quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Definindo apologia bíblica e lavagem de roupa suja


Cuidado: "Roupa suja se lava em casa", é um bonitinho provérbio popular, ligado à boa etiqueta, porém, não é bíblico. Somos evangélicos, seguimos o Evangelho do Senhor Jesus, não fomos chamados por Deus para seguirmos meros valores da sociedade de então.

Reconheço que o tema apologia bíblica é complicado. Porém, devemos ultrapassar a barreira das dificuldades e com coragem agir dentro do campo de batalha que é nosso dever atuar. Estamos numa guerra espiritual, o soldado que durante as menores escaramuças guarda suas mãos no bolso é indolente, corre o risco de morrer ou ser exonerado do exército com desonras.

O que não é apologia bíblica? Falar sem respaldo bíblico contextualizado e movido por desejo de retaliação contra alguém ou grupo, objetivando ganhar vantagem ou satisfação pessoal à organização denominacional a que pertence (do seu grupinho).

O que é apologia bíblica? É, imparcialmente, usar o texto bíblico de maneira a trazer à luz todo o pecado, atacar o foco do pecado e não os pecadores; é agir com o senso de bem-estar coletivo, jamais movido por causas próprias; é defender a Igreja (organismo vivo, Corpo de Cristo).

Quero deixar aqui o meu posicionamento sobre "lavanderia espiritual". É um assunto que eu penso bastante, e uso com critérios. Não exerço "lavagem" motivado por partidarismo e nem em causa própria. Quando publico artigos com direcionamento apologético, faço isso com tristeza, jamais por raiva e sentimento de vingança.

Fazer defesa da fé é uma ação que as Escrituras Sagradas nos delega. O desafio que o evangelista encontra é ser um apologeta dentro dos parâmetros bíblicos.

Tenho temor de Deus, e orado a respeito da sujeira... Em minhas orações, peço a Deus para saber agir da melhor maneira possível como blogueiro, quero evitar agir na carnalidade. Cheguei nas conclusões que discorro abaixo.

A Ciência já comprovou que quando uma criança cresce em um ambiente onde é super protegida, ela cresce frágil, incapaz de se defender por si mesma.

Se a criança passar seus dias sem o contato com o pó, nunca colocar os pés descalços sobre a terra, nunca tiver contato com as intempéries, seu organismo deixará de criar o mecanismo natural de defesa conhecido como anticorpos.

Quando os desbravadores portugueses aportaram no Brasil e tiveram contato com as tribos indígenas, trouxeram com eles o vírus da gripe. Como os índios não tinham desenvolvido em seus corpos os anticorpos contra viroses, houveram muitas mortes. Enquanto os portugueses apenas espirravam por sete dias e depois tinham a saúde restabelecida, os índios morriam.

Na vida cristã o quadro também é assim. Há muita lama por aí... Há diversos vírus também. Há muitos ventos bravios trazendo poeira aos nossos olhos. E existem muitos bebês na fé, diversos novos convertidos que estão engatinhando dentro deste cenário assustador.

O papel do evangelista não é isolar os bebês espirituais e dessa forma, provocar neles um mecanismo de defesa imunológica fraco. Não é correto dizer-lhes que não existe nada de ruim, feio, vergonhoso no meio cristão. Super proteção não é a ação correta a se fazer. Não podemos esconder tudo que achamos vergonhoso, nojento e assustador.

Nos originais do Novo Testamento, encontramos a palavra verdade com o sentido mais amplo do que o que consideramos ser hoje em dia. No português, verdade é apenas o antônimo de mentira, mas no grego, além de ser o contrário de mentira, também é não praticar omissão, isto é, não esconder a realidade. Sendo assim, pela perspectiva bíblica, para Deus omitir que existem motivos para chorar, motivos para ficar corado de vergonha no meio cristão evangélico, é faltar com a verdade também!

A mãe sensata ensina a criança a não pôr a mão na sujeira, porém, não mente e nem omite que a sujeira existe. Se o bebê está sujo, leva-o ao banho e lhe passa o amor à limpeza.

Estou muito triste e orando muito! A tempestade que atravessamos é grande. Acredito que Jesus está dentro do nosso barco, Ele trará bonança e nos fará andar sobre as águas.

Jesus Cristo dá ordens para todos nós, crentes maduros, fazer discípulos de todas as nações. E entendo que ensinar o Evangelho não significa dar super proteção aos novos da fé, creio que é ajudá-los a crescer tendo condições de no futuro se defenderem por si mesmos contra as adversidades provocadas por gente apóstata, os falsos pastores e os falsos irmãos. Tal qual uma mãe, devemos banhar os novos convertidos e ensinar-lhes a ter prazer pelos ambiente limpos. Caso não façamos isso, as almas que evangelizamos morrerão no primeiro espirro.

E. A. G.
--> Leia mais...

domingo, 25 de outubro de 2009

O posicionamento do Criador sobre alagamentos e secas no Brasil e no mundo

As águas em circunstâncias diferentes

Ezequiel 31.26-27 nos revela que Deus criou o mundo e fez com que as chuvas caíssem nas estações certas. Mas, hoje temos presenciado situações diferentes. A estiagem no tempo de chover e as chuvas fortes quando deveria haver o esteio... E muitas gentes praguejando contra o Senhor por conta da dureza climática que os faz sofrer muito.

Reflexão bíblica para isso: O Criador fez tudo perfeito. O ser humano é quem estraga a criação de Deus.

Está na Bíblia: Aos agricultores, existe a orientação de como se deve usar o solo. É necessário dar descanso aos campos de plantação a cada sete anos (Levítico 25.1-7). Quem observa isso? Não conheço ninguém! O resultado são as produções agrícolas fracas, as pestes que assolam o plantio, e talvez até as causas de terremotos.

Além disso, os desmatamentos sem critérios desregulam tudo. Então, vemos os cidadãos do nordeste do Brasil perecerem sem água, e os brasileiros do sul terem muitos alagamentos!
.
Deus não é culpado disso! De quê se queixa o homem? Queixe-se de seus erros, pecados (Lamentações 3.39).

E.A.G.

Publicado, originalmente, no blog com o título Referente a posição de Deus sobre alagamentos e secas no Brasil e no mundo.
--> Leia mais...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Destino Final – um site cristão de conteúdo compartilhado gratuitamente



Sideshow, vídeo, e-book , audiolivro, papéis de parede. Você pode baixar tudo isso para distribuir livremente. Publique em revistas, use em boletins, no rádio e na TV, em blogs e sites. A exigência é mínima. Qual? Citar autor e fonte.

A filosofia do site, pertencente ao ministério Chamada da Meia-Noite, é facilitar aos cristãos a propagação do Evangelho de todas as formas, fazer a mensagem de Cristo chegar ao maior número de almas possíveis.

Conheça o site e faça bom proveito! Destino Final

E.A.G.
--> Leia mais...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Imagens Cristãs - um blog criado para abastecer blogueiros com ilustrações de uso totalmente liberados



É comum encontrar gente preconceituosa que afirme ser a Internet um lugar voltado para a pornografia. Os tais não estão completamente errados, pois de fato a sujeira existe. Porém, nós estamos aqui também, e não sujamos a Rede.

É clara a dificuldade de blogueiros brasileiros quando o assunto é ilustração de suas páginas. A maior parte das imagens de boa qualidade, no idioma português, estão bloqueadas para uso pelos detentores delas. Não existe um grande site especializado em fotos, vídeos, charges, desenhos, que concentre-as sendo todas liberadas gratuitamente.

Objetivando disponibilizar para a Blogosfera Cristã, e para todos os usuários da Internet, um espaço onde seja possível encontrar imagens na condição de uso livre, foi criado recentemente o blog Imagens Cristãs. Veja-o: . Neste blog, encontramos imagens, links de acessos para sites estrangeiros e o banner que dá acesso ao site Flickr, onde está formado o grupo Imagens Cristãs.

Neste grupo, todo internauta que desejar contribuir com imagens, criadas por ele mesmo, bastará aderi-lo e publicá-las dentro das galerias existentes. Além das publicações, os membros do grupo têm a possibilidade trocar postagens uns com os outros dentro dos fóruns específicos às imagens que estão lá.

Convidamos a todos que possuam a filosofia de coletividade, os fotógrafos, os chargistas, os desenhistas e quem cria vídeos a se juntarem conosco. Disponibilize seu talento e compartilhe o conteúdo que você criou com todos. Vamos fazer da Internet um espaço virtual mais cristão!

Para participar, não é preciso ser um profissional da área em que atua. Basta caprichar e ter o bom senso de postar apenas aquilo que considerar ser possível postar em seu próprio blog. Não é preciso empreender uma grande produção, registre o que está ao seu alcance e em sua volta. Faça fotos de eventos, clique as personalidades que estão em destaque no cenário nacional, templos, a natureza, todas as coisas que considerar interessantes e que poderão ser úteis à blogagem e navegação da Internet.

O principal idealizador deste projeto é Sammis Reachers, tendo a participação de Lucas Santos e eu.

E.A.G.
--> Leia mais...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O que o blogueiro cristão tem a ver com a corrida de Fórmula 1 em Interlago neste próximo domingo 18 de outubro?


Grand prix de Interlagos - SP

Eu considero que ser blogueiro cristão é um privilégio dado por Deus a nós. Tem a ver com a sede de levar a novidade da salvação por intermédio de Jesus Cristo às almas que estão perdidas neste "mundão", cheio de cegueira e vaidades.

Ao criar um blog, corremos o risco de ficar fechados num pequeno grupo onde somos lidos e lemos outros blogueiros. Ser evangelista é romper fronteiras. Pela Internet, temos a capacidade de ir para todas as partes do planeta e entrar em contato com quem esteja plugado.

Então, estejamos adaptados ao tráfego deste meio virtual, sabendo potencializar a visualização daquilo que escrevemos, para que sejamos achados por quem não nos procura.

Como fazer isso? Escrevendo sobre os assuntos daquilo que está acontecendo no momento atual; usando nomes que estão em voga na mídia. Agora, para a virada desta semana temos um evento importante: a corrida de Fórmula 1, no domingo em Interlagos - São Paulo. É a chance de nós ganharmos a atenção de novos leitores, basta criar artigos comentando o assunto dentro da ótica cristã.

Citemos o evento em nossos textos, falemos de Rubinho Barrichello encaixando as temáticas bíblicas: vitória, derrota, pressa, corrida, troféu, etc. Use a imaginação!

Caso não tenha tanta familiaridade sobre o tema, pesquise antes... Fale mais do que entenda, aprofundando-se mais no que domina, mas não deixe de aproveitar esta ocasião, pois o evento é internacional. E teremos muitos internautas clicando no Google de todas as partes do mundo, e o seu blog poderá se tornar uma das respostas de pesquisas.

Boa sorte!


E.A.G.
--> Leia mais...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PL 122 - Evangélico fale com o Senador do seu Estado


FORMULÁRIO DE COMUNICAÇÃO COM O SENADO FEDERAL



Endereço do formulário:
Alô Senado

João Cruzué

Use o espaço Alô Senado sempre que quiser manifestar-se sobre algum assunto.

Clique na figura ou use o Link para acessar o formulário e expressar sua opinião. Seja educado. use o pronome de tratamento adequado: Excelentíssimo Senhor Senador ou Excelência. Não escreva qualquer coisa. É melhor fazer uma redação curta, planejada, objetiva e com a ortografia correta. E não se esqueça: fale principalmente para os senadores do seu Estado.

Obs.: Limite de 500 caracteres.

colaborou para esta informação.


Protocolos do Senado PlC 122

Mensagens enviadas por João B. Cruzué

Excelência,

Sobre o PLC 122/2006

Entendo os interesses dos homossexuais quanto as garantias de união civil e combate à discriminação.

Como cidadão estou preocupado: A redação que pretende alterar as leis usa o termo "preferências sexuais". Ora, este termo é muito abrangente, inclue até pedófilos.

Como evangélico, conhecedor dos efeitos da lei no exterior, não quero perder o direito de crítica à opção homossexual, nem quero ser preso por ensinar diferente na Igreja e na minha casa.


-----------------------


.



--> Leia mais...

sábado, 10 de outubro de 2009

Tramitação do PLC 122.06 no Senado Federal

.
Marina Silva, Magno Malta e Marcelo Crivella.
Senadores evangélicos



PLC 122 - Ações documentadas até 10. 10. 2009
Senado Federal



Link da fonte - Senado Federal: Projetos e Matérias Legislativas


COMENTÁRIO:

do Autor do Blog: Para que fique bem claro, este blog trabalha com informações. Como evangélico tenho pontos de vista diferentes da comunidade GLTBS. Vemos as coisas de formas diferentes no campo das ideias. Se eu dissesse que nutro qualquer sentimento de ódio contra homosexuais NÃO estaria sendo verdadeiro. O mesmo amor e respeito que tenho por mim, tenho por todos os seres humanos. Não aprendi odiar o desprezar as pessoas na Igreja onde congrego desde 1977.

Meu engajamento nesta questão se baseia no seguinte temor: Se a Lei maior deste país for alterada para penalizar cristãos por que criticam opções sexuais alheias - eu sou contra. Por que? Por há várias opções sexuais além de heteros e homosexuais. E críticas contra condutas é liberdade de expressão. Direito constitucional garantido, que não quero que mude. Assim como católicos, ateus e evangélicos sofrem críticas todo dia através da imprensa ou opiniões de quem quer que seja, a crítica à conduta homossexual não pode virar tabu. É isso que defendo.

Defendo o direito de ensinar dentro da minha casa que a conduta homossexual não é adequada para minha família nem para os fiéias da Igreja que pertenço. Que não quero ver pais, mães, padres e pastores presos porque ensinam ou criticam a conduta homossexual, com base em uma lei, que se passar, vai dar oportunidade para interpretações muito subjetivas.

Isto já acontece em alguns países da Europa. As Igrejas estão sendo obrigadas a aceitar liturgias impostas com base em lei. Ou seja, naqueles países, alguns líderes de Igrejas já racionalizaram o profano e piraram, e cuspiram na Palavra de Deus. Por exemplo - na Suécia, berço das Assembleias de Deus. (João Cruzué)

Aviso importante: Se você for enviar email para o Senado Federal, envie um para cada senador, separadamente. Se você enviar seu email colocando o endereço de todos os Senadores, além de ser falta de educação, ele vai ser bloqueado pelo filtro de "spam" e não ser recebido por ninguem.


.
--> Leia mais...

.
"A leitura não forma opinião, a publicação de textos, sim."


João Cruzué

Além de disponibilizar plataforma e hospedagem gratuitas para criação e publicação de blogs, o Googl vem divulgando todos os textos dos blogueiros evangélicos mais antigos.

O resultado disso pode ser comprovado pela existência de vários blogs evangélicos aparecendo nas primeiras páginas de buscas.


Até 2007, era muito raro encontrar um blog evangélico na primeira página. Hoje isto já é uma rotina. Graças a Deus e ao Google que vem oferecendo, a quem quiser, esta fantástica ferramenta conhecida por Blog, para democratizar o acesso aos meios de comunicação aos produtores de conteúdo. Hoje o blog da vez foi o Olhar Cristão - mas poderia ter sido o seu.

Se você é evangélico e ainda não não pensou em publicar um blog, anime-se. Não passe a vida inteira apenas na posição de leitor . Atravesse o Jordão e começe a criar e escrever conteúdos para que outros leiam. O Google lhe dá a faca e o queijo, de graça. O que você quer mais?

A leitura não forma opinião, mas a publicação de idéias, sim. Pense nisso!


Afilie-se na UBE para aprender a publicar um blog.



.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Existe alguma recompensa para quem publica blogs cristãos?

.
João Cruzué

Durante os últimos anos tenho ouvido: Quanto você já ganhou com a publicação de seus blogs? Esta pergunta embaraçosa nos leva a outro questionamento: Há algum futuro ou recompensa para aqueles que gastam tempo para publicar blogs de conteúdo cristão? Eu tenho certeza que sim, e estou aqui para testemunhar a favor desta opinião.

Conheço uma pessoa amiga, que trabalha na administração indireta do Município de São Paulo. Ele vem adquirindo experiências com a publicação de alguns blogs já faz alguns anos. Por causa disso, sempre enfrentou o ceticismo dos que não acreditam no poder de fogo desta palavrinha pouco sofisticada chamada - blog.

Aí, este amigo foi convidado para trabalhar na área de finanças do Município. O o diretor passava os olhos pelo texto até chegar ao tópico de experiência em informática. No final de seis linhas, havia pouco mais meia duzia de palavras que diziam assim: Editor de blogs com publicações desde 2004. Um súbito interesse surgiu na fisionomia do diretor, quando meu amigo disse respondeu que aquilo funcionava legal para um treinamento à distância.

Dias depois veio a segunda entrevista. Agora com o maior executivo de finanças do Município. E o assunto blogs voltou. Não pelo sabatinado, mas pelo primeiro entrevistador. A conversa continuou e houve comparações entre intranet e blogs; com desvantagem pela intranet, dispendiosa, funcionando apenas em estações de trabalho dentro da rede. Blogs, não. Podem ser consultados em qualquer lugar.

O entrevistado era sabatinado para trabalhar na área de finanças. Por causa da sua experiência com blogs e do negócio de treinamento a distância, o Secretário de Finanças do Muncípio mandou chamar na sala uma assessora de comunicação e lhe deu o segunte recado: implemente este negócio já! Converse com ele.

Em seguida deu boas vindas ao meu amigo "blogueiro" que saiu piscando, sem acreditar bem no que acabara de ouvir. Contratadíssimo!

Então eu pergunto: Quem disse que investir em blogs é perda de tempo? Quem falou que publicar a palavra de Deus na Internet é coisa sem valor para Deus; que não existe recompensa para aqueles que têm uma fiel paixão pela obra de Deus?


Certamente foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos. Mas também é preciso ter um pouco de azeite na botija para que Deus possa fazer um milagre. O azeite do meu amigo foi o conhecimento da utilidade dos Blogs.

Para terminar, este meu amigo nunca pensou usar blogs para ganhar dinheiro. Seu propósito sempre foi muito simples e direto: publicar a palavra de Deus na Internet em lugar de ser um simples leitor. Mas quis o Senhor dar-lhe esta grande bênção para que conte o testemunho e pise na língua da serpente avarenta.

Preciso
dizer o nome deste blogueiro?




--> Leia mais...

domingo, 4 de outubro de 2009

Um comentário sobre a nova Bíblia de Estudo Scofield

Li em alguns sites e blogs que a Bíblia de Estudo Scofield é uma publicação da Bom Pastor. No entanto, na página de dados bibliográficos, não consta que ela seja uma publicação desta editora. Lá, está assim: “todos os direitos reservados para Broadman & Holman Publishers / The Scofield Bíble copyright por Oxford University Press, Inc / O nome Scofield está registrado na Oficina de Patentes e Marcas Registradas nos EUA. Publicado por Holy Bible”.

Talvez, o lapso tenha acontecido porque na Expo Cristã, feira de editores cristãos, ocorrida entre 8 e 13 de setembro de 2009 no Shopping Center Norte - São Paulo, ela ter sido apresentada no stand da Bom Pastor, que firmou contrato de distribuição no País com o editor.

A primeira edição desta bíblia de estudo que eu adquiri veio do exterior. Tinha o idioma de Camões. Comprei-a em novembro de 1996. Os dados bibliográficos concernente ao detentor de direitos atuais são os mesmos, sendo que a diferença é a editora que a publicou. Na atual consta Holy Bible e na antiga Publicações Espanholas S.A.

Aparentemente, as mudanças de revisão são tênues. O vocabulário das notas vem com alterações pequeninas, porém, ainda não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico. O texto bíblico anterior era o Almeida Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil, agora é o Almeida Corrigida Fiel, da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil.

Entre ambas, os pontos distintos mais significativos são a Chave Bíblica e novos dados de descobertas arqueológicas. Entretanto, as propaladas informações à arqueologia não vieram com suporte completo ao amante das Escrituras; não há o índice remissivo que o oriente a acompanhar tais informações sistematicamente.

E.A.G.
--> Leia mais...

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

2° Blogagem Missionária Coletiva: Resultado do sorteio

Amados irmãos, eis aqui o resultado do sorteio de nossa Blogagem Coletiva:

O ganhador do livro A Chave para o Problema Missionário foi o blog ;
E o kit de revistas vai para o blog . Já entramos em contato com os vencedores para obter os endereços e providenciar o envio dos prêmios.

Aproveitamos para agradecer a todos os que nos concederam a honra de sua participação nesta Blogagem.

Que possamos multiplicar a cada dia nossos esforços pela obra missionária, mesmo a despeito dos omissos, e dos muito ocupados.

Deus lhes abençoe!

--> Leia mais...

<< 11/2009 - 12/2009 09/2009 - 10/2009 >> Início

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP