quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA


Como muitos de vocês têm visto na mídia, breve começará a entrar em vigor o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que pretende unificar a forma como o Português é escrito nos diversos países lusófonos.
Dentre muitos outros benefícios, cremos que isso facilitará a propagação do Evangelho, permitindo um melhor intercâmbio de literaturas entre nós e nossos 'irmãos de língua'.

A partir de janeiro de 2009, Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste terão a ortografia unificada. O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol.
A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada.
Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.

Resumo da ópera - o que muda na ortografia em 2009: - As paroxítonas terminadas em "o" duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo.
Ao invés de "abençôo", "enjôo" ou "vôo", os brasileiros terão que escrever "abençoo", "enjoo" e "voo". - mudam-se as normas para o uso do hífen - Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus decorrentes, ficando correta a grafia "creem", "deem", "leem" e "veem". - Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos" em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos".
- O trema desaparece completamente. Estará correto escrever "linguiça", "sequência", "frequência" e "quinquênio" ao invés de lingüiça, sequência, freqüência e qüinqüênio. - O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de "k","w" e "y".
- O acento deixará de ser usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição). - Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia". O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.
- Em Portugal, desaparecem da língua escrita o "c" e o "p" nas palavras onde ele não é pronunciado, como em "acção", "acto", "adopção" e "baptismo". O certo será ação, ato, adoção e batismo.
- Também em Portugal elimina-se o "h" inicial de algumas palavras, como em "húmido", que passará a ser grafado como no Brasil: "úmido".
- Portugal mantém o acento agudo no e e no o tônicos que antecedem m ou n, enquanto o Brasil continua a usar circunflexo nessas palavras: académico/acadêmico, génio/gênio, fenómeno/fenômeno, bónus/bônus.

DADA A IMPORTÂNCIA DO TEMA, DESDE JÁ DISPONIBILIZAMOS AQUI O TEXTO OFICIAL DO ACORDO PARA DOWNLOAD. São 14 páginas em formato pdf.

PARA BAIXAR O ARQUIVO, Clique Aqui.
*
Fontes: www.filologia.org.br/, http://plataformasuperior.com
--> Leia mais...

sábado, 25 de outubro de 2008

Como obter mais visitas com o planejamento dos títulos

A Paz de Cristo

Com o propósito de compartilhar estratégias de blogagem quero comentar sobre como titular corretamente as postagens no seu Blog, para que consiga mais visitas. Vou deixar o endereço deste assunto no final deste texto.
.
Quando gostamos do que fazemos, investimos mais tempo em pesquisas, leituras, reflexões. Existe um princípio de trabalho que adotei quando escrevo, tentar superar, ou melhorar o que foi feito ontem, ou seja: melhorar sempre.

Muito importante é que se diga: não uma melhora à custa de muito estresse ou de uma fixação absurda por visitas, mas através de um trabalho constante e com prazer. Prazer de estar fazendo o melhor que puder. Uns blogam por profissão, outros por vaidade... Eu
procuro blogar por prazer - prazer de servir ao Senhor.

Quero agradecer aos que enviam suas dúvidas. Posso demorar um pouco, mas desejo atender a todos. E como a dúvida de um, pode ser a dúvida de outros, planejei deixar na forma de ÍNDICE as respostas e sobre dicas e estratégias para melhorar seus blogs

João Cruzué
UBE - União de Blogueiros Evangélicos

.
--> Leia mais...

sábado, 18 de outubro de 2008

Estratégia de blogagem - dica de outubro.

Por João Cruzué

O Caso Eloá combinado com estratégia de blogagem

Gráfico: dia 23.10.2008 às 22:40h

Gráfico do widget SiteMeter - período 23/09 a 23/10/08

.Deus tem um bom propósito para nossa União. Até aqui todos nós temos nos portado com inteligência e consciência. Sabemos que a Internet é pública, o escrevemos e publicamos não fica exposto diante dos olhos do mundo. Ebenezer! O propósito deste texto é compartilhar conhecimento. Então hoje segue a dica de outubro para melhorar o potencial de leitura dos blogs desta comunidade. Vamos falar de estratégia especial de blogagem.
.
O assunto das próximas linhas não é argumentação teórica. É uma experiência real, que depois de repetida por algumas vezes, em todas elas o resultado foi promissor. Da mesma forma, sem egoísmos, gostaríamos que compartilhassem conosco coisas boas para que repartíssemos aos companheiros desta comunidade também possam conquistar o maior número de leitores possíveis para seus blogs.

Para competir com uma mídia maior precisamos de uma estratégia melhor. Refiro-me sem rodeios ao uso de um blog principal e no mínimo outros quatro ou cinco. No meu caso particular gosto de escrever mensagens bíblicas. Tenho meu foco nelas, mas para trazer leitores para lê-las, transformei o Blog Olhar Cristão em um blog-revista. Publico ali coisas variadas, e mantenho um blog-arquivo só para mensagens.

De uns tempos para cá, verifiquei que reportagens de assuntos de grande repercussão nacional ou mundial costuma trazer muitos leitores para o Blog Olhar Cristão. Grande parte não volta, mas a cada reportagem, acontece um shift, ou uma mudança de patamar na quantidade dos leitores. Pelo efeito de três reportagens: O caso do garoto desaparecido Lucas Pereira, as fotos do Manifesto Evangélico em Brasília liderado pelo Pr. Silas Malafaia e o recente caso da perseguição de cristãos na Índia, houve três mudanças significativas de patamares.

De uma freqüência média de 200 leitores por dia, subiu para 400 , depois para 500 e até ontem - sexta-feira 17/10/2008, uma média diária de 700 a 800 visitas. Não se trata de um estresse de busca por visitas. Todavia, se você usa de uma estratégia e ela lhe trás mais leitores, é claro que vou executá-la mais vezes. Eu penso que Deus merece o que há de melhor em nós, seja na pregação pessoal, evangelização de massas ou blogagem digital. Querer menos que isso poderia ser medo ou conformismo.

Um blog principal com três ou quatro satélites como batizei a coisa. Quando você posta uma reportagem DE GRANDE INTERESSE em um blog, a probabilidade de conquista de leitura é = 1. Quando você copia o mesmo texto - troca ou modifica o título, alterando alguma coisa no texto, em quatro blogs, sua performance é multiplicada. Minha intuição dizia que daria certo, testei por quatro vezes seguidas, e tem funcionado. A prova está na figura abaixo.

Agoroa muita atenção: o que aumenta a freqüência de meus leitores não são as mensagens que escrevo e depois as copio em outros quatro blogs. Na verdade, as oportunidades para incremento são os acontecimentos de grande repercussão. Quando o interesse público é muito grande por determinado assunto, a grande mídia procura fornecer informações. Não podemos ficar alheios a isso. No que diz respeito à comunidade evangélica podemos competir e oferecer as informações corretas e no timing certo.

Desde que feito com moderação, pois seria péssimo para um blog evangélico ficar repercutindo fofocas e publicando obras e maldades do diabo o tempo todo para a alegria deste. É preciso bom senso para não fazer companhia com uma parte da imprensa televisiva brasileira especializada em notícias ruins tal como urubus atrás de coisas podres do lixão.

E como prova de tudo que disse, utilizei dessa estratégia de sábado 17 até terça-feira 21.10.2008, ao trabalhar reportagens sobre o caso Eloá. Usei de quatro blogs, além do Olhar Cristão. Irmão , ainda acordado, no sábado dia 17, ajudou-me com uma crítica oportuna e construtiva. O resultado foi muito além de minhas expectativas. Veja na figura abaixo as estatísticas do . Creio que vou conseguir leitores novos para visitas diárias.

Vou parar por aqui. Sem nenhuma presunção, com humildade, e também muito humor, quero dizer que para quem estava muito alegre com 700, 800 visitas por dia, eu me lambuzei tanto nestes últimos quatro (18 a 21/10) dias, que fiquei até com "dor de barriga de visitas"! he he he.

Relembrando: Ela funciona muito bem em assuntos de grande repercussão nacional:Manifesto Evangélico em Brasília, desaparecimento de Lucas Pereira, perseguição recente na Índia ,e por último o caso Elóa Pimentel.

Conclusão: não estou compartilhando esta dica de operar com quatro ou cinco blogs com o propósito de mudar nem o foco nem o formato dos blogs da UBE. Alguns vão gostar, outros vão criticar, mas isto é um fato que precisa ser compreendido e aperfeiçoado. E pensar faz bem aos nossos neurônios.

João Cruzué -

UBE - União de Blogueiros Evangélicos

.
--> Leia mais...

FALANDO A VERDADE




VERDADE, palavra quase esquecida entre evangélicos ultimamente. Mas antes de falar sobre isso, gostaria de contar uma historinha... certa vez um grupo de amigos estava reunido, quando um deles chegou com um penteado meio estranho e perguntou o que os outros tinham achado de seu visual, todos foram unânimes, disseram que estava lindo, muito bonito. Mas ao deixá-los por um instante todos os que haviam elogiado criticaram a atitude daquele amigo, e sempre que o viam chegar ao longe falavam mal, mas assim que ele se aproximava tudo voltava ao “normal”... voltando ao assunto, essa pequena história demonstra o que se passa hoje em nossas igrejas, onde o “povo de Deus” se esqueceu do nono mandamento que diz: “Não dirá falso testemunho contra teu próximo”.Hoje em dia também é comum vermos grupos de pessoas na igreja que se dizem amigos, ou mesmo líderes que dizem se preocupar com seus liderados e evitam falar a verdade sobre algo que é errado por medo de magoar seus amigos (Pv 27: 5,6), diz-se até que o sangue daquela pessoa cairá sobre suas mãos. No entanto o sangue da pessoa de fato recairá sobre suas eles se ocultarem a verdade, se preferirem uma mentira branda a uma verdade dura que pareça machucar, pois a verdade as vezes é “dolorida” (Ez 33: 8, 9).Agora vamos nos lembrar das palavras de JESUS quando disse que devemos ser sal da terra e luz do mundo, mas como poderemos salgar se o sal for insípido? Ou a luz iluminar se ela se encontrar escondida? (Mt 5: 13 – 16). Esse texto trata sobre as boas obras (testemunho, caráter) que todo cristão deve ter para glorificar a Deus, mas como poderemos dar testemunho se não falamos a verdade até mesmo nas pequenas coisas? Não estou dizendo que você irá falar que uma pessoas é feia ou de coisas insignificantes, mas irá falar a verdade sobre coisas que realmente são importantes e relevantes para a vida e até mesmo para a salvação das pessoas.


A PAZ DE CRISTO
--> Leia mais...

PLANO DE MOBILIZAÇÃO DE IGREJAS CRISTÃS PELA EDUCAÇÃO

O Plano de Mobilização de Igrejas Cristãs pela Educação foi elaborado por igrejas cristãs representadas por suas entidades (Conselho Latino Americano de Igrejas - CLAI, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - CONIC), visando a definir uma estratégia de mobilização social pela educação. Participam desse esforço, também, o Compromisso Todos pela Educação e a Unesco.

O Plano de Ação resultante dessa estratégia aponta o público-alvo a ser mobilizado prioritariamente, os agentes mobilizadores (ou multiplicadores), os meios a serem utilizados e os principais pontos a serem enfatizados na mobilização.

A proposta tem como fundamentos os direitos humanos, a cidadania, a ética, a inclusão e a tolerância.

ATORES-CHAVE PARA A MOBILIZAÇÃO

- Lideranças
- Instituições educacionais
- Entidades representativas de Igrejas
- Voluntários.

PÚBLICO A SER MOBILIZADO

- Famílias e responsáveis
- Lideranças comunitárias

PONTOS A SEREM ENFATIZADOS NA MOBILIZAÇÃO

O Plano de Mobilização tomou como referência as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007 pelo Ministério da Educação. Elas expressam as boas práticas encontradas em escolas e redes públicas de aprendizagem nas quais os alunos apresentam bom desempenho.

Com base nessas diretrizes, foram relacionadas ações e atividades que poderiam ser implementadas, essencialmente de duas formas:

2.1. Dialogar com a comunidade e refletir sobre os temas relevantes para a promoção da educação:

Ø despertando a consciência comunidade sobre o compromisso social na afirmação do direito à educação de qualidade;
Ø reafirmando o papel de cada pessoa como protagonista dessa agenda na comunidade onde vive, com amigos, vizinhos, associação de moradores, empregados/as e outros atores locais;
Ø utilizando os momentos de contato para:

- Falar sobre o papel da família na educação dos filhos, mostrando a importância da educação (aprender para a vida);
- Reunir as forças da comunidade para um compromisso sócio-interativo no processo educacional;
- Estimular a solidariedade para dar ênfase aos sinais de vida; e
- Mostrar que a construção da identidade só se dá na relação com o outro.


2.2. Promover ações de fortalecimento da educação,

Ø realizando atividades que contribuam para fortalecer a educação e melhorar sua qualidade, na perspectiva de garantir a todos os brasileiros acesso, permanência e conclusão com sucesso em sua trajetória educacional. Essas atividades podem ter diferentes formas e momentos, expressando-se, por exemplo, em campanhas de conscientização, trabalho voluntário que aproxime a escola da comunidade, formação de multiplicadores, reuniões, pregações em missas, cultos e celebrações, entre outras.

Linda Goulard

Fonte:

LINKS RELACIONADOS:


TODOS PELA EDUCAÇÃO
--> Leia mais...

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Minha Esperança Brasil - Programação Completa

Programação completa da grande cruzada nacional de evangelização
que vai ser realizada pela Associação Evangelística Billy Graham
em parceria com Igrejas evangélicas do Brasil.
Site oficial: Minha esperança.com.br


Confira!

Dia 6 de novembro
, quinta-feira: Clip Musical com cantora Aline Barros / Testemunhos impactantes / Mensagem Evangelística com Dr. Billy Graham. Duração 30 minutos.

Dia 7 de novembro, sexta-feira: Clip Musical com o cantor Paulo Baruk / Testemunhos impactantes / Mensagem Evangelística com Franklin Graham. Duração de 30 minutos.

Dia 8 de novembro, sábado: Filme Evangelístico Compromisso Precioso, com duração de 90 minutos, sem intervalos comerciais.


UBE - União de Blogueiros Evangélicos


.
--> Leia mais...

sábado, 11 de outubro de 2008

Governo da Índia deu um basta na perseguição de cristãos em Orissa

.
Duas semanas atrás o irmão Valmir Milomen comentou conosco que tinha desejo de poder fazer algo, ialém das palavras, em favor das famílias e igrejas brasileiras que têm missionários servindo na Índia ou que estão em vias de enviá-los para lá. Naquele mesmo ínterim havíamos publicado um artigo com texto e principalmente fotos chocantes sobre a perseguição recente no estado de Orissa na Índia, que durante quase uma semana foi lido por milhares de visitas.

Pois bem, acabo de fazer uma recente pesquisa em três fontes de notícias da Índia entre elas o The Times of India. Também o The Guardian da Inglaterra ainda no início de setembro comentava o início das prisões de perseguidores fundamentalistas. O artigo de Mathias Willians da Reuters confirma a utilização de 4.000 policiais em Orissa. As fontes trazem uma boa notícia: que o governo indiano, pressionado por manifestações de repúdio de vários países,inclusive por líderes cristãos indianos em frente à em Nova York, acordou.

Sob intensa pressão externa, chamou a atenção do governador do Estado de Orissa, que por sua vez foi obrigado a "puxar" as orelhas do administrador do distrito de Kandhamal - foco daqueles grandes distúrbios e assunto daquelas fotos horríveis. Em outubro, até sexta-feira dia 10, a polícia de Kandhamal havia detido 575 pessoas. Com medo da ação da polícia, tribos inteiras de perseguidores Kandhs, imaginem, agora estão se escondendo no meio do mato.

As orações dos Filhos de Deus chegaram até o Trono da Graça, pois o Governo Central da Índia deu um basta na bárbarie. Está é uma boa notícia, digna de ser repassada e compartilhada. Como portadores de boas notícias que devemos ser, as famílias brasileiras com missionários na Índia ou a caminho de lá, precisam saber disso. Da mesma forma que rapidamente ficaram sabendo das coisas ruins. O motivo por trás desta perseguição está em artigo de Ashok Sharma da AP traduzido por mim no blog

Em nome da UBE vim compartilhar esta boa nova. "Este é o dia que fez o Senhor. Alegremo-nos e regozijemo-nos nele. Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos." Salmo 118.

Joao Cruzué -

UBE - União de Blogueiros Evangélicos


.
--> Leia mais...

A Belém do pentecostes na época da berlinda

Neste domingo se realiza mais uma vez, infelizmente, o círio de Nazaré, oremos por Belém

Belém, uma das cidades mais antigas da Amazônia, possui um relato interessante: certa vez um caboclo da região descobriu uma imagem à beira de um igarapé, que hoje corresponde à área da Basílica de Nazaré. Segundo os relatos, Plácido, o caboclo, levara a imagem para sua casa, porém esta desapareceu, voltando ao seu lugar de origem. Este relato serviu como base para a realização da maior festa católica-cristã do planeta: conhecido como o Círio de Nazaré.

Todavia, a mesma Belém, cidade das mangueiras e do círio, também ficou, em tempos recentes, cada vez mais sendo marcada por outro movimento religiosos, bastante distinto na época, onde o Brasil era predominantemente católico. Tal movimento é conhecido como Movimento Pentecostal ou simplesmente pentecostalismo. No início do século XX, dois missionários oriundos da Igreja Batista Sueca, Daniel Berg e Gunnar Vingreen, desembarcaram na terra paraense. Ambos foram os fundadores da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, que hoje conta com mais de oito milhões de membros em todo o Brasil, sendo a maior igreja evangélica do país. Belém se tornou o berço da doutrina pentecostal evangélica.

Em uma época como essa, vários evangélicos ficam retraídos e praticamente são excluídos quando o assunto é mídia. O que eles pensam sobre esta época, como vêem a celebração? nossa reportagem busca esclarecer esta questão e entrevistou jovens evangélicos da assembléia de Deus, da congregação Templo-central, que se situa a apenas um quarteirão da basílica, para falar sobre o tema.

Para Glenda Ribeiro, funcionária pública e bacharel em direito pela Universidade da Amazônia, o governo erra em dar tanto apoio para o círio. " O estado dá demasiado apoio ao círio por vê-lo como uma festa tanto cultural quanto religiosa, de forma igualitária. É claro que o círio possui elementos culturais, mas não se deve perder o foco que o ele é uma festa primordialmente religiosa". A adolescente radialista Gabriela Septimio possui visão semelhante, "ouço dizer que o estado cede maiores patrocínios a estes eventos também. É verdade que o governo contribui com eventos evangélicos ou espíritas algumas vezes, mas nada comparado com o que fazem com o círio". Nilton Rodolfo, estudante, músico e blogueiro evangélico ressalta: " existe o apoio do governo às celebrações evangélicas, porém é muito menor".

A mídia foi também considerada um fator ainda maior para a divulgação desnecessária do círio. " Acho que ela [ a mídia] é a principal divulgadora da festa religiosa e influenciadora de seus espectadores, sejam católicos ou não, seja isso positivo ou negativo", afirma Septimio. Glenda Ribeiro destaca: " a mídia secular sempre deu maior apoio ao círio".

Todavia, não é somente a falta de apoio do governo e da divulgação da mídia para outros eventos evangélicos que é sentido pelos jovens. " Os paraenses não são homogêneos, porém nesta época constantemente ouvirmos afirmarem que a festa é o natal dos paraenses. Somos fortemente constrangidos a interagir na festa, pois tudo gira em volta do círio, todas as atividades sociais, estudantis, governamentais. Acabamos, mesmo sem querer, envolvidos na festa", desabafa Nilton. Segundo ele, deve haver mais respeito às pessoas de credos diferentes e liberdade de convicção e crença: "Não é sábio que os evangélicos desrespeitem os católicos, mas sim que busquem evangelizar não somente neste período, mas demonstrar suas convicções no ano todo". Gabriela Septimio completa: " acredito que o povo de Deus não deve simplesmente cruzar os braços e achar 'bonitinho' a festa , mas também não agredir os católicos...devemos continuamente falar de Jesus para as pessoas e induzi-las ao puro conhecimento da verdade: a palavra de Deus e a salvação em Jesus Cristo".

Essa é Belém, não somente casa do pão, mas também de diferentes convicções e fé.

Por Victor Leonardo e Fulvio Dantas
--> Leia mais...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

DENPENDENTES DE INTERNET


"A Dependência da Internet manifesta-se como uma inabilidade do indivíduo em controlar o uso e o envolvimento crescente com a Internet e com os assuntos afins, que por sua vez conduzem a uma perda progressiva de controle e aumento do desconforto emocional. Com efeitos sociais significativamente negativos, os indivíduos que despendem horas excessivas na Internet, tendem a utilizá-la como meios primários de aliviar a tensão e a depressão, apresentam a perda do sono em conseqüência do incitamento causado pela estimulação psicológica e a desenvolver problemas em suas relações interpessoais. Além disso, os dependentes usam a rede como uma ferramenta social e de comunicação, pois têm uma experiência maior de prazer e de satisfação quando estão on-line, podendo este ser um fator preditor para a dependência. Nesta vertente, alguns estudos consideram a sensação subjetiva de busca e/ou a auto-estima rebaixada, timidez, baixa confiança em si mesmo e baixa pró-atividade como outros fatores preditores para o uso abusivo da Internet." (dependênciadeinternet.com.br)


Como qualquer outro vício, a dependência de internet produz grandes males.


Faça o teste e descubra se você é dependente de internet ou não no link abaixo:

--> Leia mais...

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP