domingo, 30 de novembro de 2008

SOS Santa Catarina 3

Solidariedade
As doações estão chegando de todos os lados,


clique na foto para acessar o album do Diário Catarinense.

Mas os estragos foram tão grandes, que vai levar quase dois anos para reconstruir tudo. Precisamos continuar com as campanha de solidariedade ainda por muitos meses. Se sua Igreja ou organização ainda não está participando, sua campanha e sua contribuição sempre será oportuna e bem-vinda. Não caia no conto dos emails falsos. Se quiser contribuir diretamente, veja como doar e tudo o mais sobre doações no site oficial criado pela Defesa Civil de Santa Catarina para dar notícias sobre o desastre em SC.


Domingo: 30.11.2008

Ações e atitudes dignas de reconhecimento de umespírito cristão. Queremos destacar neste post a iniciativa das seguintes Organizações:


1) IGREJAS EVANGÉLICAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS: SOS Santa Catarina

2) CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA: SOS Santa Catarina

3) SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL: Ação Solidária da SBB

4) IGREJA METODISTA: Enchentes em Santa Catarina

7) IGREJA P. DEUS É AMOR: Vamos ajudar nossos irmãos de Santa Catarina

5) PASTOR GEREMIAS DO COUTO -

6) REDE RECORD: Reconstruindo Santa Catarina

7) ORGANIZAÇÕES GLOBO: Saiba como ajudar

8) TV CULTURA SP: SOS Santa Catarina

9) REDE BANDEIRANTES: Santa Catarina Urgente


10) CRUZ VERMELHA BRASILEIRA: Socorro à Santa Catarina.





.
--> Leia mais...

sábado, 29 de novembro de 2008

Blogosfera: Relações e Interação

Por Gutierres Siqueira*

Os blogs[1] nasceram como diários virtuais, especialmente de adolescentes ávidas por paradoxalmente esporem suas vidas nas livres páginas da web. Blogs são páginas pessoais de acesso gratuito na internet, onde por meio de mecanismos simples é possível publicar textos [2], fotos e vídeos. Os blogs começaram a “bombar” no ano de 1999 nos Estados Unidos e foram importantes com agentes informativos em fatos relevantes, como o 11 de setembro e a reeleição do presidente norte-americano George W. Bush[3]. O termo webblog já era usada em 1997 para definir páginas da internet com aspecto de diário ou caderno. A gaúcha Viviane Vaz de Menezes foi a primeira brasileira a criar um blog, o Delights to Cheer, era escrito totalmente em inglês e teve início em fevereiro de 1998.
Os blogs são oferecidos por grandes portais com Google, que detém o mecanismo Blogger[4]. O Wordpress é a principal concorrente do Google e também tem usuários em todo o mundo. Sites com UOL, TERRA, Portal da Editora Abril, Globo e outros também oferecem serviços de blogues para aqueles que assinam o serviços desses sites. O IG foi o primeiro portal brasileiro a aderir à onda dos blogs, criando seu próprio serviço de hospedagem gratuita, o Blig, isso ainda em novembro de 2001. As facilidades dos mecanismos disponíveis e a estética atraem os novatos produtores de conteúdo na web.
Os blogs superaram a fase de meros diários pessoais, sendo hoje uma vasta rede de mini-sites dos mais diversos assuntos. Apesar de ter abandonado o lado “diário de ser”, as páginas dos blogs não perderam o formato de caderno. Esse formato já invadiu até os tradicionais sites. Muitos blogues já fazem muito barulho, principalmente daqueles que falam de política e são sucessos nas páginas virtuais do computadores instalados no Congresso Nacional. Muitos jornalistas que já tinha uma fama considerável aderiram a blogmania. Alguns desses jornalistas aumentaram a visibilidade ao mesmo tempo de se expuseram em polêmicas, como o caso do jornalista Luís Nassif, que criou um blog especialmente para criticar o modus operandi da Revista Veja. Artistas, cantores, políticos e muitos que já tinham uma página na web resolverem acrescentar blogs em seus sites. A blogmania realmente pegou nos últimos anos, principalmente no Brasil, um dos países que mais acessam a internet no planeta.
O fato mais fascinante para os estudos da comunicação sobre os blogs são a grande adesão de pessoas anônimas que começaram a fazer sucesso por meio dessa ferramenta. Os blogs não tornaram nenhum desconhecido em uma grande celebridade, pois esse novo meio de comunicação não veio concorrer com as chamadas mass media. Os blogs criam uma audiência um tanto familiar, quando as polarizações se reúnem em torno de temas controversos. Por exemplo: Um blog que defenda ideologias de direita acaba cercado daqueles que se identificam com o tema, assim como atrairá muitos esquerdistas que farão plantão para discordar do que ali for escrito. O contrário também é verdadeiro.
A audiência de um blog costuma ser constituída de fiéis leitores, assim como daqueles que passam uma única vez sobre aquela página. A maior parte dos leitores de um blog não são usuários desse mecanismo, mas gostam dos textos expostos assim como a possibilidade de interação. Blogueiros[5] costumam comentar em outros blogs, pois esse é um meio de aumentar sua audiência, pois outros leram as opiniões que ele escreve, podendo ser atraído para a sua página.
Existem certa de 20 milhões de blogs ativos no mundo, um número muito pequeno diante dos milhões de blogs existentes, pois a cada minuto são criados mais dois blogs no planeta, somando-se aos outros 112,8 milhões que estão na rede, segundo dados de agosto de 2008 da empresa de medição Technorati A explicação para esse fato é que muitos criam suas páginas, mas não encontram disposição para manter a página ativa, pois é necessário dedicação de tempo regular. Tem quem defenda que em um futuro próximo a maior parte da população terá um celular, uma conta de e-mail e um blog. O fato é que boa parte dos internautas no mundo ainda não conhecem profundamente esse mecanismo. Segundo últimas pesquisas, 85% dos brasileiros que acessam a internet visitaram uma rede social, como o Orkut, em setembro de 2008, ficando atrás somente do Canadá. A blogosfera ainda não chegou a tanto...

Relações na blogosfera

Blogosfera é um termo genérico para designar uma rede de blogs que apresentam características em comum. Os blogueiros costumam criar laços com outros blogueiros, principalmente com aqueles que compartilham das mesmas afinidades. Blogueiros que escrevem sobre rock são normalmente freqüentadores assíduos de outros blogs de rock, sejam de desconhecidos ou de algum cantor famoso. A blogosfera cria laços entre pessoas que não tinham uma amizade prévia, o que raramente acontece em ferramentas com MSN e Orkut. As comunidades do Orkut costumam agregar pessoas com gostos em comum, mas normalmente essas comunidades apresentam uma baixa movimentação. A blogosfera normalmente não cria comunidades formais, mas os laços entre os blogueiros não deixa de ser constante e mais sólido, pois o que se partilha na blogosfera são gostos e principalmente ideologias. Há a blogosfera marxista, blogosfera dos roqueiros, blogosfera dos profissionais de TI, blogosfera dos fãs da cantara tal, blogosfera evangélica e inúmeras outras.
O blog ainda não tem a mesma credibilidade dos meios de comunicação tradicionais, mas apresentam uma intimidade do receptor (no caso o leitor) muito maior e mais intensa. A TV, o rádio e o jornal impresso formam “auras” em torno dos ancoras, mas enquanto isso os blogueiros tendem a ser pessoas accessíveis, que respondem os comentários, debatem com os leitores e acabam criando uma relação com o seu público. O público responde da mesma forma, criando uma fidelização em sua leitura. O blogueiro Bruno Garschagen descreve bem a relação blogueiro e leitor:

O blogue para o leitor... é uma espécie de amigo íntimo. Isso talvez explique porque os leitores entram em qualquer briga para ajudar seu blogueiro predileto e ficam indignados se o blogueiro não age da forma como eles esperam. É possível ver isso no dia a dia dos blogues. Quem é blogueiro sabe exatamente como é isso. [6]

Há leitores que comentam em todos os textos de um determinado blog. Esses comentários são, normalmente, sempre para ratificar o que ali está escrito ou então para criticar. O engraçado são leitores que discordam totalmente do blogueiro, mas sempre estão visitando a página da discórdia para alimentar sua aversão.

Debates e formação de fóruns

O campo de comentário nos blogs não faz interação somente entre blogueiros e leitores, mas até entre os leitores. Muitos blogs conseguem transformar o campo “comentário” em verdadeiros fóruns, onde os leitores debatem entre si e com o próprio blogueiro. Essa interação é descrita por Beja Santos:

O blogue é hoje matéria prima do consumo digital, é uma entidade madura da Web, tem interações nos auditórios que cria, põe comunidades diariamente em contacto, transforma a rede de conteúdos que é a Internet numa das mais poderosas infra-estruturas de discussão. [7]

Um grande problema nos comentários de blogs são os famosos “anônimos” ou “pseudônimos”, pessoas que normalmente que fazem comentários de baixo calão e escondem a identificação.

Conclusão

Os blogs podem funcionar perfeitamente como meio de aproximação e assim alimentar um aspecto pobre na comunicação de massa, que é a maior interatividade público e produtor.

Notas:

[1] Blogue é a forma aportuguesada de blog. Essa ferramenta é ainda conhecida como webblog e diário virtual.

[2] Os textos em blogs são chamados de post, palavra de origem inglesa que significa informar, inteirar ou publicar.

[3] Os blogs de Deborah Andrade (http://deb.no.sapo.pt) e Cristiano Dias (http://www.crisdias.com.br), brasileiros residentes em Nova York, receberem milhares de novos visitantes procurando por informações a sobre os atentados ao World Trade Center.

[4] Em 1999 o Blogger (http://www.blogger.com) foi criado pela Pyra Labs e depois comprado pelo Google.

[5] Termo para definir os editores de blogs.

[6] GARSCHAGEN, Bruno. Blogues em debate: blogueiro e leitor. BrunoGarschagen.com. Disponível em <http://brunogarschagen.com/2008/05/19/blogues-em-debate-4-blogueiro-e-leitor> Acesso em 28 de outubro de 2008.

[7] SANTOS, Beja. Blogosfera, o nosso lugar de conversa na sala digital.. Artciencia.com, São Paulo. Ano II, Número 6, Fevereiro-Abril 2007. Disponível em < http://64.233.169.132/search?q=cache:h3GztTpgo0YJ:www.artciencia.com/Admin/Ficheiros/BEJASANT358.pdf+futuro+da+blogosfera&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=108&gl=br> Acesso em 28 de outubro de 2008.



autor: Gutierres Siqueira é um dos colaboradores da UBE e editor do e .
--> Leia mais...

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

SOS - Santa Catarina (2)




Prezados,

Creio que esse seja o momento propício para demonstrarmos que os blogs possuem alguma serventia prática, ajudando os moradores de Santa Catarina que passam por esse terrível momento. Entretanto, tudo depende da forma como vamos encarar essa situação, tomando uma atitude passiva, nos lamentando o ocorrido, ou de forma ativa, com ações efetivas.

Pois bem, como a questão urge, vamos ao que interessa.

1. Creio que podemos contribuir de várias formas: orando, divulgando em nossos blogs de forma a captar recursos e, sobretudo, contribuindo materialmente com os desabrigados, seja com depósito na conta corrente da Defesa Civil de Santa Catarina (conforme dados e alerta abaixo), ou por meio de envio de alimentos ou roupas através da criação de postos de recolhimento;

2. A fim de registrarmos a participação dos blogueiros, proponho que na medida em que for executada qualquer das ações acima propostas, seja registrado um comentário nesse ou enviando e-mail para , especificando a forma de contribuição, onde faremos uma relação dos blogs e blogueiros que participaram dessa força-tarefa.

3. Vale lembrar que a publicidade é importante para captar recurso, mas precisamos também contribuir financeiramente para a ajuda dos moradores de Santa Catarina. Nesse caso, peço que, se possível, nos informe o valor da contribuição. Tal valor não será divulgado, mas servirá para estipularmos o resultado da contribuição da blogosfera.

4. Precisamos de uma banner digital para esse projeto. (Urgente)

5. Qualquer outra idéia será bem-vinda.

"Lança o teu pão sobre as águas , por que depois de muitos dias o acharás." Eclesiastes 11:1

-------------------------
DEFESA CIVIL
-------------------------

"A Defesa Civil alerta internautas, que ela não envia emails com números de contas para receber doações em favor dos atingidos pela chuva em Santa Catarina. Muitos tnternautas estão recebendo mensagens eletrônicas com números de várias contas em diferentes bancos. De acordo com a Defesa Civil, os e-mails devem ser ignorados, pois foram enviados por possíveis golpistas.

Quem quiser fazer doações diretamente ao órgão deve fazer o depósito na conta 80.000-7, da agência 3582-3 do Banco do Brasil; no Besc, conta 80.000-0 da agência 068-0; ou na conta 160.000-1, da agência 0348-4 do Bradesco.

O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57."

Fonte: Diário Catarinense


Em Cristo.

UBE.

--> Leia mais...

SOS - Santa Catarina

Atualizado para 27.11.2008 - 22:00h

Acompanhe direto da fonte pelo Diário Catarinense

Caro Blogueiro:

O Estado de Santa Catarina passa por um enchente nunca antes vista nos últimos 50 anos. Cerca de 99 mortos já foram encontrados, e 19 pessoas ainda estão desaparecidas; 27.410 pessoas estão em abrigos do governo, 51.297 saíram de casa e estão abrigadas em casas de parentes. Em muitas cidades não há água potável. Nem energia. Nem correios. A falta de abastecimento está elevando os preços e as pessoas em desespero (ou aproveitando as circunstâncias) estão saqueando lojas e supermercados.

Por favor procure fazer alguma coisa em conjunto com sua Igreja. Converse com seu pastor, com a liderança maior dela. Creio que o melhor caminho para ajudar é procurar o ministério da própria Igreja em Santa Catarina para ouvir as necessidades de lá. Para depois executar alguma ação social conjunta. Cuidado com os expertos. Há golpistas usando o nome da Defesa Civil de Santa Catarina para divulgar nºs de contas bancárias erradas, para lucrar com a fé e caridade alheias.

Da mesma forma que divulgamos insistentemente o Projeto Minha Esperança Brasil, a UBE está divulgando aqui um campanha semelhante: "SOS Santa Catarina". Precisamos fazer uma divulgação constante e inteligente nos próximos 30 dias. O melhor veículo de informação sobre o que está acontecendo em SC é a mídia do próprio local: o Diário Catarinense.

-------------------------
DEFESA CIVIL
-------------------------

"A Defesa Civil alerta internautas, que ela não envia emails com números de contas para receber doações em favor dos atingidos pela chuva em Santa Catarina. Muitos tnternautas estão recebendo mensagens eletrônicas com números de várias contas em diferentes bancos. De acordo com a Defesa Civil, os e-mails devem ser ignorados, pois foram enviados por possíveis golpistas.

Quem quiser fazer doações diretamente ao órgão deve fazer o depósito na conta 80.000-7, da agência 3582-3 do Banco do Brasil; no Besc, conta 80.000-0 da agência 068-0; ou na conta 160.000-1, da agência 0348-4 do Bradesco.

O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57."

Fonte: Diário Catarinense


Irmãos Valmir Milomem e João Cruzué


UBE - União de Blogueiros Evangélicos


.
--> Leia mais...

terça-feira, 25 de novembro de 2008

A BLOGOSFERA EM NÚMEROS



Nos dias de hoje, o número de Blogs na Internet já passa dos 133 milhões. - Foto: Nikografer/2005, no FLICKR.

Costuma-se chamar de blogosfera o universo dos blogs existente na Internet. A palavra blog é uma forma reduzida de weblog, termo aparecido em 1997, que significa páginas na Internet apresentadas na forma de um diário. Os dois termos, blog e blogosfera, tiveram as suas significações ampliadas com o rápido avanço da tecnologia da informação. 

Blogs passaram a significar também páginas da Internet fáceis de serem implementadas e publicadas; e blogosfera, todas as relações possíveis entre os blogs para a formação de comunidades ou redes sociais. A blogosfera é um sistema complexo e muito dinâmico.

As ferramentas disponíveis para a construção de blogs facilitam a publicação rápida de páginas no ciberespaço, tornando o processo de escrita e divulgação de textos e demais conteúdos quase simultâneo. Por conta dessa facilidade, os blogs deixaram de ser simples diários de adolescentes, como eram vistos inicialmente, tornando-se poderosos instrumentos de trabalho para jornalistas, políticos, artistas, professores, médicos e outros profissionais liberais. Mais recentemente, os blogs passaram a ser usados por empresas e outras instituições, onde são considerados instrumentos inovadores, capazes de representar um fator de diferenciação no mundo dos negócios.

Já existe na atualidade quem defenda a idéia que em um futuro muito próximo todos nós teremos pelo menos um telefone celular, um endereço eletrônico ("e-mail") e um blog. Entretanto, nem todos comungam desse pensamento.

No final de 2004, a Technorati, que possui uma das máquinas de busca pioneiras do universo dos blogs e uma das mais conhecidas, relacionava a existência de mais de 4 milhões de blogs, e o ritmo de crescimento de novos blogs na época já era acelerado. Em maio de 2006, o total de blogs chegava a 37 milhões. Nos dias de hoje, eles já passam dos 133 milhões e o número continua em expansão, com uma taxa de crescimento impressionante.

Segundo dados apresentados por Fabio Cipriani no livro "Blog corporativo" (2ª. ed.), atualmente a velocidade de crescimento dos blogs na Internet é de mais de 175 mil por dia. Desses, apenas 0,01% ou só 17 deles, possuem algo de interessante para o mundo dos negócios. Somados, representam cerca de 510 novos blogs por mês, 6120 no ano. Como todos os números relativos a Internet esses dados possuem um caráter meramente informativo e podem ser questionados.

Estimativas recolhidas no sítio da Internet da Technorati informam que do total de blogs existentes, pouco mais de 10% deles recebem atualizações semanais. A blogosfera registra cerca de 1,6 milhões de atualizações diárias, ou cerca de 18 atualizações por segundo. As atualizações podem ser agrupadas nas seguintes categorias: acréscimo de novos conteúdos; comentários aos conteúdos já existentes; ou publicação de endereços para outras páginas da Internet, na sua maioria localizadas em outros blogs.

Os serviços gratuitos mais populares encontrados na Internet para a criação de blogs são os oferecidos pelo Blogger (que pertence à galáxia de aplicativos da Google e possui uma versão em língua portuguesa), e pelo WordPress. Segundo dados do Ibope/NetRatings, o WordPress é o serviço que atualmente mais cresce em número de usuários no Brasil.

O jovem Matt Mullenweg, o criador do WordPress, afirmou em entrevista recente que o seu sistema abriga hoje cerca de 4,8 milhões de blogs. Ele declarou também que a blogosfera possui na verdade cerca de 20 milhões de blogs ativos, um percentual muito pequeno do conjunto total. A justificativa para este fato seria o grande tempo requerido para a manutenção de um blog. Desta maneira, mesmo com a popularização da Internet, não se pode esperar que o total de blogs atinja mais de 20% da população.


ONDE ENCONTRAR NA INTERNET:

Technorati: http://www.technorati.com/


Blogger: https://www.blogger.com/


WordPress: http://wordpress.com/


FONTES DE CONSULTA:

1- Fabio Cipriani. Blog corporativo. São Paulo: Novatec, 2008.

2- Juliano Spyer. Conectado: O que a Internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.

3- Hugh Hewitt. Blog: Entenda a revolução que vai mudar o mundo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007.

4- Octávio Orduña et. alli. Blogs: Revolucionando os meios de comunicação. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

5- Revista ÉPOCA, edição 548, 17/nov./2008. ("Os 80 blogs que você não pode perder", reportagem de Renata Leal, p. 119).

6- Gazeta Mercantil, 11/nov./2008. ("Parlamentares utilizam blogs para atrair novos eleitores", reportagem de Marcio Falcão, p. A9).

7- O Estado de São Paulo, 10/nov./2008. ("Ganhar dinheiro com blog é uma utopia", entrevista de Rodrigo Martins com Matt Mullenweg, Suplemento LINK, p. L12).

8- O Sul, 29/jan./2008. ("Aprenda a fazer o seu diário na Internet", p. 7).

por Jony Santellano - Via BrasilWiki

--> Leia mais...

domingo, 23 de novembro de 2008

Omissão, indiferença e paixão

Os 12 espias

Se a vida é um monte que a idade vai escalando em um processo contínuo, aos 52 anos posso dizer que já alcancei uma altura razoável, para poder observar mais longe, através de lentes cristãs. O que vou dizer, diz respeito ao futuro da UBE, cobrando um grau maior de comprometimento dos blogueiros.

Martin Luther King, disse que não deixaria riquezas, conforto ou luxo para trás. O que julgava mais importante era deixar, como legado, uma vida de compromentimento com sua causa maior - a luta pela igualdade dos direitos civis da América. Ele sonhou com um dia em que crianças brancas e crianças negras andariam juntas de mãozinhas dadas. Assim como o primeiro Luther, ele possuia uma causa e colocava nela suas forças intelectuais e espirituais. Era totalmente apaixonado e engajado nela.

Jonas teve um grande chamado para ir a grande cidade de Ninive. Se posicionou contra a vontade de Deus. Depois, repreendido, foi e pregou uma mensagem, com o mesmo propósito: Ver Deus assar os ninivitas. O sacerdote e o levita da parábola do "Bom Samaritano" são um dos exemplos mais gritantes de omissão na Bíblia.

Martin Luther King era movido por uma grande paixão. Jonas seguia seus próprios sentimentos e a tradição. Os religiosos da parabola do bom samaritano pusseram o dever da função acima do amor ao próximo. Todos eles diante de uma realidade tomaram opções diferentes.

Estamos diante de uma rara oportunidade na UBE. Podemos cimentar o maior grupo de blogueiros do mundo com um grande objetivo: publicar centenas e até milhares de textos cristãos, com qualidade, a cada semana, em um espaço novo freqüentado por milhões pessoas, a Internet. A realidade é dura: na última fronteira da tecnologia da comunicação está faltando quem fale do amor de Deus, para fazer contraponto ao comércio, à prostituição, pornografia, pedofilia, nazismo, suicídas, bruxaria e toda a sorte de conteúdo não cristão.

Para desenvolvermos um trabalho com maior paixão, com maior comprometimento, com maior alcance está faltando uma coisa: melhor comunicação entre nós. Precisamos nos comunicar mais, trocar opiniões com com os mais próximos ou recem conhecidos. Precisamos democratizar mais a UBE, isto é perguntar os sonhos de que cada um, sobre aquilo que esteja fazendo. Como está escrito nas primeiras folhas do livro "Por quem os Sinos Dobram" de Ernest Hemingway: "Nenhum homem é uma ilha..."frase de John Donne.

Uma melhor comunicação entre nós pode trazer a comunhão entre pessoas com maneiras de pensar semelhantes e diferentes. Se ficarmos isolados, cada um falando com seu próprio monitor, em um universo narcisista, podemos ser vencidos pelo desânimo.

Naturalmente, temos outras coisas para fazer, pois temos que vencer a luta de cada dia pelo pão e pelo social. Mas, sinceramente, não ousaria dizer que nosso trabalho ordinário e racional faz parte de um grande sonho. Creio que cada um de nós pensa em ir um pouco além do possível, do pequeno e do medíocre.

Precisamos colocar mais paixão nos textos de nossos Blog. Necessitamos nos relacionar mais com os colegas blogueiros. Incentivar recrutar, criticar pedir descupas, escrever algum comentário, principalmente para os mais novos. Vamos participar mais! Contribuir ainda que seja com duas palavras de ânimo. Não poemos ser omissos. Nem indiferentes. Se nos engajarmos um pouco mais, estaremos melhorando a cultura e decidindo hoje, o futuro da UBE.




UBE - União de Blogueiros Evangélicos



.
--> Leia mais...

UBE Planos e metas 2009



CAMPANHA
A UBE - União de Blogueiros Evangélicos está promovendo uma campanha para revelar novos blogueiros. É nosso interesse dobrar nossa capacidade de publicação de conteúdo cristão na Internet. Somos hoje mais de 1.100 cristãos em atividade apenas na UBE, e pretendemos duplicar este número em 2009.


COMPROMETIMENTO
Para que isto funcione, é preciso uma consciência mais comprometida com a causa cristã. Assim como André levou Pedro a Cristo, também estamos lançando aqui e agora o mais recente desafio na União de Blogueiros Evangélicos - Uma campanha revelação de novos Blogueiros. Se você conhece alguém EVANGÉLICO que se enquadre em um destes perfis:


PERFIS
A - Goste de escrever e escreva bem,

B - Universitário engajado em atividades na Igreja,

C - Docente de EBD

D- Docente em escola pública ou particular,

E - Missionários trabalhando no exterior

F - Pastor ou evangelista que escreve sermões,

G - Estudantes em Faculdade de Teologia

H - Profissional liberal evangélico que deseja fazer algo para Deus

I - Quem não se enquadre nestes perfis, mas deseja fazer algo para Deus.


ENTREVISTA

Entao nos ajude: encaminhe esta pessoa para uma entrevista conosco. Se a entrevista desta pessoa for bem avaliada, vamos ensiná-la a criar seu próprio blog e os primeiros rudimentos de blogagem.


COMO PARTICIPAR
Quem quiser participar ou for indicado precisa mandar um email contando:

1) Como aceitou Jesus e o que deseja fazer para Ele.

2) A data de nascimento, idade e onde mora

3) O nome da Igreja onde congrega e que atividade exerce

4) O grau de escolaridade e em que atividade trabalha

5) P orque tem interesse em aprender a usar um blog.


EMAIL DA CAMPANHA:


PARTICIPE!



UBE - União de Blogueiros Evangélicos



.
--> Leia mais...

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A importância da blogosfera no jornalismo contemporâneo


Este artigo é uma junção de respostas das a um exercício da disciplina Jornalismo Digital, ministrada no curso de jornalismo da Faculdade de Estudos Avançados do Pará(FEAPA)

Banner criado ano passado, na época da controvérsia entre o Estadão e os blogueiros, quando o jornal criticou de forma satírica, a infromação prestada por blogueiros.


Os blogs hospedados nos jornais visitados como O Estadão, Folha de São Paulo e JB On-line(além de outros) se vê claramente a falta de links. Em blogs de política principalmente, os links indicadores são quase nulos. Quando há alguma indicação, esta na maioria das vezes é para links do próprio blog ou do portal onde o blog se hospeda. Quando a minúscula indicação para fora do blog ou portal, esta se dirige a sites especializados em algum assunto que foge ao cunho jornalístico, como sites da artes, culturas, entre outros. Em minha avaliação, creio que os blogs são excelentes meios de comunicação e uma ferramenta quase que imprescindível para a liberdade de imprensa e de um jornalismo independente. Mas para que isso ocorra, bom seria se os blogueiros fossem apontadores de outros links de respeito da própria blogosfera, garantido ao internauta uma melhor compreensão de fatos e informações que, apesar de não refinadas, seriam brutas e boas, sem o olho com filtro tendencioso da grande mídia. Claro que não quero dizer com isso que o blogueiro nunca possa “linkar” algum assunto contido em um site jornalístico de grande porte. Isso dependerá da situação do contexto do artigo(ou notícia) e o propósito do blogueiro. Essa é uma das melhores formas de garantir uma boa informação.

Não creio que o uso de blogs pelos jornais de grande porte seja uma "domesticação" desta ferramenta, digo isto porque apesar do Brasil possuir a cultura de que "grande nomes do jornalismo só podem sair de grande jornais" e os jornais de grande porte terem blogueiros famosos, ainda assim os blogs não são domesticados. O blog é uma ferramenta, um meio. E um meio fortemente independente, podendo ser utilizado de diferentes formas. Enquanto que um jornalista pode ter sua opinião pessoal filtrada pela empresa que leva seu nome no portal onde trabalha, um blogueiro pode opinar tranqüilamente sobre este assunto no Blogspot, do Google ou no Wordpress, servidor de código aberto e atualmente um dos maiores rivais do Blogspot. Com os blogs, há uma quebra da detenção da notícia pela grande mídia tradicional.
Os jornalistas que trabalham com internet, e em especial são responsáveis pela produção de artigos em blogs, têm as mais variadas ferramentas a seu dispor. É possível mudar o visual do blog(há milhares de sites que disponibilizam Templates para o Blogspot e Wordpress), adicionar recursos multimídia como vídeos do youtube, google vídeo entre outros. Rádios on-line, enquetes e outras ferramentas também estão disponíveis. Tudo isso deve ser feito, obviamente, levando-se em conta que tais ferramentas são acessórios importantes, mas devem ser "encaixados" com cuidado para não poluírem o visual do site, o que torna a leitura do internauta mais difícil. Como falei anteriormente, uma boa indicação de links, quando necessário, é muito importante.
Os blogs escritos por renomados jornalistas e celebridades em grandes portais se diferenciam de uma coluna principalmente por causa da quantidade do texto. Enquanto que numa coluna o indivíduo deve atentar para a quantidade de informação e suprimir certos trechos que mesmo não essenciais, muitas vezes ele considera útil e importante, no blog há uma forte liberdade ao escrever. Claro que ele pode escolher textos curtos(muito mais curtos do que em uma coluna) para não cansar o leitor, mas a escolha é dele, o espaço ali é dele, ali ele está na sua "casa" e tem uma liberdade muito maior. Isso também ocorre, apesar de algumas vezes em menor escala, com jornalistas blogueiros que possuem um blog hospedado em um portal de uma grande mídia tradicional



--> Leia mais...

sábado, 15 de novembro de 2008

BLOGS NO BRASIL

Época

A revista Época dessa semana traz como capa a matéria “80 Blogs que você não pode perder”, a demonstrar que o fenômeno da blogosfera, pelo menos por enquanto, está longe do fim. 

Minha crítica quanto à matéria reside no fato de que - mais uma vez - na escolha dos temas dos blogs foram privilegiados os assuntos ciência e tecnologia, comportamento, cultura, variedades e política, sem qualquer menção ao assunto religião ou espiritualidade.

Ainda sobre esse assunto, recentemente entrei em contato com o Edney Souza, responsável pela organização do Campus Blog, solicitando a inclusão de um painel com o tema “blogueiros evangélicos“, ou sobre religião, afinal, como ele mesmo afirmara, o objetivo do campus blog era demonstrar todos os segmentos da blogosfera tupiniquim. Como resposta, e de forma muito gentil, o Edney disse que “blogueiros evangélicos” era um tema que teria parcialidade e que eu deveria contactar “outras vertentes” a fim de balancear o painél. Ou seja, entende-se que os blogueiros evangélicos são muito parciais em sua opiniões, como se os demais não o fossem.

Alegra-me o fato do crescimento da blogosfera no Brasil como fenômeno da democracia da informação e expansão das idéias e opiniões de pessoas até então desconhecidas e que não fazem parte do mass midía. Por outro lado, preocupa-me que esse crescimento tem sido influenciado somente por um grupo de mais ou menos 20 “blogueiros de ponta” os quais ditam as tendências desse fenômeno. Creio sinceramente que existem excelentes blogs além daqueles mencionados na revista, alguns inclusive melhor, entretanto, como não fazem parte da equipe dos bam-bam-bans, acabaram ficando de fora.

Via: ComoViveremos

--> Leia mais...

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Blogueiros evangélicos são formadores de opinião


João Cruzué

No ano de 2000 um desconhecido Senador americano tentava conseguir uma credencial para entrar na convenção do próprio partido, mas foi barrado. Oito anos depois, 64 milhões de americanos o elegeram para a presidência da maior nação do planeta. Seu nome: Barack Hussein Obama Jr. O que aconteceu durante aquele período foi algo muito importante, que você e eu precisamos levar em consideração, pois fazemos parte de um grande e raro movimento na história evangélica mundial, que não ocorre em nenhum outro lugar.

O mundo, apesar de suas mazelas, está ficando menos preconceituoso. Dois cidadãos negros alcançaram nestes últimos 15 dias dois feitos memoráveis. Lewis Hamilton, filho de um consultor de informática, tornou-se campeão mundial de automobilismo, feito que por mais de 50 anos era restrito a pilotos brancos. E Barack Obama foi a oportunidade especial que o povo americano teve para passar uma borracha em um verdadeiro paradoxo: um país de crentes, porém racistas. Estes dois feitos, principalmente o segundo, agradou a bilhões de pessoas em todo o mundo.

Não ficamos livres da barbárie cotidiana, mas esta boa nova trouxe alegria para a humanidade.

As pessoas precisam ler e ouvir boas notícias. Coisas novas, construtivas, animadoras, que despertem nelas o interesse de trabalhar pelo bem. Notícias que tenham o bom cheiro de Cristo. E aqui está você irmã e irmão blogueiros diante da tela de um monitor, iniciando ou continuando seu trabalho, talvez sem perceber ainda o grande potencial que ele tem. Para desenvolver este potencial você precisa ter grandes planos e sonhos.

Não sei porquê, mas existe uma tendência natural em nós de enterrar o próprio talento, quando se trata de escrever e de criar. Um complexo de inferioridade, talvez, que leva a postar tantas cópias de trabalhos de outros. Quero lhe dizer que, às vezes, sua limitação ou dificuldades é uma bênção de Deus para seguir em frente, de ir além do possível. Já ouvi alguém dizer: Que o impossível de amanhã pode ser conquistado, trabalhando duro para conseguir o possível de hoje.

Uma das maiores ferramentas que Barack Obama usou para conquistar votos e recursos em sua campanha para presidência dos Estados Unidos, foi a Internet. Ele foi mais bem sucedido em sua estratégia de comunicação virtual, como nenhum outro. A mesma ferramenta que temos acesso: Blogs.

Em termos de tecnologia de comunicação do evangelho, o livro foi sucedido pelo rádio, depois veio a TV, e hoje a comunicação potencialmente mais rápida, democrática e globalizada é a comunicação virtual pela Internet. Pelo rádio se ganharam milhões de almas para Jesus; pela TV este potencial tem sido muito maior. Mas pela WEB, a um custo baixíssimo, podemos escrever de nosso cantinho e ter leitores on-line no mundo inteiro. A bênção do conhecimento para desenvolver a tecnologia vem de Deus. E deve ser muito bem aproveitada pelos filhos de Deus.

Pense em grandes planos para Deus. Trabalhe com disciplina no dia a dia. Você não está impedido ou impedida de copiar textos de outros colegas, mas invista no potencial que Deus lhe deu, porque você ainda não sabe o que têm em si. Você não nasceu pronto(a) e acabado(a). Confie nos propósitos de Deus para você, e invista em seus próprios textos. Melhore no português, procure aperfeiçoar no uso das palavras. Sei que alguém vai achar uma grande babaquice pensar assim, tão focado. Entretanto, por experiência própria, sei muito bem quem Deus vai honrar nos próximos anos, isto é, aqueles que blogam com paixão e compromisso.

A princípio, acreditava que ninguém lia meus textos; tinha um pouco de vergonha deles. Depois fui me acostumando, mas sempre consciente de minhas origens, de meu compromisso com Deus, e de que a fama e a presunção são perigosas, pois diminuem a presença de Deus em nossa vida.

Não existe um caminho fácil e rápido de conseguir leitores fiéis. Mas eles estão lá, à espera de seus textos. São pastores, pastoras, missionários, jovens, adolescentes, ateus, gente de bem com a vida, também há desesperados, brazucas trabalhando em países distantes. É um público vasto e variado.

Na UBE já somos mais de 1.000 blogueiros. Conscientes ou não somos a vanguarda de um movimento evangélico, que não acontece em nenhum outro lugar do mundo. Na língua portuguesa quando alguém procura um texto cristão na WEB, muito provavelmente, vai acessar o trabalho de um ou mais blogueiros da UBE. Tudo o que escrevemos aqui é lido e tem influenciado de uma forma ou de outra nossos leitores. Quando escrevemos coisas positivas e construtivas, podemos conquistar a empatia deles.

Por isso, não importa: onde você more, o tipo de computador que use, se é calouro ou veterano na blogosfera, se tenha 15 ou 80 anos - se você acreditar em Deus e no talento que Ele lhe deu - vai conquistar coisas que nunca sonhou nem imaginou. E estas coisas serão motivo de muita comemoração e alegria para cada um de nós que estamos aqui incentivando e torcendo por você.

João Cruzué


UBE - União de Blogueiros Evangélicos

.
--> Leia mais...

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP