domingo, 28 de setembro de 2008

Dicas para blogar



1 - TRABALHE SUA CRIATIVIDADE.

Um blog precisa de conteúdo e personalidade. Eu sei que no começo é um pouco mais difícil, pois um blogueiro não nasce pronto. Minha experiência e intuição pessoais me diz que você sofre um processo de lapidação com o passar dos anos. Se é dedicado, vai agregando valor e qualidade ao conteúdo de seus próprios textos e com isso vai obter a fidelidade dos leitores.
.
A pior forma de começar é a cópia. Refiro-me a cópia constante de trabalhos alheios,com o propósito egoísta de levar vantagem. Quando diante de um texto excelente escrito, por um colega e amigo nosso, um das formas de incentivo ao trabalho dele é primeiro uma comunicação: Fulano, fiquei encantado com o texto que você escreveu e daqui a alguns dias pretendo postá-lo também em meu blog, tudo bem?". Eu creio que se eu recebesse um comunicado assim, isto seria muito apreciado. Este tipo de cópia, esporádica, não é "sanguessugice", porque trata-se um propósito de honrar e incentivar o trabalho de um colega.

Se você foi ousado(a) o bastante para criar um blog, o melhor caminho a tomar é investir na sua criatividade. Porque a criação depende da inspiração. A inspiração vem do esforço; o esforço leva à prática; a prática produz à experiência; a experiência traz consigo o bom senso. Tudo isso: inspiração, esforço, prática, experiência e bom senso, juntos, vai desenvolver a sua criatividade.
É difícil? Apenas o começo. Costumo fazer uma analogia: um veículo para atingir a velocidade de 100km p/h, primeiro, ele tem que ser ligado; depois vêm a seqüência no câmbio: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª marchas.

2 - LÍNGUA PORTUGUESA

Quero sugerir a leitura de bons livros de autores brasileiros consagrados, para melhorar na construção de textos, ajudar na ortografia e principalmente quanto à acentuação de palavras. Por exemplo: Machado de Assis. A segunda sugestão é tão boa quanto esta. Se você digita o texto direto no Blog, antes de publicar, copie seu texto no WORD para obter uma ajuda do Corretor Ortográfico.

3 - PLANEJE SUAS POSTAGENS.

Meu foco de blogagem na Internet são os textos de mensagens bíblicas que venho escrevendo. Mais dias, menos dias, elas estarão publicadas em livros. Tenho orado por uma oportunidade assim. Á medida que escrevo e estudo um pouco mais do português, eu sempre volto aos textos antigos para revisá-los, tanto na ortografia quanto nas clareza e concisão. Entretanto, para atrair mais leitores às mensagens bíblicas, uso de uma estratégia: publico reportagens de assuntos atuais. Transformei o Blog Olhar Cristão em uma "revista". Aprendi com o "mestre cuca" de minha casa, que cozinha muito bem: a minha esposa. Além do trivial arroz, feijão e salada, ela adiciona a mistura e os temperos. Mensagens bíblicas, o meu trivial, creio, são como copos de água. Depois do segundo copo, o sedento já está satisfeito. Daí eu preciso de mistura e dos temperos.

4 - COLOQUE TÍTULOS CURTOS E EFICIENTES.

Escolha cuidadosamente os títulos de suas entradas. Pelo menos três palavras chaves que resumam o texto devem estar ali. Se você quiser que seus textos ocupem as primeiras páginas do serviço de busca do Google, comece a pensar nisto. Mesmo tendo um blog pequeno em comparação com as mídias nacionais, é muito provável que ao pesquisar sobre assuntos religiosos, você depare como seu blog nas primeiras páginas do maior "buscador" da Internet. Basta blogar com constância e nomear os textos com títulos objetivos.

5 - DIVULGUE LINKS DO BLOG

Sites de relacionamento social, como o Orkut e o Friendster, estão cheios de comunidades e perfis de usuários. Sem exagerar, de vez em quando crie um tópico com umas cinco linhas de uma Post como chamariz. Deixe o link do título para levar ao seu blog. Cuidado com sua ... divulgação no Orkut. Não exagere. Os excessos podem fazer com que seus leitores em potencial fiquem com raiva do seu blog.

6 - ENFRENTANDO A MÍDIA

Eu costumo usar a estratégia de publicar uma reportagem "quente" em quatro blogs ao mesmo tempo. Uso o blog principal e, no outro dia, copio a mesma entrada em outros três blogs satélites. Mudanças apenas no título. Assim multiplico por quatro as chances de ir para a primeira página do serviço de buscas do Google. Como disse aquele príncipe alemão, o velhinho do filme Lutero: Se você decidiu lutar, é porque deve ter decidido, também, vencer!

Resultado obtido pela conbinação dos itens 3, 4 e 6
Data: 29.09.08 - dois blogs satélites nas duas primeiras posições no serviço de buscas do Google - entre 63.700 textos. Incremento de visitas em três dias ( sábado-27, domingo-28 e segunda- 29/09/08) acima de 50%.

Compartilhando minhas técnicas e estratégias de blogar.



UBE - União de Blogueiros Evangélicos

.
--> Leia mais...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Seis razões para não desistir de blogar

.
João Cruzué

Entendo que é muito importante deixar aqui alguns comentários sobre a importância do Blogueiro Cristão não ceder ao desânimo ou desistir de publicar seus textos. Com uma experiência de quatro anos blogando, como um dos irmãos mais "velhos" usando esta ferramenta digital, quero apresentar seis razões para que você continue a editar seu blog. >>Continua
--> Leia mais...

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

UBE - Planejamento 2009


IRMÃOS BLOGUEIROS

A UBE - União de Blogueiros Evangélicos possui hoje mais de 1.000 blogueiros afiliados e crescendo. Depois de orar mais um pouco, concluímos que podemos avançar juntos para objetivos maiores. O que nos une é Cristo e o objetivo dele é também o nosso: "Ide por todo mundo e pregai este Evangelho". Alguns de nós de forma direta, outros engajados em projetos culturais, educacionais, sociais - mas todos com o bom cheiro de Cristo.

É uma surpresa muito boa para nós esta oportunidade de união de tantos blogueiros vindos de muitas Igrejas protestantes. Se é Deus quem nos uniu, e já que demos o primeiro passo juntos neste projeto, por que não experimentarmos o quanto podemos fazer se caminharmos a milha inteira?

Ouvir mais de mil blogueiros é uma tarefa extenuante, ainda mais se considerarmos que aqueles que servem na adminstração da UBE têm seus afazeres cotidianos e apenas estão aqui durante suas horas de descanso. Mas apesar de bastante trabalhosa, também é uma tarefa muito agradável, pois sabemos que estamos servindo a um propósito maior e levamos isto muito a sério.

Dito isto, queremos comunicar que a partir do mês de outubro estaremos elaborandoo planejamento de trabalho da UBE para 2009. Aos que quiserem contribuir com sugestões podem fazê-lo enviando email para: .

Obrigado,


UBE - União de Blogueiros Evangélicos



.
--> Leia mais...

domingo, 21 de setembro de 2008

TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE BLOGS

A blogosfera continua ganhando espaço acadêmico. Veja alguns links com trabalhos publicados e constantes do acervo do Domínio Público.

A escrita em blogs na constituição do sujeito adolescente - Priscilla Sant`Anna Cairoli Lopes

A interpessoalidade em blogs sob a perspectiva sistêmico-funcional - Marly Caroline Moreira-Ferreira

Circuitos comunicativos e construção da cidadania no ciberespaço: tramas do sentido em narrativas de weblogs - Adriano Warken Floriani

Comunicação virtual: uma análise contrastiva da linguagem de blogs de adolescentes e de adultos à luz da Teoria Semiolingüística - Fernanda Borges Ferreira

O acaso do discurso, o discurso do acaso : práticas de escrita de si nos blogs - Maria Do Carmo Rocha Matos

Quando se perfaz um dispositivo confessional, a palavra escrita se desvela e o corpo revela-se: análise de discursos sobre a corporeidade de anoréxicas que fundam weblogs vinculados ao movimento - Giselle Mânica

A produção escrita em língua inglesa nas interfaces papel e blog - Elisabeth Pacheco Lomba Kozikoski

Análise de interações verbais em um blog jornalístico: possíveis relações de controle entre jornalista e leitores e leitores entre si - Maria Auxiliadora de Lima Wang

Blog (Coleção conquiste a rede) - Ana Carmen Foschini

Comunicação e complexidade: conhecimento, cotidiano e poder dos blogs - Luiz Antonio Paim Gomes

Teoria do polissistema : do folhetim ao blog, o polissistema literário brasileiro soba a interferência da internet - Maurício Alves da Costa

Transfigurações do humano na cibercultura: a análise de um blog que não coube em si - Kleber Jean Matos Lopes

Uso pedagógico do blog no ensino-aprendizagem de espanhol. Elaboração e avaliação de uma tarefa - Heloiza Helena Lanza

--> Leia mais...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Blogues. Futuros livros? Livros. Futuros blogues?

Na última Bienal do Livro, em São Paulo, a editora Mundo Cristão publicou a obra O Que Estão Fazendo Com a Igreja, do Rev. Augustus Nicodemus Lopes. O livro é uma compilação de posts do Blog . Os capítulos são posts, sem nenhum acréscimo de textos e, é claro, com a omissão dos comentários.
Quando estava no lançamento, pensei se valeria a pena comprar um livro que li por meio do blog. Pensei e comprei. Comecei e li todo o livro com uma nova impressão: ler blog e um livro não é a mesma coisa, apesar de que o texto seja o mesmo, sem nenhum acréscimo, a minha relação de leitura é diferenciada!
A experiência dessa leitura foi interessantíssima, pois a aproximação com a materialidade dos textos é única... A "aura", ou seja, o contato e relação com a estética de um objeto singular (meu exemplar), como definida pelo crítico alemão Walter Benjamin, corresponde à diferença abissal entre ler os posts no blog e os capítulos no livro, mesmo sendo o mesmo conteúdo.
No livro, sou eu e o texto; no blog, sou eu e o mundo; no livro não há contador de visitas; no blog, existe uma fome por audiência. O livro é conversa pessoal, o blog é palestra em auditório. O blog apresenta o blogueiro, o escritor apresenta o livro. Portanto, existem diferenças...

Blogues com as novas tecnologias, os assassinos dos livros?

Muito se apregoa que o livro morrerá diante das novas tecnologias. É... Talvez sim, talvez não! Mas interessante do que essa profecia de morte é ver um blog tornando-se livro e a leitura dessa obra ser mais prazerosa do que o blog!
Na Bienal também vi livros em formado de áudio, mas tal inovação não me chamou a atenção e nem vi amontoados de pessoas em cima daqueles best-sellers de MP3! Em compensação, a internet já tirou muitos leitores de jornais, revistas e certamente de livros.
É claro que esse apego com livro seja coisa de uma mente cartesiana, com resquícios de um método de leitura antiga e tradicional. Enquanto insistimos com uma tradição milenar, hoje o mundo multiplica-se em informações e velocidade.
As crianças de hoje não são geração “Sessão da Tarde”, como a minha, onde aprendemos e crescemos do lado da TV e vídeos games de cartucho. Hoje, as crianças já entram no universo da internet e cada vez mais estão aprofundadas nas novas tecnologias. A minha geração (Anos 80 e 90) era conhecida pelo seu apego com a TV, mas essa geração 2000 nasceu com a internet pop. A TV não conseguiu acabar com os livros, só diminui a leitura dos “alfabetizados”, enquanto isso, a internet tem seu lado de leitura e escrita... A internet tem mais poder sobre os livros do que a televisão!

Conclusão:

Então, será que as nossas tecnologias conseguiram acabar com os livros? É bem provável que não, pois ler livros é estilo de vida. Os blogues não devem ser vistos como os “demolidores” daquele “conjunto de folhas impressas ou manuscritas reunidas num volume”. Não, o blogue não veio para destruir, mas para complementar! Veremos ainda, muitos livros tornando-se blogues e muitos blogues tornando-se livros, e eis aí uma parceria interessante, pois teremos a leitura de um mesmo texto por dois ângulos.

Gutierres Siqueira
é colaborador da UBE e editor do .
--> Leia mais...

BLOGAGEM COMPULSIVA: QUANDO NEM NA LUA DE MEL O DESEJO DE BLOGAR É CONTROLADO


"Não é apenas o tempo que determina o vício. Ele ocorre se você deixa de lado sua vida social, profissional ou familiar em detrimento da internet" (Leia em Folha Online)

Quando nem na lua de mel o blog é deixado, é porque a coisa saiu do controle!
--> Leia mais...

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Promoção BLOGAGEM COLETIVA - Blog vencedor

Amados, o blog sorteado na promoção Blogagem Missionára UBE foi o blog Adoração Sem Limite. Já estamos entrando em contato com o responsável pelo blog para acertarmos o envio do prêmio.
*
No kit que o ganhador estará levando, que consta do livro Missões: O Desafio Cotinua, de Ronaldo Lidório, e de um exemplar da revista da Missão Portas Abertas, estamos agregando ainda um exemplar da revista Atitude Missionária, publicada pelo DEMCongregacional (Departamento de Evangelização e Missões das Igrejas Congregacionais).
*
Lembramos a todos que, embora o prazo para participar do sorteio já tenha expirado, você pode ainda participar da blogagem, e ter seu link inserido aqui. Então ainda é tempo de meter mãos à obra!
--> Leia mais...

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP