sexta-feira, 28 de agosto de 2009

União de Blogueiros Evangélicos chega aos cinco mil agregados em dois anos



“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante” - Eclesiastes 4.9-10.

Era 30 de agosto de 2007 (veja aqui) quando o blogueiro Valmir Nascimento Milomen criou o post inaugural deste blog, definindo quem somos nós. Portanto, passados quase dois anos de atividade, temos motivos de sobra para comemorar a marca de 5 mil membros afiliados ao União de Blogueiros Evangélicos.

Neste biênio, o UBE foi citado pelo portal Terra, jornal O Dia, Rede Record, revista Enfoque Gospel e Agência Senado. Mas, o que nos motiva a dar continuidade neste projeto não é a mera conquista de notoriedade, tudo nesta vida passa. Queremos propagar a mensagem do cristianismo virtualmente. Com os pés no chão, sem fanatismo, sem alienação.

Neste processo de evangelismo virtual, como blogueiros cristãos, evangélicos, membros do organismo espiritual que é a Igreja de Cristo, é sui generis manter acesa a nossa união. É através da unidade que Deus ordena a bênção e a vida eterna para sempre (Salmo 133).

E.A.G.

--> Leia mais...

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

COMENTÁRIO SOBRE ACORDO DO BRASIL COM A IGREJA CATÓLICA



COMENTÁRIO DO LEITOR

Do blogueiro Junior sobre o acordo assinado entre o Vaticano e o Governo Brasileiro, a ser referendado pelo Congresso Nacional. Matéria publicada no Jornal Estadão.


1- As igrejas não possuem alvará de funcionamento; isso significa isenção fiscal.

2- Padres, freiras, bispos, etc... Nunca tiveram VÍNCULO EMPREGATÍCIO. Não possuem salário, plano de saúde, vale transporte, etc. Na prática nenhum direito trabalhista.

3 - RECURSOS PUBLICOS DESTINADOS A IGREJA CATÓLICA? Sempre existiram desde a criação do IPHAN e outros órgãos. Como o IPAC, pois devido aos aspectos históricos, algumas IGREJAS são consideradas PATRIMÔNIO PÚBLICO. É o caso de Igrejas na Bahia e Minas Gerais.

Como o Pr. Claudio Moreira disse, hoje são os direitos dos católicos, amanhã dos demais cristãos.

Acredito que a nenhum evangélico ou Igreja evangélica interessa ter um estado laico. isto é o que não podemos permitir que ocorra.

Apesar desses pontos ocorrem na pratica, mesmo não estando formalizados, a Igreja evangélica é quem mais cresce no pais. Logo, não há o que temer.

A paz esteja com todos !




--> Leia mais...

Acordão entre Lula e Vaticano passa na Câmara sob pressão e adaptação imposta por evangélicos

Sob protestos do PSOL e do PPS, o plenário da Câmara aprovou esta noite a ratificação de acordo entre o Brasil e o Vaticano, que prevê a instituição do ensino religioso em escolas públicas, isenções fiscais e imunidade das instituições religiosas perante as leis trabalhistas.

Assinado no final do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Papa Bento XVI, o acordo prevê também a manutenção, com recursos do estado, de bens culturais da igreja católica, como prédios, acervos e bibliotecas.

Criticado por amplos setores da sociedade, como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o texto acabou aprovado em votação simbólica após a costura de uma negociação com a bancada evangélica, muito forte no Congresso, para estender os privilégios às demais religiões. O acordo seguirá agora para apreciação do Senado.


Fonte: Agência Estado

Publicado com o título Acordo entre Brasil e Vaticano passa na Câmara


__________

UBE: 5 mil membros!.

Na data de hoje, a comunidade celebra a conquista de nova marca. Em poucas horas estaremos reunidos em mais de cinco mil cristãos blogando. E talvez, mais de seis mil blogs agregados, pois é comum ao internauta blogueiro manter mais que um blog em atividade.

Deus seja louvado.

E.A.G.
--> Leia mais...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Etapas de amadurecimento do blogueiro cristão

João Cruzué

Nenhum projeto pessoal pode ser levado à perfeição sem dedicação, tempo e persistência. Isto também inclui os Blogs. Quero refletir com você o que penso depois destes cinco anos escrevendo e publicando conteúdo cristão. Não cheguei à perfeição. Pode ser que esteja bem longe disso, mas procuro renovar meu entendimento para aclarar a visão e continuar focando no alvo.

Creio que posso ser dedicado em algo porque me apaixone. Sempre amei o trabalho de evangelizar com a palavra escrita. Um blog para mim não é um artigo onde possa desfilar vaidade pessoal. Mas cedo ou mais tarde você se cansa, principalmente se for bem sucedido. Nisso, o sucesso pode produzir fastio.

Como cristãos, você e eu, detentores do conhecimento da mais alta tecnologia de publicação da palavra escrita, tanto em velocidade quanto abrangência geográfica, poderemos ir muito mais longe se deixarmos de ficar contemplando o próprio umbigo. Blogs são tecnologia pura, gratuitas, de alcance global. De 2009 em diante vão se tornar mídia obrigatória para líderes evangélicos. Entretanto, a internet é por demais pública para discussão de picuinhas e lavar "roupas" sujas. Quem fizer isto, em muito pouco tempo vai mostrar o tamanho do próprio caráter. Você pode não ter nenhuma expressão - como Davi de Jessé - todavia se levar a sério um projeto focado em Cristo, com dedicação você vai suplantar endereços de pastores, bispos, apóstolos e "papas".


Em minha opinião, todo lider evangélico - seja adolescente, adulto ou da terceira idade - desde que goste de ler tem potencial para ser bem sucedido em Blogs. Quem ama a leitura, para mim, tem qualificação e futuro para escrever bem. Em lugar de criticar os que estão começando, geralmente copiando textos de outras lavras, ou blogando sem conteúdo, tenho uma visão diferente. Bíblica. Sobre estes críticos, estão enganados. Se estivessem no tempo que Cristo escolheu seus 12 discípulos os rotulariam de ignorantes, sem cultura, pescadores incultos, zé povinho. É por isso que dei a este Blog o nome que ele têm. Olhar Cristão. Com um olhar, Cristo viu que Mateus era mais que um publicano, que Zaqueu precisava apenas uma palavra amiga para deixar de ser o fiscal mais corrupto de Jericó. Com um olhar, Cristo viu que a mulher adúltera precisava de uma palavra de perdão em lugar de pedras. Com um olhar cristão eu vejo que Deus pode abençoar o mais ignorante dos blogueiros e fazer dele o mesmo que fez com aquele sapateiro "passafome" da Inglaterra conhecido por William Carey. Deus tem um especial modo de agir: Ele eleva o simples para confundir o "sabido". Ainda que você seja um blogueiro iniciante, mas se através de um texto seu algum leitor ouvir a voz de Deus, seu blog já cumpriu o objetivo cristão. Não desanime!

O tempo de amadurecimento define o poder de fogo de um blogueiro. Se ele se mantiver focado e dedicado, em fogo brando, mas constante, cada ano que passa são mais experiências, conhecimento, melhoria de redação e mais: conquistará uma multidão de leitores que se identificam com sua forma de pensar.

No primeiro ano, o blogueiro fica ansioso para ver seu nome estampado nas páginas dos buscadores. Quando vi pela primeira vez o meu, depois de um bom tempo, fiquei fascinado. Depois de mais de um ano blogando descobri as famosas ferramentas de contagem de visitas. Eu achava que poucas pessoas se dariam tempo a perder com minhas coisas. Eu estava enganado. Por outro lado, quando comecei a ver o contador de visitas mudando a cada dia, também fiquei ansioso. E esta ansiedade somente passou, quando em abril do ano passado meu counter desapareceu da Internet com os registros de 98.000 visitas. Depois disso, a ansiedade foi diminuindo, diminuindo, até não mais causar febre.

Por outro lado a eficiência foi aumentando. Aprendi a colocar corretamente os títulos dos textos, a corrigir os textos dentro do Word através do corretor ortográfico... ainda que não esteja 100%, pelo menos, em respeito aos leitores, procure deixar a ortografia o mais correta possível. Descobri quais assuntos interessam mais os leitores evangélicos e não evangélicos; também que um blog não pode ter matérias repetitivas, mas que sejam no formato de uma revista, ou seja, com assuntos variados. Um assunto de interesse público, pode atrair leitores não cristãos. Se você martelar apenas coisas de crentes, vai desprezar a maior parte de leitores em potencial - não crentes. Seu blog precisa ter tempero que agrade a crentes e não crentes. Não pode ser aquele prato insonso e repetitivo ano após ano. Isto só é possível com o passar dos anos, desde que seu propósito seja algo acima do narcisismo.


Cada ano que você bloga, mais sábio você pode ficar, principalmente se ouvir as críticas. Os elogios são muito agradáveis, bem-vindos... mas não produzem crescimento, apenas a sensação de que você está no topo. Isso em 99% dos casos não espelha a verdade. A crítica nos irrita (quem é que gosta dela?) mas quando somos criticados acontece uma reação em nosso cérebro. Podemos discordar a princípio, mas se formos honestos podemos ver com os olhos dos leitores aquilo que não conseguimos enxergar.

Um dos grandes inimigos dos blogueiros é a suposta falta de tempo ou de propósito. Blogs são como namoro: ou você se apaixona por eles e vai adiante ou desanima à beira do caminho. A parábola do semeador é muito bem aplicado no meio dos blogueiros evangélicos. Por má informação uns detestam, por falta de visão outros morrem com a raiz na pedra, os que não têm tempo são sufocados pelos espinhos. Mas, os que se mantêm focados, principalmente em Cristo, podem produzir muito. Um blogueiro com unção de Deus para escrever vai conseguir pela Internet mais do que qualquer evangelista já fez por outros métodos. A mídia é global. O poder da unção Espírito Santo é o mesmo.

A seu tempo, o blogueiro cristão que investir na intimidade com Jesus e mantiver a produção de textos com inteligência, ao longo dos anos vai atingir uma quantidade de leitores inimaginável.


É por isso que estamos aqui para semear chamadas, mudar conceitos e produzir desafios. Quando o assunto são Blogs, vale a pena começar e continuar, aprender e ensinar, persistir e experimentar ao longo dos anos. Cada ano focado são dezenas de experiências acumuladas que ninguém pode tirar de você. Mas você pode com liberalidade compartilhar. Depois, à medida que você for conquistando maturidade neste processo de discipulado, chegará a um tempo que comprenderá o verdadeiro espírito de um blogueiro evangélico: ser uma testemunha autêntica de Cristo na Rede Mundial de Computadores. Blogar e fazer outros discípulos para a glória de Deus


.

--> Leia mais...

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Governo brasileiro faz acordo com Igreja Católica em detrimento de todos os outros credos religiosos

Informe publicitário assinado pelo Associação Vitória em Cristo / CIMEB - Conselho de Pastores do Brasil.

(
Veiculado nos principais e maiores jornais e revistas do País em 25 de agosto de 2009).

GOVERNO BRASILEIRO FAZ ACORDO COM A IGREJA CATÓLICA EM DETRIMENTO DE TODOS OS OUTROS CREDOS RELIGIOSOS.

O Governo brasileiro enviou à Câmara dos Deputados a mensagem 134/2009 que reconhece o estatuto jurídico da Igreja Católica. Após a mensagem ser apreciada em uma das comissões para a qual foi enviada, seja aprovada ou não, transforma-se em projeto de decreto legislativo, recebendo o nº 1736/2009. No plenário da Câmara, a pedido dos líderes partidários, foi aprovada a caráter de apreciação urgente, urgentíssimo.

Com muito respeito aos senhores deputados, será que não existe matérias mais relevantes a serem discutidas de maneira urgente em benefício de todo o povo brasileiro? Isto é um absurdo! Na verdade, este acordo beneficia a Igreja Católica na evangelização do povo brasileiro nos diversos segmentos da sociedade, incluindo hospitais, escola e forças armadas.

O mais grave é que este acordo contraria o inciso 1º, do artigo 19, da Constituição Brasileira, que diz: "É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - Estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relação de dependência ou aliança, ressalvadas na forma da lei, a colaboração de interesse público".

A nossa nação não pode firmar aliança com qualquer credo religioso, ferindo o princípio da laicidade, inclusive com a quebra da isonomia nacional! Aproximadamente 70 milhões de brasileiros, que não são católicos, estão sendo discriminados. Temos a convicção de que a maioria do povo católico não concorda com um absurdo dessa grandeza, porque são pessoas democráticas.

Com a aprovação deste acordo ficará a Santa Sé, por meio da CNBB, com plenas condições de fechar acordos com o governo brasileiro, sem que jamais tenham de passar pelo Congresso Nacional. É um verdadeiro "CHEQUE EM BRANCO" para a Igreja Católica. Isto é uma vergonha!

Senhores deputados, não aprovem este acordo. Fiquem certos de que não mediremos esforços para informar a todos os credos religiosos quem são os deputados que votaram a favor deste acordo discriminatório.

Estendemos o eco da voz deste manifesto ao Senado da República, próxima casa legislativa que terá de apreciar o resultado apurado pela Câmara dos Deputados.

Tenham a absoluta certeza de não temos memória curta e que vamos pensar muito bem em quem vamos votar nas próximas eleições para Deputado Federal, Senador e Presidente da República.

EM FAVOR DO ESTADO LAICO, DIGA NÃO AO PDC 1736/2009.


--> Leia mais...

UBE - União Blogueiros Evangélicos - 5.000 Blogs em setembro

.
João Cruzué

Queremos participar aos amigos e irmãos em Cristo por mais uma grande bênção esperada por nossa grande família para o mês de setembro, próximo, quando vamos a marca de 5.000 blogs afiliados. Considerando que em dezembro passado éramos 1.300 blogs, fomos muito bem sucedidos. Agradecemos de coração à boa vontade de cada um, pois esse trabalho foi coletivo.

Nosso propósito não muda. Um blog, hoje, é a maior ferramenta de divulgação da Palavra de Deus escrita. Seja ela na forma de mensagens, textos, sermões, poemas, crônicas, apologia, ensino, reportagens, publicidade, boletins de missões, etc. Estamos aqui para compartilhar conhecimento, ajudar dirimindo dúvidas, e oferecendo dicas de .

Publicação de conteúdo cristão em quantidade e excelência - é isso que queremos ver sempre crescendo na NET. As liderança cristãs que trabalham com ensino, evangelismo, missões, louvor, pastorado, jovens, adolescentes, deveriam ter um blog para divulgar as coisas que têm o bom cheiro de Cristo. Há milhões de famintos por Deus na WEB.

O que você precisa para: criar, editar, aprender a publicar textos cristãos em blogs, conte conosco. Estamos aqui justamente por este motivo: para servir a quem quiser glorificar o nome de Cristo através da palavra escrita na Rede Mundial de Computadores.

.


.
--> Leia mais...

domingo, 23 de agosto de 2009

Imposto de Renda - Quanto valem seus Dependentes


Jornalista Hélio Fraga


O pai moderno, muitas vezes perplexo e angustiado, passa a vida inteira correndo como um louco em busca do futuro, esquecendo-se do agora. Com prazer e orgulho, a cada ano, preenche sua declaração de bens para o Imposto de Renda. Cada nova linha acrescida foi produto de muito trabalho. Lotes, casas, apartamentos, sítio, casa na praia, automóvel do ano.

Tudo isso custou dias, semanas, meses de luta. Mas ele está sedimentando o futuro de sua família. Se partir de repente, já cumpriu sua missão e não vai deixá-la desamparada.

Todavia, para escrever cada vez mais linhas na sua relação de bens, ele não se contenta com um emprego só. É preciso ter dois ou três; vender parte das férias, levar serviço para casa. É um tal de viajar, almoçar fora, fazer reuniões, preencher a agenda - afinal, ele é um executivo dinâmico, não pode fraquejar.

Esse homem se esquece de que a verdadeira declaração de bens, o valor que efetivamente conta, está em outra página do formulário de Imposto de Renda - naquelas modestas linhas, quase escondidas, em que se lê: relação de dependentes.São filhos que colocou no mundo, a quem deve dedicar o melhor do seu tempo. Os filhos, novos demais, não estão interessados em propriedades e no aumento da renda. Eles só querem um pai para conviver, dialogar, brincar.

Os anos passam, os meninos crescem, e o pai nem percebe, porque se entregou de tal forma à construção do futuro, que não participou de suas pequenas alegrias. Não os levou ou buscou no colégio; nunca foi a uma festa infantil. Um executivo não deve desviar sua atenção para essas bobagens.

Há órfãos de pais vivos porque estão o pai, para um lado, e a mãe, para outro, e a família desintegrada. Sem amor, sem diálogo, sem convivência que solidifica a fraternidade entre irmãos, abre caminho no coração, elimina problemas e resolve as coisas na base do entendimento.

Há irmãos crescendo como verdadeiros estranhos, que só se encontram de passagem em casa. E para ver os pais, é quase preciso marcar hora.

Depois de uma dramática experiência pessoal e familiar vivida, a mensagem que tenho para dar é: não há tempo melhor aplicado do que aquele destinado aos filhos. Dos dezoito anos de casado passei quinze absorvido por muitas tarefas, envolvido em várias ocupações e totalmente entregue a um objetivo único e prioritário: construir o futuro para três filhos e minha esposa.

Isso me custou longos afastamentos de casa; viagens, estágios, cursos, plantões no jornal, madrugadas no estúdio da televisão... Agora estou aqui com o resultado de tanto esforço; construí o futuro, penosamente, e não sei o que fazer com ele, depois da perda de Luiz Otávio e Priscila.

De que vale tudo o que ajuntei, se esses filhos não estão mais aqui para aproveitar isso conosco?

Se o resultado de trinta anos de trabalho fosse consumido agora por um incêndio e, desses bens todos, não restasse nada mais do que cinzas, isso não teria a menor importância, porque minha escala de valores mudou e o dinheiro passou a ter peso mínimo e relativo em tudo.

Se o dinheiro não foi capaz de comprar a cura do meu filho que se drogou e morreu; não foi capaz de evitar a fuga de minha filhinha que saiu de casa e prostituiu-se e dela não tenho mais notícias, para que serve? Para que ser escravo dele?

Eu trocaria - explodindo de felicidade - todas as linhas da declaração de bens por duas únicas que tive de retirar da relação de dependentes: os nomes de Luiz Otávio e de Priscila. E como doeu retirar essas linhas na declaração de 1986, ano base 85.

Luiz Otávio morreu aos quatorze anos e Priscila fugiu um mês antes de completar quinze.


Fonte: Depoimento de Hélio Fraga





--> Leia mais...

domingo, 16 de agosto de 2009

Didaquê - a doutrina dos apóstolos. Você conhece?

Por Leonardo Macambira
.

Didaquê (Διδαχń em grego clássico) ou Instrução dos Doze Apóstolos, é um escrito do primeiro século que trata do catecismo cristão.
.

Didaquê significa doutrina, instrução. É constituído de dezesseis capítulos, e apesar de ser uma obra pequena, é de grande valor histórico e teológico.
.

O título lembra a referência de Atos 2,42: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos ...”.
.

Estudiosos estimam que são escritos anteriores a destruição do templo de Jerusalém, entre os anos 60 e 70 d.C. Outros estimam que foi escrito entre os anos 70 e 90 d.C., contudo são coesos quanto a origem sendo na Palestina ou Síria.
.

Quanto a sua autenticidade, é de senso comum que o mesmo não tenha sido escrito pelos doze apóstolos, ainda que o título do escrito faça menção aos mesmos; mas estudiosos acreditam na compilação de fontes orais tendo recebido tais ensinos que resultaram na elaboração do mesmo. Também é senso comum que tenha sido escrito por mais de uma pessoa.
.

O texto foi mencionado por escritores antigos, inclusive por Eusébio de Cesaréia que viveu no século III, em seu livro "História Eclesiástica", mas a descoberta desse manuscrito, na íntegra, em grego, num códice do século XI ( ano 1056 ) ocorreu somente em 1873 num mosteiro em Constantinopla.
.

Nos escritos da Didaquê, além da catequese e liturgia cristã, o evangelho de Jesus é recomendado. A Didaquê também cita a oração do “Pai Nosso” como sendo “ensinada pelo Senhor” e finda com a afirmação em consonância com o livro Apocalipse , do Novo Testamento, de que Jesus voltará:
.

“ ... conforme foi dito: "O Senhor virá e todos os santos estarão com ele". Então o mundo assistirá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu.” [Didaquê 16:7,8].
.

Nos escritos da Didaquê também são reforçados o batismo no nome do Pai, Filho e Espírito Santo [7:1,3], sendo argumento para os que aceitam a vertente bíblica da Trindade, contrapondo-se a defesa dos não trinitários de que não existiam escritos cristãos do primeiro século que defendessem o batismo no nome de Jesus.
.

A respeito de Jesus, ainda sobre o batismo, diz: “Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor, pois sobre isso o Senhor [Jesus] disse: "Não dêem as coisas santas aos cães".” [9,5].
.

Tais escritos também sustentam argumentos de que existiam escritos do primeiro século apoiando a defesa da tese teológica de que Jesus é Deus.
.

Sobre questões polêmicas como o batismo, adverte para o batismo em imersão; sendo admitido por aspersão na inexistência de água corrente. A Didaquê também acentua a diposição ao jejum por parte do candidato ao batismo e daquele que o vai batizar por cerca de três dias antes do batismo.
.

Nos escritos da Didaquê há uma similaridade quando se referencia hora ao Pai como o Senhor [Didaquê 10] e hora a Jesus como o Senhor [Didaquê 16], o que é aceito por alguns a interposição entre as duas pessoas. Também fazendo a distinção de pessoa chamando Jesus de servo do Pai.[9,3].
.

A Didaquê faz registro da celebração da ceia no domingo (dia do Senhor):
.

"Reuni-vos no dia do Senhor, para romperdes o pão e dardes graças" [Didaquê 14,1].
.

A Didaquê cita diretamente ou faz menção indireta a diversos livros do novo testamento: sendo Mateus, Lucas, I Epístola aos Coríntios, Hebreus, I Epístola da Pedro, Atos dos Apóstolos, Romanos, Efésios, Carta aos Tessalonicenses e Apocalipse.
.

* Apesar da credibilidade dos escritos de cristãos primitivos e de serem em conformidade com a Palavra de Deus, as Escrituras são insubstituíveis e nada pode ser posto em grau de comparação com a mesma!
.
Leia a Bíblia , ela deve ser sua regra de fé e prática!
.
Fonte: .

Leonardo Macambira é carioca, residente no Rio de Janeiro, seminarista, membro da comunidade Blogueiros Evangélicos no site Orkut e editor do blog Marcas de Cristo.
--> Leia mais...

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Blogosfera Evangélica - Antecipando a Maioridade

João Cruzué

UMA vez mais estamos aqui para outra tijolada. O tempo é agora e a oportunidade não pode ser adiada, pois há muita coisa para fazer e ainda não somos muitos apesar de tantos. E vai ser sobre esta contradição que vamos amassar o barro deste tijolo. A blogosfera tem que melhorar. E o tempo é muito curto para tanta necessidade.

FORMADORES DE OPINIÃO
Estamos no início. O que aconteceu nestes dez dias de agosto/2009 vai ficar na história como um divisor de águas. A blogosfera antes de depois do episódio Rozângela Justino. Mas não foi só este caso que me levou a voltar à olaria. Também houve aquela manifestação do jornalista esportivo Juca Kfouri. E aquela ação da Procuradoria da República interessada em retirar os ícones religiosos dos locais públicos. Estes três assuntos fazem parte de um processo único. Formação de opinião.

Quando li o artigo do Kfouri, na Folha de São Paulo a princípio pensei: aí está uma reclamação que tem procedência. Dias depois quando tornei a ler no mesmo jornal sobre a ação da Procuradoria junto ao STF para retirar ícones religiosos dos locais públicos, eu também pensei - tai outra coisa que parece bom senso.

Mas quando a estes dois casos se juntou o terceiro - a publicação pela revista Veja da entrevista com a psicóloga Rozângela Alves Justino, 50 anos, evangélica, da Igreja Batista do Rio, eu parei. Refleti. E cheguei a outras conclusões.

DESCONSTRUÇÃO SOCIAL
Há mesmo em andamento um movimento de desconstrução da sociedade operado por vários formadores de opinião não cristãos. E eu me lembrei de um fato bíblico não análogo, mas que evidentemente tem muito a ver com a pauta. Daniel e seus três amigos quando estudavam cultura e ciência babilônica junto com todos os moços de outros domínios. Esses foram os primeiros a serem consultados para revelar e explicar o sonho do Rei. Não puderam. Da mesma forma eu vejo um mundo ocidental aparentemente em paz. Com uma crise financeira resolvida e um futuro muito promissor pela frente.

E neste tempo de "boas" novas não faltam ateus, gays e escritores para dar seus pitacos e exigir a satisfação de novas necessidades, uma vez que o resto já ficou resolvido. A religião ficou fora da escola. E, concordamos. Os políticos, com raras exceções, são extremamente corruptos. Na história de retirada de ícones religiosos dos locais públicos, na verdade, o que pretendem é desaparecer com a Bíblia dessas repartições. Eu não sou torcedor e nenhum time de futebol, também não acho conveniente um atleta dar glória a Deus depois de um gol apontando o dedo indicador para o alto. Mas, sobre este outro assunto eu mudei de idéia. E se um atleta - não cristão - por exemplo: apontasse com o dedo médio para cima? Acho que o J.K. iria gostar.

E de crítica em crítica vamos aceitando tudo. Aceitando o cheiro de Cristo sendo retirado de todos os lugares. Das escolas, dos órgãos públicos, do movimento cristão entre os atletas profissionais. E, principalmente, a cassação do registro profissional de uma psicóloga cristã, só porque o Conselho fiscalizador é simpatizante com a causa gay e tem fobia de evangélicos. Da cosmovisão evangélica.

OPINIÃO
Então eu percebi uma coisa. Não tempos uma voz que manifeste pública e corajosamente na grande mídia o valor da consciência e do pensamento evangélico. A não ser de vez em quando o Pastor Silas Malafaia, que nem líder de denominação é. E, do trabalho do Senador Magno Malta no combate à pedofilia.

Se a Igreja Católica Romana foi a grande responsável pelo crescimento de uma consciência anticristã por causa da sua triste história das torturas, da inquisição e da desconsideração da ciência, por outro lado a Reforma Protestante trouxe uma consciência de liberdade, igualdade e comunicação.

Liberdade e Igualdade. Atitudes e ações contra a escravidão dos negros africanos. Comunicação pela uso da Imprensa de Gutemberg. Newton, Pasteur e Martin Luther King. Protestantismo não é atraso. É progresso. É fraternidade. O movimento que trouxe de novo a voz de Deus. O avivamento "no meio dos anos" do profeta Habacuque. Ele aconteceu no meio do 2º Milênio.

Não sei se por causa dos 20 anos da ditadura, mas a sociedade brasileira vem aguardando uma resposta às necessidades cotidianas. Como esta resposta não tem sido dada pela Igreja Evangélica, mais preocupada com seu próprio umbigo e convenções do que com um projeto de evangelismo a nível nacional, então o que acontece? Os ateus, os agnósticos, jornalistas, não cristãos, a Revista Veja, os gays, são a voz que a sociedade brasileira está ouvindo. Uma voz anticristã.

A continuar assim, sem dar nenhuma resposta à altura às necessidades sociais em todas as suas camadas, não tenho uma visão de bom futuro para nossa Igreja. Jesus disse, em Mateus 5:13, que se o sal não funcionar, ele para nada mais serve a não ser é para ser pisado pelos homens. Ha igrejas neopentecostais grandes no Brasil. Mas, algumas delas não têm moral para falar ao povo mais instruído da nação, por causa do paradoxo de seus discursos. Por isso ficaram mudas.

CONCLUSÃO
Já estão começando a pisar na Igreja. Cabe a nós blogueiros evangélicos uma grande tarefa. A maioria de nossos blogs, foram criados de 2007 para cá. Já mostramos a que viemos. Mas estamos muito individualistas. Precisamos ser mais coesos. Mais comunicativos uns com os outros. A troca de opiniões, e mesmo as críticas, são muito importantes para amadurecimento e tomada de atitudes. Não podemos ser provincianos e considerar nossos próprios blogs como "reinos" de egoísmo e miopia. Precisamos queimar etapas e ganhar "musculatura", para adquirir uma maioridade responsável. E para sermos ouvidos e lidos, já não podemos escrever qualquer coisa. Birras de meninos. Nossa sociedade está em desconstrução e temos que ter consciência disso, para não ficar perdendo tempo com banalidades ou futilidades. Precisamos conversar mais, dialogar mais, escrever mais, conhecer as opiniões uns dos outros. Não podemos ser "Reis" de um só súdito - nós mesmos. Já aprendemos a andar, mas agora temos que correr. Correr contra o tempo, pois outros estão falando por nós.


SP - 10/08/2009




.
--> Leia mais...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O joio e o trigo

Por Valmir Nascimento Milomem

Outro dia ouvi um debate interessante sobre mídia e jornalismo. Um dos interlocutores disse o seguinte:

A mídia não sabe separar o joio do trigo.

O outro, por seu turno, respondeu:

– Sim, ela sabe. Tanto que acaba publicando somente o joio!

Aquela declaração ficou guardada em minha mente. Pensei, então, na forma como os meios de comunicação trabalham, voltados basicamente para a publicação do joio em detrimento do trigo. Em simples palavras, o foco principal é a publicação daquilo que não possui nenhuma utilidade pública; a produção de matérias cujo conteúdo não agrega valor algum para a sociedade, ou que, pior ainda, traz prejuízos para ela.

Um dos grandes exemplos disso é exatamente a abordagem feita pela imprensa secular acerca da Igreja e da fé cristã. É joio, somente joio! As manchetes, com enorme freqüência, são voltadas para denegrir a imagem dos evangélicos. São matérias sobre líderes, ofertas e, inclusive, sobre políticos religiosos que vacilaram na fé.

Obviamente que, em se tratando de fatos os quais a sociedade precisa tomar conhecimento, a publicação se torna necessária. Entretanto, a questão que fica é a seguinte: e trigo, ninguém publica? Por que não são publicadas matérias acerca daquilo que a igreja cristã faz na ou pela sociedade? Reportagens sobre as ações benéficas produzidas pelos cristãos?

Fé e família

Tais perguntas são necessárias ante a evidente importância do cristianismo evangélico para a sociedade. Vejamos, resumidamente, alguns desses benefícios apontados por Charles Colson (O cristão na cultura de hoje, CPAD).

Enquanto o Estado luta e gasta enorme soma de dinheiro em campanhas contra o uso e o tráfico de entorpecentes, e vê o crescimento estupendo da violência em virtude do uso das drogas, as pessoas que tiveram um encontro com Cristo, por outro lado, estão bem longe desse cenário. Inúmeros estudos descobriram uma relação inversa entre o envolvimento religioso, a dependência de drogas e o uso de bebidas alcoólicas. Mas isso é trigo, ninguém publica.

Também existe uma enorme correlação entre atividades religiosas e a não participação em crimes. Mais ainda, enquanto as penitenciárias possuem um sistema falido de reabilitação do criminoso, a conversão às verdades bíblicas promove a sua plena reabilitação para o convívio social. Mas isso é trigo, ninguém publica.

Diversos estudos descobriram que altos níveis de comprometimento religioso resultam em níveis mais baixos de depressão e estresse. Trigo.

A família é a razão de ser da própria sociedade. Se ela vai mal, a sociedade também o vai. Assim, estudos descobriram um forte ligamento inverso entre a freqüência à igreja e o divórcio. A fé cristã promove a união afetiva entre os membros familiares. Trigo.

Separar e publicar

Em conclusão, a fé cristã trabalha para restabelecer, por meio de Cristo, o homem à condição de imagem e semelhança de Deus e com isso minar as maiores causas dos problemas sociais, tais como violência, criminalidade, uso de drogas e desestabilização da entidade familiar, enquanto o Estado tenta remediar os efeitos dos problemas. A fé cristã vai ao núcleo de todas as mazelas o mundo: a alma do homem.

Portanto, trigo existe. E muito. Só falta separar e publicar!

Fonte: Observatório da Imprensa

Valmir Nascimento Vilomem é Presbítero da Assembleia de Deus; Graduado e pós-graduado em direito. Pós-graduando em Antropologia da Religião. É editor do blog E Agora, Como Viveremos?, criador do blog União de Blogueiros Evangélicos e da (com mais de 4.500 membros agregados).
--> Leia mais...


ESTUDO NO BLOGSPOT MODELO MINIMA

Por João Cruzué/

Introdução: Eu creio que ao aumentar a caixa de textos de um blog, ele pode ser melhor aproveitado, não deixando tanto espaço ocioso na lateral Eu uso o Modelo Mínima do Douglas Bowman. Mas muitos gostam dele. Então, como ainda não tinha estudado o modelo, fiz uma rápida incursão pelos CSS/Html, e percebi que é muito fácil tornar mais largos tanto o o espaço para o Banner quanto a caixa de textos. Por isso fiz o teste , no próprio modelo para sua análise.

1 - Acesso ao Html do Blogspot modelo Minima: Layout/Editar Html - Descer até encontrar as linhas da figura abaixo: elas definem o espaço para um banner mais largo. Como o deste blog. Aumentar de 660px para 955px - para um banner de 940 x 330px. A princípio usei uma largura de 960px. Ficou maior que o Banner. Então fui reduzindo até 955 para ficar bem justo. Header em inglês é o mesmo que Cabeçalho, ou no caso, o espaço para colocar o banner.


2 - Mais abaixo, mudei as medidas de 700px para 955px


3 - Mudar as medidas abaixo - de 660 para 955px . E para enlarguecer a caixa de textos uma alteração de de 410 para 610px. Moleza!


4 - Antes de terminar, vou mostar como se posiciona o Banner ou Cabeçalho . Acesso para troca em: Elementos da Página/Configurar Cabeçalho. Se quiser o banner estreito, então clique também caixinha "ajustar até caber" ou 660px. Se quiser o banner grande (940px) clique apenas na seleção "Em vez de título e descrição"



Espero que tenha gostado - João Cruzué - -




.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Blogando na plataforma Zip Net


A plataforma Zip Net pertence ao portal UOL, que disponibiliza o serviço aos seus assinantes.

Diversos blogueiros cristãos, agregados ao UBE, estão lá. E, alguns dias atrás, uma dessas pessoas fez a seguinte pergunta:

- Como faço para inserir uma lista de indicações de blogs no meu blog?

Sou assinante UOL, então, resolvi criar um blog para pesquisar e passar a informação. Eis o tutorial, para quem tiver a mesma dúvida:

1º - Na entrada do blog existem três opções: blogar, configurar e visitar. Clique configurar.

2º - Ao lado esquerdo da tela encontrará uma lista chamada Ferramentas. Clique em Editar Links.

3º - Na nova página, no centro, encontrará Adicionar Novo Link. E duas caixas de digitação. Na de cima, escreva o nome do site ou blog, na debaixo, o endereço (url do site ou blog).

Exemplo:

• Nome do blog – União de Blogueiros Evangélicos

Url: https://ubeblog.com/
.
4º - Digitados, clique ok
.
5º - Na próxima página aberta, bem no centro dela, clique "republicar blog".
.
Pronto! Veja aqui: http://observacaoacaoracao.zip.net/

Qualquer dúviva ou embaraço, é só perguntar. Dentro das possibilidades as dúvidas serão extintas.
.
--> Leia mais...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Blogs Evangélicos - Perguntas e Respostas. Tira Dúvidas


Blogs - Acenda uma Luz na Internet
para testemunhar do amor de Cristo.


1 - Para blogueiros iniciantes
Autor João Cruzué

Material didático disponibilizado para fomento de publicação de conteúdo cristão na Internet. A Missão da União de Blogueiros Evangélicos é compartilhar conhecimento e tecnologia virtual para que todas as facilidades e gratuidades oferecidas pelas grandes plataformas se tornem conhecidas de toda liderança cristã. Considerando que os recursos virtuais de nossa época ficam disponíveis 24 horas por dia, acessíveis a qualquer lugar do planeta onde haja computador e internet, deixar isto sem repercussão seria desperdício de tempo. E dinheiro.


1 - O que é um blog?

João Cruzué: Blog é um site online. Escreveu, publicou, seu texto fica disponível para qualquer lugar do mundo em poucos segundos. Não é preciso ter um técnico em programação. Você pode fazer tudo sozinho e rápido.


2 - É preciso saber linguagem de programação para editar um blog?

Não. Quando eu comecei a escrever em blogs, há uns cinco anos, não fazia a mínima ideia do que era linguagem HTML. Basta saber digitar. Tenho visto adolescentes de 13 anos publicando blogs.


3 - É difícil criar e escrever em um blog?

No começo, como qualquer outra coisa, você acha um pouco esquisito, pois ainda não está acostumado com a ferramenta. Mas é tudo muito simples. Todas as atividades que você realiza em um blog foram planejadas para o nível mais simples possível. Se você sabe digitar, você vai conseguir publicar textos em blogs.


4 - O que significa a palavra "blogueiro"?

Blogueiro ou blogueira é um neologismo; é a pessoa que publica um blog.


5 - Por que publicar um blog evangélico na Internet?

Há muitas razões. A primeira delas é que se trata de uma ferramenta com um poder de comunicação inigualável. Se você publicar um texto agora, um leitor pode lê-lo em qualquer lugar do mundo. Basta que tenha um computador plugado na rede. Em números atuais, 2,5 bilhões de pessoas já têm acesso à rede.


6 - Existe comparação entre a Imprensa e a Internet?

Assim como Martinho Lutero soube usar a máquina de imprensa no século XIV para imprimir a Bíblia, cujos benefícios tecnológicos vieram até nossos dias, a Internet ou tecnicamente a Rede Mundial de Computadores (interligados entre si) pode levar a Palavra escrita do Evangelho a todos os cantos do planeta.


7 - Quanto custa para se criar e publicar um blog?

Se você tem rede banda larga em casa, não vai custar nada. Se você não tem, conheço blogueiros que publicam suas coisas em lanhouses a R$2,00 a hora. Ou menos que isto. As maiores plataformas de criação de blogs oferecem o serviço sem cobrar nenhum centavo. São elas: www.blogger.com, www.wordpress.com, www.vox.com, além de outras menores.


8 - E quanto à língua portuguesa?

O medo de escrever errado não deve limitar o Blogueiro. O problema pior é ter medo de escrever. Se você tem um propósito com Deus, vai investir no conhecimento da língua. Vai se debruçar sobre uma gramática. Comprar um dicionário... Todavia, existe uma forma bem simples (PROVISÓRIA) de reduzir tais erros. Se você usa o Word como editor de textos, ele possui um corretor ortográfico que não só aponta possíveis erros de ortografia como também possíveis erros de concordância. Eu não publico textos, sem antes levá-los para teste no Word. Investir na língua portuguesa é uma atitude de respeito ao leitor. Deixar de publicar um blog por não saber escrever bem, não se justifica.


9 - Como foi que João Cruzué começou a publicar blogs?

Primeiro, sempre gostei de trabalhar com literatura para evangelização. Mas, não foi este o fator principal. Há cinco anos, quando eu fui digitar a palavra "church" na barra de endereços do navegador (Internet Explorer) esperava que se abrisse o site de uma Igreja evangélica. Não foi isso que aconteceu. Em seu lugar veio o site de uma igreja satanista, com a foto de um bode com chifres e barbicha. Eu me assustei. Não esperava a "surpresa". Depois pensando comigo mesmo cheguei a esta conclusão: como o povo do Senhor é devagar no uso das tecnologias criadas pela inteligência (que Deus deu) do homem. Depois, cheguei a outra conclusão: que a carapuça me servia, pois eu fazia parte deste povo "devagar."


10 - Por que se deve criar e publicar um blog evangélico?

Em princípio, todo crente que tenha erudição ou que goste de escrever deveria publicar um blog. Eu vou além. Todo crente que exerce algum tipo de liderança na Igreja, o faz por uma razão: deve ter uma vocação, uma chamada de Deus. Se ele faz uso da Bíblia para ensinar também deveria escrever. As palavras faladas são boas, mas se elas forem escritas vão ter uso contínuo. Imagine se Deus não tivesse ordenado aos santos que escrevem os livros que deram origem à Bíblia? Existe também outra razão. O mundo publica coisas na internet. Ali se encontra de tudo. Inclusive coisas más. Então, em minha opinião, se a função da Igreja é sal e luz, devemos publicar textos que levem a luz à escuridão dos cativos do diabo e sal para que a sociedade não apodreça e se destrua.


11 - É perda de tempo publicar textos cristãos em blogs na Internet?

Com certeza não! A resposta esta no Livro do Profeta Isaías. "Porque assim com desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." Isaías 55: 10 e 11.


12 - Sugestão de textos para publicação em blogs?

Eu creio que os leitores gostam principalmente de saber o que pensamos e o que estamos fazendo. Não é à toa que o Twitter começa com uma pergunta desse tipo. O povo de Deus é muito rico em inspiração. Também muitos de nós ouvem constantemente a voz de Deus. Isso é importante publicar. Uma das outras razões por que publico em blogs é para testemunhar. Contar as bênçãos que Deus tem me dado. Há uma coisa interessante sobre isso. Às vezes você não tem oportunidade para contar sua bênção na congregação. Pois, use um blog e publique sua bênção e compartilhe sua história em todo planeta. Literalmente.


13 - Que outros tipos de textos pode sugerir para publicar em um blog?

Vamos lá: Poesias, comentários sob a ótica cristã de coisas da atualidade. Refutações de heresias. Apologia da fé cristã. Folhetos evangélicos digitais. Reportagens sobre projetos, acontecimentos, missões, perseguições, eventos futuros e acontecidos, divulgação de notícias de utilidade pública, como da área de saúde por exemplo. Há um leque variado de opções para trabalhar. Sou um ferrenho partidário de que a Internet é um território a ser conquistado pelas lideranças cristãs. Se ela foi democratizada e popularizada para compartilhar conhecimento e distribuir oportunidades não vejo porque Cristo deva ficar ausente. O povo crente no Brasil tem um interesse muito grande em comunicações. Por exemplo, todo pastor seja erudito ou não gostaria ter ou continuar com um programa de rádio. Eu mesmo ja fiz programas de rádio. Então precisamos levar este interesse, esta forma de comunicação em massa também para os blogs na Internet.


14 - É verdade que Barack Obama ganhou a presidência dos Estados Unidos pela Internet?

Posso dizer que sim. Ele ganhou a guerra no terreno das comunicações pela internet. Seus eleitores e colaboradores de campanha vieram da população mais jovem. Da geração que se comunica pela rede. Conseguiu mais fundos, aplicou os recursos em todos Estados e se tornou o primeiro Presidente negro nos Estados Unidos da América. Não estou dizendo com isto que aprovo suas opiniões de campanha, mas afirmando que ele ganhou as eleições porque usou melhor a Internet.


15 - Como faço para aprender mais sobre blogs?

Até o fim do ano a União de Blogueiros Evangélicos vai tornar disponível um Curso completo sobre Blogs. Enquanto isto, há um serviço de suporte publicado por nós em que acessado de qualquer lugar do mundo. Também já existe alguma coisa no endereço onde vamos publicar o curso: . Nesses dois endereços, se você pesquisar com paciência vai tirar muito de suas dúvidas.


16 - O que faz a União de Blogueiros Evangélicos?

A UBE foi criada com uma visão: agregar blogs evangélicos e, depois, compartilhar conhecimento de como blogar e publicar conteúdo cristão na Internet. Hoje, ela possui uma comunidade com mais de 4.000 blogueiros evangélicos. Dentro desta comunidade, você pode trocar informações, fazer amizades, pesquisar estilos e formas de blogagem. Olhando e aprendendo. Além disso, dentro da comunidade da UBE você pode divulgar e aprender a divulgar seus textos através de um Mural que tem por lá. Para fazer parte dessa comunidade você pode se inscrever e aguardar a moderação neste endereço:


15 - O que mais a União de Blogueiros Evangélicos tem a oferecer?

Ela vem oferecendo suporte para que uma pessoa que não saiba como criar e publicar seu blog possa fazê-lo com facilidade. Assim que o blogueiro ou a blogueira é aceita pela moderação, a UBE deixa um texto de boas vindas na sua caixa de recados. Neste texto, entre outras coisas, tem um Manual de Orientações, para que o novo admitido veja com blogar com sabedoria e responsabilidade. Neste manual estão endereços, conselhos, avisos, regras, e a instrução de como colocar o Selo da UBE nas laterais dos Blogs.


16 - De onde são os Blogueiros afiliados na UBE?

A princípio eram somente do Brasil e Portugal. Blogueiros que publicam em língua portuguesa.A partir do início de 2009 isso mudou. Agora já estão conosco muitos irmãos dos países de língua espanhola da América Latina. Argentinos, uruguaios, chilenos, salvadorenhos, panamenhos, venezuelanos, colombianos, mexicanos, etc. Temos também blogueiros que publicam em língua portuguesa, de Angola e Moçambique na África.


17 - Conclusão.

Se a Internet nos traz uma oportunidade de publicar a palavra de Deus a custos baixíssimos, para não dizer de graça, precisamos entender que, hoje, é possível deixar a palavra de Deus disponível em todas as nações. Penso que esta tecnologia nos foi dada aos homens por Deus, para que o mundo inteiro seja evangelizado. Quem tiver sede vai achar Deus de alguma forma na Rede mundial de computadores. Blogs não substituem a função da Igreja. Blogs servem para ensinar, evangelizar, refutar, informar bem, etc. A Igreja opera no mundo real. O batismo deve ser real. A visita deve ser real. O pão e o vinho da ceia devem ser reais. O amor deve ser real. O discipulado deve ser real. Da mesma forma que uma bíblia não substitui as funções da Igreja.


Espero que tenha gostado.


Irmão João Cruzué -
SP - 03.08.2009

.

--> Leia mais...

<< 09/2009 - 10/2009 07/2009 - 08/2009 >> Início

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP