> Leia mais...

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP