sábado, 31 de maio de 2008

ENTREVISTA: SÉRGIO PAVARINI


UBE - Quem é o irmão Sérgio Pavarini

Sérgio Pavarini - Nas palavras de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa):

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

UBE - Com entrou foi seu primeiro contato com a ferramenta blog

Sérgio Pavarini - Há 9 anos edito newsletters semanais. O blog foi o passo natural p/ diminuir o espaço entre as edições e estreitar ainda + o relacionamento c/ os leitores. Em abril, o PavaBlog# completou 2 anos. A newsletter PavaZine# tem hj + de 150 mil leitores, boa parte fora do rebanho.

UBE - Que as sugestões daria para a UBE

Sérgio Pavarini - Listei 10 "mandamentos" p/ cristãos blogueiros:

- Use linguagem coloquial

Guarde a "paz do Senhor" p/ a igreja e esqueça eventuais títulos hierárquicos. "Blog do apóstolo-arcanjo João Imaculado" não é uma boa pedida.

- Mantenha o tom bem-humorado

A blogosfera é um ambiente caracterizado pela informalidade. Não tente transformá-lo numa catedral.

- Esqueça o discurso triunfalista

O papo de "blogueiros cristãos unidos vão mostrar a força do Evangelho etc." é pura perda de tempo. Qq blog c/ fotos pornôs terá em alguns meses + audiência que toda a blogosfera cristã obterá nos próximos dez anos.

- Seja generoso

Nunca se esqueça de colocar eventuais fontes e links nos posts. Visite outros blogs, deixe seus comentários e elogie todas as vezes que curtir algo que leu. No entanto, não coloque o endereço do seu blog nos comentários p/ não transformá-lo em mera propaganda.

- Respeito à diversidade

Não transforme o bolgroll em lista das congregações do presbitério. Nem todos os seus leitores terão as mesmas preferências que as suas.

- Converse com estranhos

Por trás de cada blog há uma pessoa c/ sentimentos, carências, problemas e conhecimento em dvs áreas. Nunca desperdice a chance de compartilhar idéias. Vc sempre será o + abençoado.

- Seja você mesmo

Resista à tentação de criar um personagem, mostrando algo que não é e qualidades que não tem. Ao contrário dos jornalistas, os leitores sempre sabem separar o joio do trigo.

- Destrua os muros

A blogosfera é um ambiente sem barreiras geográficas, sociais ou qq outras. Se deseja falar apenas c/ gente que deve pensar como vc, desista do blog. Nem na igreja vc vai conseguir isso. Graças a Deus!

- Maracujina na veia

Alguém discordou de sua opinião? Nada de amaldiçoar o cara ou vetar o comentário. Combata idéias, jamais pessoas. Sempre.

- No capricho

Qq que seja o estilo do blog, faça o seu melhor. Em várias áreas, "cristão" ainda é sinônimo de "medíocre". O melhor selo que seu blog pode ostentar é o reconhecimento dos leitores.


UBE - Fale-nos de seu trabalho na Revista cristianismo Hoje

Sérgio Pavarini - Colaboro regularmente c/ várias revistas e sites. Desde o início, sempre escolhi temas e abordagens diferentes das convencionais. Não tenho soluções p/ os problemas da igreja, mas compartilhar angústias e inquietações abre o debate e amplia a reflexão.

UBE- Em poucas palavras e de forma geral, como o irmão percebe a igreja evangélica no Brasil

Sérgio Pavarini - Imatura, sectária, míope e irrelevante na maioria dos setores. Como escrevo há algum tempo e milhares de pessoas lêem meus textos, tenho uma parcela enooorme de culpa nesse quadro. Não fosse a maravilhosa graça de Deus...

UBE - Faça suas considerações finais

Sérgio Pavarini - Os cristãos já foram conhecidos no Brasil como o "povo do Livro". Hj sequer lemos a Bíblia. Sou apaixonado pela leitura e uso regularmente o blog p/ incentivar as pessoas a lerem +. Sugiro aos blogueiros relacionar no blog os livros que estão lendo, recomendar obras que curtiram ler e ajudar os leitores a desenvolver esse hábito essencial. Como disse o Mário Quintana, "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas; os livros só mudam as pessoas".

Blog:

--> Leia mais...

terça-feira, 27 de maio de 2008

Comunidade da UBE

A UBE acabou de criar a sua livre. Ela possui vários recursos, como badge de membros (como aquele que aparece no inicio desse blog), vídeos, fotos, blog interno, rss, e muito mais, possibilitando maior interação entre os blogueiros.

Faça o seu , crie seus grupos (pode ser do seu próprio blog) e compartilhe com os colegas idéias acerca da blogosfera.

--> Leia mais...

domingo, 25 de maio de 2008

E-BOOK para download: 3 Irmãos Antologia


Amados associados e visitantes, disponibilizamos aqui mais um presente para vocês.

3 Irmãos - Antologia é um e-book que organizei já a algum tempo, e que agora republico aqui, para todos aqueles que não o possuem, e/ou não conhecem a beleza de nossa poesia evangélica.
Uma antologia poética reunindo textos de três dos maiores poetas evangélicos da língua portuguesa: Os brasileiros Gióia Júnior e Joanyr de Oliveira, e o português J. T. Parreira.

A obra foi realizada com a plena autorização dos autores ou herdeiros legais (no caso do nosso saudoso Gióia Júnior), e você pode baixar e divulgar livremente (sendo proibida qualquer forma de comercialização da obra).
E-book em formato pdf.

Para baixar o e-book, Clique Aqui.

Quer saber mais sobre Poesia Evangélica? Visite .

--> Leia mais...

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Entrevista com Pr. César Moisés de Carvalho


por Valmir Nascimento Milomem - Especial para UBE

Depois de escrever o livro Marketing para a Escola Dominical, ganhador do prêmio Areté na categoria Educação Cristã, o lançou recentemente a obra O Mundo de Rebeca. No livro, Rebeca é uma adolescente que busca explicações para as suas dúvidas - já que enfrenta uma avalanche de contradições entre a "educação cristã" que recebeu e a secular, que agora conhece no Ensino Médio. Seu mundo, o universo cristão, parece não ter nenhum sentido para o "mundo real", vivido por seu colegas e professores. Mas tudo muda depois que Rebeca começa a se comunicar pela "web" com um misterioso internauta.

Os principais conflitos e dilemas enfrentados pelos adolescentes cristãos no campo religioso, científico e comportamental, são retratados, demonstrando-se não apenas como um livro de cunho ficcional para passar o tempo, mas, sobretudo, como uma obra de aplicação prática nos embates do cotidiano.
Dada a atualidade do tema, foi criado um blog especialmente para o livro:

César Moisés é pedagogo, escritor, articulista e conferencista. Atualmente trabalha como professor da FAECAD (Faculdade Evangélica de Ciências e Tecnologia da CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil), e com obras de Vida Cristã e Atualidades no Setor de Publicações da CPAD, além de pregar e ministrar palestras em todo o Brasil - principalmente - sobre Escola Dominical.

UBE - Como surgiu a idéia da escrita do livro "O mundo de Rebeca"?

Foi algo inusitado. A idéia nasceu dos questionamentos de minha filha, Céfora. Um dia, após chegar da escola (nessa época ela estava no segundo ano das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, tinha apenas 7 anos), fez-me a seguinte pergunta: “Pai, Deus criou todas as coisas, mas, quem criou Deus?” Como passei a estudar para responder as suas dúvidas, pensei que problema semelhante deve ser enfrentado por milhares de pais por esse Brasil afora. Foi então que pensei em produzir um livro que, ao mesmo tempo, servisse aos pré-adolescentes, adolescentes, jovens, pais, professores e líderes.

UBE - Qual o paralelo que o sr. faz entre a ficção e a realidade sobre a possibilidade de Deus usar a internet para transformar uma pessoa e também uma igreja?

Bem, muita gente que lê o livro e depois conversa comigo, diz que a ficção é tão vívida que se parece mais com uma história real. Entendo que esse fato se dá exatamente porque procurei encontrar um meio-termo entre o “real” e o “ideal” para que tudo aquilo que temos (na maioria das nossas igrejas e famílias) e que também desejamos em termos comportamentais, relacionais, eclesiásticos, organizacionais aparecesse na trama. Como a web é uma das mídias mais importante da cultura de massa, procurei passar a mensagem de que é possível e necessário a utilizarmos a nosso favor. Já que mais pessoas, dentre as quais principalmente os adolescentes e jovens, estão lançando mão deste recurso, porque não mostrar que ele pode ser, no lugar de um inimigo, um importante aliado na divulgação do Evangelho e dos princípios cristãos? Assim, acredito que, a exemplo do que aconteceu na história de O Mundo de Rebeca, o Senhor pode usar os seus servos para levar a mensagem da sua Palavra onde quer que seja — inclusive a Internet —, para alcançar as pessoas.

UBE - No livro, o sr. aborda várias temáticas além da internet, tais como família, educação cristã e apologia. Qual a intersecção existente entre esses temas?

O que pretendi retratar foi exatamente o ritmo de vida imposto pela pós-modernidade. Se em épocas anteriores era possível desenvolver poucas atividades — o que era bem menos estressante e confortável — acaba sendo impossível no período histórico que estamos atravessando, pois você é obrigado a, simultaneamente, desempenhar diversas funções diferentes. Assim, os pais, líderes e professores acabam tendo de ser, em relação aos adolescentes, um pouco de tudo: amigos, apologistas (os que não apenas defendem, mas os ensinam a defendê-la), educadores, cientistas, terapeutas etc.

UBE - Apesar de ser uma obra ficcional, o livro descreve alguns pontos dissertativos, com a apresentação de cenários e defesa de idéias. Como foi escrever o livro nesse estilo?

Um grande desafio. Principalmente considerando o estilo do Marketing para a Escola Dominical. Sair de um trabalho técnico como aquele e migrar para a ficção, onde você precisa, além de criar uma história interessante, construir cenário, dar vida e identidade a diversos personagens, realmente não é uma tarefa fácil. Entretanto, penso que esta é a melhor forma de alcançar o público teen. Escrever um livro com este tipo de conteúdo, tornando-o atraente e compreensível, inclusive para os pais também, é algo que só se consegue com a graça de Deus e o auxílio do Espírito Santo.

UBE - Um dos problemas suscitados no "Mundo de Rebeca" é a falta de habilidade dos pais em lidar com a fase conflitante dos filhos adolescentes. Como os pais cristãos devem encarar essa realidade?

Nós temos no mercado muitos livros didáticos (cristãos ou não) que explicam como lidar com a educação dos filhos. Acontece que muitos não conseguem fazer a conexão das informações ali contidas com a sua realidade, ou com a família nuclear. Em O Mundo de Rebeca estas informações e demais orientações estão devidamente contextualizadas, é o que chamamos em Pedagogia e Psicologia de “estudo de caso”. É bem por isso que mais e mais pessoas lêem o livro e afirmam: “É a minha história!” Os pais sempre tiveram problemas com a educação dos filhos, pois “talhar” uma pessoa é algo de importância hercúlea, titânica e gigantesca. Se os pais não adotarem a postura recomendada pelo Senhor aos judeus (Dt 6), e do apóstolo Paulo aos Efésios (6.4), continuarão falhando nesta tarefa basilar que lhes foi conferida desde o Gênesis. A idéia é compreender ao máximo a cultura pós-moderna, o estilo de vida dos teens, e apresentar a vida cristã como a melhor alternativa.

UBE - Qual a importância dos blogs na defesa da fé e na anunciação das boas novas?

Os blogs já mostraram que são capazes de revolucionar, inclusive interferindo na cultura, na carreira, nas empresas, na política, na religião, nos relacionamentos pessoais, enfim, em todas as áreas da vida. Há pouco tempo, o pastor Silas Daniel, mencionou em uma matéria no Mensageiro da Paz e também em seu artigo “Pressupostos da igreja emergente”, na Revista Manual do Obreiro, o quanto os blogs têm sido eficientes na disseminação de idéias de movimentos heréticos. Felizmente, em contrapartida, cristãos conservadores também têm cumprido seu papel, combatendo esses movimentos através dessa ferramenta. Já na questão do evangelismo propriamente dito, ainda não vi nada específico. É claro que é preciso que haja blogs voltados para a anunciação das boas novas, entretanto, estes deverão ir um pouco mais além do que apenas informação. Devido ao pragmatismo que impera nestes tempos pós-modernos, as pessoas estão buscando a solução dos seus problemas (na verdade elas querem um resultado paliativo, pois os problemas são efeitos de uma causa), exigindo de um diário virtual, muito mais que informação e sim mais interação, com um mural para pedidos de oração, alguém que empreste seu ouvido para elas contarem seus problemas etc. Neste caso o blog terá que contar com alguns outros mecanismos.

UBE - Como o sr. avalia a qualidade dos blogs evangélicos atualmente?

Há que se reconhecer que existe uma diversidade muito grande entre os diários virtuais evangélicos. Acredito que a motivação é o que mais pesa no momento que alguém resolve expor suas idéias. O pensador mediano sabe ler as “entrelinhas” e o que não está explícito. Temos blogs bons, mas, lamentavelmente, tem muita coisa esquisita por aí que revela muito mais da pessoa que o edita do que das idéias que estão sendo expostas.

UBE - Um blog poderia servir também como instrumento pedagógico? De que forma?

Sem dúvida. O blog — para quem sabe usá-lo — tem sido um poderoso instrumento pedagógico para o ensino. Com ele, as aulas não possuem apenas 45 a 50 minutos, pois os alunos podem continuar opinando, questionando e sugerindo acerca de um determinado conteúdo. Este ato é como se fosse uma tarefa ou dever escolar, entretanto os alunos o farão com prazer e sem perceber que estão envolvidos com aquilo que sempre houve na escola tradicional. Isso também faz com que o professor esteja se reciclando constantemente. Diria ainda que os principais benefícios de se utilizar um blog como instrumento pedagógico, além dos que acabei de mencionar, são: Promover uma maior aproximação dos professores e alunos, trazer experiências extra-classe, tornar público excelentes trabalhos escolares (tanto do aluno como do professor), oportunizar aos pais o monitoramento do que os filhos estão estudando e, como disse, em O Mundo de Rebeca, aprender a “linguagem digital”, pois, em matéria de tecnologia, estamos anos-luz dos adolescentes e jovens.
--> Leia mais...

Como receber visitantes dos sites de buscas

Achei bastante pertinente o post do pastor Altair Germano com o tema Torne seu blog Conhecido (), pois creio que muitos tem dificuldades para divulgar seus blogs.

Além das dicas do post citado, creio que os sites de buscas como o Google, Yahoo e MSN/Live Search são alternativas eficientes para atrair mais visitantes para o seu blog. Veremos neste post algumas dicas para você posicionar bem seu blog nos resultados das buscas.

O que é posicionamento?

Os sites de buscas usam o termo posicionamento para criar uma espécie de ranking para cada busca efetuada e com isto determinar que um site fique na primeira posição do resultado da busca enquanto que outro site fique em segundo lugar e assim por diante.

Quando você faz uma busca por uma palavra-chave os dez primeiros sites compõe a primeira página dos resultados e são considerados a elite para aquela palavra-chave. Da posição 11 a 20, a segunda página e assim por diante. Especula-se que as três primeiras páginas dos resultados sejam relevantes, sendo a primeira página muito relevante e a terceira pouco relevante.

Os três principais critérios usados para criar este posicionamento são: tecnologia, popularidade e conteúdo.

Tecnologia

Não entrarei nos detalhes deste item, pois a maioria dos blogueiros evangélicos usam o Blogger ou o Wordpress e este blogs são fechados do ponto de vista de tecnologia, ou seja, você não tem acesso ao código fonte deles e então pouco ou nada se pode fazer para melhorar os critérios tecnológicos.

Popularidade

A popularidade de um blog é medida por uma escala que vai de 0 a 10 conhecida como pagerank (Google apenas), sendo 0 pouca popularidade e 10 popularidade máxima.

O pagerank é calculado pela quantidade e qualidade de links que o blog recebe, pois cada link é visto como uma recomendação. Receber links quantitativamente e qualitativamente é algo absolutamente necessário para quem deseja melhorar o posicionamento nas buscas.

Como exemplo posso citar meus dois blogs, o www.evangelizacao.blog.br que tem pagerank 3 e o www.luis.blog.br que tem pagerank 0. Se em ambos os casos eu apontar um link para o seu blog certamente o primeiro te dará mais crédito junto aos buscadores.

Conteúdo

Nada é tão importante como o conteúdo e todos os esforços não terão nenhum impacto se o conteúdo for irrelevante, por isto vamos dar mais ênfase a este tópico e entender os principais fatores que podem dizer se o conteúdo do seu blog é relevante ou não para os buscadores.

Palavras chaves

Os sites de busca indexam palavras-chaves e não o site inteiro, desta forma se alguém buscar por “blogueiros evangélicos”, seu site deverá ter esta palavra-chave para que ele seja incluído nos resultados daquela busca.

No blog www.evangelizacao.blog.br tenho trabalhado com algumas palavras-chave que já apresentam bom posicionamento. Vejam alguns exemplos:

Palavra-chave: “Aceitar Jesus”

Primeiro e segundo lugar no MSN/Live Search

Primeiro e terceiro lugar no Yahoo

Oitavo lugar no Google

Palavra-chave: “Evangelização”

Nono lugar no MSN/Live Search

Primeiro lugar no Yahoo

Decimo segundo lugar (2º página) no Google

Pesquisa realizada em 19/05/2008. As posições podem oscilar a qualquer momento.

Mas como usar bem as palavras-chave? Veremos abaixo algumas dicas importantes para posicionar bem as suas páginas.

Título da página

O título da página é um dos fatores mais importantes para o bom posicionamento, a regra neste caso é simples: coloque no título as palavras-chave que você usará no seu texto. Escrever uma coisa no título e discursar sobre outra no texto é similar ao erro de redação chamado de “fugir do tema”, que certamente já eliminou muitas pessoas de provas vestibulares ou concursos.

Densidade

A densidade é a quantidade de vezes que a palavra-chave repete no texto. Os buscadores não analisam o texto como nós, afinal eles são programas de computador e estão orientados a observar palavras-chaves e não a gramática, ortografia ou a redação propriamente dita.

Especula-se que a densidade ideal de uma palavra-chave deva ficar entre 4% e 7% em relação à totalidade de todas as palavras do seu texto. Não é nenhuma regra, tenho visto páginas bem posicionadas contendo palavras-chave com densidade bem mais baixa, neste caso vai depender muito da concorrência que a página terá.

PS: este conceito é muito usado na bíblia. Alguns capítulos apresentam uma densidade muito alta para algumas palavras, como o Salmo 136, por exemplo.

Proximidade

Proximidade é uma regra que pode ser utilizada quando temos uma ou mais palavras-chave no texto. Refere-se à distância entre as palavras no texto. Utilize as combinações das palavras a seu favor, o que ajuda a trabalhar a proximidade das palavras e a freqüência delas no seu texto. É necessário que as palavras estejam próximas.

Outros fatores que afetam o posicionamento do site são:

Concorrência

Todo seu esforço dependerá do esforço da concorrência, todos os sites concorrem entre si, existem palavras-chaves super disputadas enquanto que outras são menos procuradas e exploradas.

Idade do site

Quanto mais antigo melhor. Neste caso conta a idade de indexação, ou seja, quando o blog foi cadastrado no site de busca.

Freqüência de atualização

Sites de busca gostam de novidades, crie um hábito de postar com uma certa regularidade.

Conteúdo duplicado

Isto é ruim, muito ruim. Crie conteúdo exclusivo e original.

Palavras-chave no endereço da página

Blogger e Wordpress já trabalham desta forma.

Links para páginas internas do seu site

Crie o hábito de linkar suas próprias páginas, ao escrever um novo post, faça referências a outros post apontando um link para eles.

Link quebrados

Os famosos erros 404 têm um impacto negativo para os dispositivos de busca.

Especula-se que exista ainda mais de 150 fatores que impactam no posicionamento de um site.

(Por Luis Carlos Ribeiro)


--> Leia mais...

sexta-feira, 16 de maio de 2008

TORNE O SEU BLOG CONHECIDO


Não sei se a informação lhe causará surpresa, mas o fato, é que muitos evangélicos que acessam a internet desconhecem a existência da blogosfera evangélica, como também, a própria existência dos blogs.

Se você fizer uma breve pesquisa na comunidade cristã que você faz parte, poderá constatar essa informação.

Todos nós, podemos de alguma forma, contribuir para que os blogs evangélicos se tornem conhecidos e acessados. Aliás, muitos reclamam que seus blogs são pouco visitados, sem contudo empreender esforços para torná-los conhecidos. Os meios listados abaixo para divulgar um blog, apesar de simples, são eficazes. Falo por experiência própria. São eles:

- O boca-a-boca: Fale para todos que você conhece, sobre o seu blog
- O orkut: Divulgue o seu blog nas comunidades do orkut. Para isso, se faz necessário participar de várias comunidades bem frequentadas (quantitativamente e qualitativamente). Sempre que postar algo novo, envie uma mensagem para todos.
- A igreja: Se você ocupa ou não funções de liderança na igreja (pastor, líder de mocidade, superintendente e professor de escola dominical, ministro de música etc), divulgue entre os seus liderados ou entre os seus pares.
- O e-mail: Utilize também as mensagens por e-mail para divulgação
- Os comentários: Faça comentários em blogs bem visitados e deixe o link do seu blog registrado
- Os links: Tente fazer parcerias, oferecendo a troca de links com outros blogueiros (você coloca o link do meu blog no seu, e eu coloco o link do seu blog no meu)
- A UBE: filie-se a União de Blogueiros Evangélicos. Eis aqui um bom espaço para tornar o seu blog conhecido.

É bom lembrar, que tão importante quanto a divulgação do blog, é o seu conteúdo. As pessoas que acessarem o seu blog, só voltarão a fazê-lo se gostarem do conteúdo, dos temas abordados, do estilo de escrever etc.

No demais, após a leitura deste breve post, comece imediatamente, ou inclemente mais ainda a divulgação do seu blog.

O mais importante: Faça tudo para a glória de Deus!


--> Leia mais...

BLOGOSFERA CIENTÍFICA


"Um portal que reúne tudo que se publica sobre ciência em língua portuguesa na internet está sendo montado por pesquisadores do Laboratório de Divulgação Científica do Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da USP."

Leia em Pesquisadores da USP criam portal de blogs científicos (TI Inside).

Parece-nos que a nossa UBE saiu na frente de muitos, no que diz respeito a idéia de agrupar num só blog, blogs que pertencessem a uma classe específica de assuntos ou algum tipo de afinidade.

Glória a Deus por isso!
--> Leia mais...

quarta-feira, 14 de maio de 2008

NOTA DO WORDPRESS SOBRE O BLOQUEIO DOS BLOGS

Em virtude das notícias recentes a respeito do possível bloqueio do WordPress.com no Brasil, nós gostaríamos de compartilhar algumas informações sobre caso e nossa resposta.

Um juiz brasileiro determinou que um blog hospedado no WordPress.com deveria ser bloqueado no Brasil. Uma associação local de provedores de serviços de Internet mencionou que isso seria feito por meio de bloqueio de endereço IP, algo que comprometeria o acesso ao WordPress.com no Brasil e não bloquearia o blog.

Apresentamos uma petição na segunda-feira, explicando, em síntese: a) como nosso serviço funciona; b) nossos termos de uso e as leis norte-americanas se aplicam ao conteúdo hospedado no WordPress.com; c) não aceitamos censura e não removeremos o blog a não ser que ele viole nossos termos de uso; d) quais são as melhores formas de lidar com o bloqueio deste blog no Brasil sem comprometer o acesso ao WordPress.com.

Os termos do processo judicial são confidenciais e não podemos revelar todas as informações que gostaríamos neste momento, tais como o nome das pessoas envolvidas e o endereço do blog.

Somos representados neste caso por Marcel Leonardi, advogado, professor de direito e pesquisador de temas de Direito e Internet no Brasil. Ele está trabalhando no caso gratuitamente, em nome da
comunidade WordPress.com.

Esperamos resolver este assunto dentro dos próximos dias e manteremos vocês atualizados.

www.wordpress.com
--> Leia mais...

TRADUTOR DE PÁGINA

Instale um tradutor de página em seu blog e tenha suas postagens traduzidas para o inglês.

A tradução não fica 100% exata, mas já é um avanço.

O serviço é oferecido pelo buscador ALTAVISTA.

É só copiar o código disponível e colar no ítem "funcionalidade de terceiros" em seu blog.
--> Leia mais...

quarta-feira, 7 de maio de 2008

UBE é notícia na revista Enfoque Gospel

Blogs
por Rosana Melo

Quando eles surgiram, por volta de 1997, os blogs eram definidos como diários virtuais. Hoje, a ferramenta se consagrou como o oposto dos antigos diários escritos em segredo. Eles tornam públicos os pensamentos e a vida dos internautas e não ficam restritos a registros pessoais. Um blog pode ter vários objetivos e é uma forma de o autor publicar o que não se enquadraria em outro meio de comunicação.

O site americano Technorati (http://technorati.com), que monitora e observa essa tendência, calcula que há na rede hoje mais de 120 milhões de blogs registrados. Ainda segundo o site, são criados 175 mil todos os dias. O Technorati considera como blog ativo a página que é atualizada pelo menos uma vez a cada três meses. Enquanto nos Estados Unidos os blogs corporativos já fazem sucesso, aqui eles surgem de forma discreta
.
Não custa nada manter um diário virtual desses na rede. Basta ter um computador, acesso à internet e fazer um cadastro nos diversos endereços eletrônicos que oferecem o serviço. Os blogs também se encaixam, perfeitamente, na lógica da Web 2.0, que funde os conceitos de conteúdo, compartilhamento e comunidade. Ou seja, ela parte do princípio de que o internauta vai interagir e conseqüentemente gerar conteúdo. E assim, mundo afora, pessoas de todos os credos e raças se manifestam sobre temas variados como política, religião, música, esportes, negócios, gastronomia e fotografia, entre outros.

Mas se por um lado a liberdade de expressão empolga seus autores, ela vem encontrando algumas resistências. Países como a China já tentaram impor restrições – ela queria obrigar os blogueiros a usar seus nomes verdadeiros, mas recuou devido a uma grande oposição da indústria da internet. A China tem mais de 20 milhões de blogs, e o país bloqueia o acesso a sites que considera contrários às visões de governo e também restringe a participação em alguns grupos de discussão online.

Blogs corporativos são uma tendência mundial, mas estão conquistando espaço nas empresas brasileiras de forma lenta. Poucas empresas utilizam no Brasil os blogs e as redes sociais de relacionamento nas suas estratégias de comunicação e marketing. Pesquisa da consultoria Rapp Collins, que ouviu 1.008 empresas entre agosto e setembro de 2006, constatou que apenas 0,54% das empresas brasileiras utilizam blogs próprios e 2,62% capturam dados dos clientes em blogs externos à empresa. O estudo apontou ainda que 8% das companhias pesquisadas permitem que pessoas de fora da empresa alimentem o blog sem restrições.

Visando tornar a blogosfera evangélica conhecida, inclusive entre os não-cristãos, o pastor Altair Germano, presidente do Diretório Estadual em Pernambuco da Sociedade Bíblica do Brasil, criou, há cerca de seis meses, a União dos Blogueiros Evangélicos (UBE) – –, um blog que já possui 70 associados de todos os estados do Brasil e de países como Alemanha e Estados Unidos.

"A violência e outros fenômenos socioculturais estão levando as pessoas a se fecharem em suas residências, e as novas tecnologias de informação e comunicação devem ser percebidas pela Igreja como portas que se abrem para a evangelização dessas pessoas." É o que pensa Germano, presidente do Conselho de Doutrina da União de Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste, professor e capelão da Faculdade Teológica das Assembléias de Deus no município de Abreu e Lima, em Pernambuco.

Germano criou seu blog () há nove meses e a praticidade da ferramenta e a interatividade o conquistaram. Sua experiência não se limitou ao blog pessoal, e foi aí que, junto com o teólogo e pedagogo Esdras Bentho (() e o advogado Valmir Milomen (http://comoviveremos.com/), descobriu que compartilhavam da idéia de criar um blog que pudesse reunir os blogueiros evangélicos com o propósito de integração e divulgação. Daí criaram a UBE.

BLOGS PARA TODOS OS GOSTOS E PÚBLICOS

Voltado para os acadêmicos em Teologia, professores e alunos, o blog Teologia e Graça (), do teólogo Esdras Costa Bentho, trata dos temas teológicos de modo bíblico, exegético e filosófico. Ele também avalia que se a igreja tem a possibilidade de editar um blog bilíngüe, suas chances de cumprir com sucesso a missão evangelística são descomunais. "Tenho participado de alguns blogs europeus e hispano-americanos e posso afirmar: funciona." Ele acredita que os novos manuais de evangelismo e missiologia devam incluir os blogs como ferramentas evangelísticas.

Eliseu Antônio Gomes, evangélico pentecostal que vive em São Paulo, sempre gostou de escrever para se expressar. Ele ouviu falar do formato blog pela primeira vez quando estourou a guerra no Iraque e um soldado norte-americano começou a relatar seus dias por lá. "Seus relatos foram recebidos e alçados à importância de um jornalista em campo de batalha pela mídia americana." Algum tempo depois, ele conheceu o blog Olhar Cristão (), de João Cruzué. Recebeu algumas dicas e criou seu primeiro blog, precursor do atual: .

Ter ética cristã e saber que o blog será lido não apenas por cristãos são pontos fundamentais a serem considerados. "Qualquer posicionamento opinativo e conotação corporativista pode gerar mais estrago que edificação espiritual", pondera Gomes, ressaltando ainda que o blog não é um livro nem púlpito da congregação.

Walder de Miranda Júnior, profissional de Ciência da Computação, explica que os blogs possuem a vantagem de permitir aos visitantes que comentem as informações ali publicadas. "Hoje, as homepages e sites estão utilizando as funcionalidades advindas dos blogs, tais como a possibilidade de comentar uma informação, publicar uma foto ou vídeo. O internauta deixa de ser passivo e passa a interagir com as pessoas. Um site que não tenha um blog temático por trás, para sua divulgação, deixa a desejar."

Júnior orienta aos novatos em blog que deixem claro as regras de funcionamento e que sempre respondam a qualquer questionamento. "Nunca deixe esperando uma pessoa que poderá falar bem do seu blog", ensina. A Enfoque também criou seu blog institucional (http://blog.revistaenfoque.com.br/) em maio passado, buscando interação com seus leitores e internautas e propondo uma discussão sobre temas que estejam ou não publicados na revista. "As pessoas também se comunicam entre si e, à medida que isso acontece, vão se formando outros assuntos. Isso é ótimo!", observa a editora geral, Virgínia Rodrigues.

No livro Blog – Entenda a Revolução que Vai Mudar seu Mundo, o escritor e jornalista Hugh Hewitt, influente blogueiro norte-americano, sustenta que as pessoas devem ficar atentas a essa nova mídia para não perderem mercado em pouco tempo. Ele diz que os blogs são megafones da mídia. Hewitt considera fundamental a atenção aos conteúdos, levando-se em conta a velocidade e o alcance de um blog. Em seu livro, ele faz um alerta: um engano ou uma informação mal usada, e o blog se esvazia rapidamente. Nesse caso, a empresa vai amargar uma repercussão negativa quase que instantânea. Ou seja, é preciso saber usar o potencial dos blogs ou o efeito será pior do que se ele não existisse.

Fonte: Revista Enfoque Gospel ed. 81
--> Leia mais...

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Grupo da UBE

Em virtude da necessidade criamos o Grupo de UBE no Google, com o objetivo de tornar a comunicação mais dinâmica entre os membros por meio de e-mail.

Para participar insira o seu e-mail:








Grupos do Google
Participe do grupo UNIAO DE BLOGUEIROS EVANGÉLICOS
E-mail:





--> Leia mais...

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP