quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Blogs Evangélicos e o perigo da vala comum

.

João Cruzué -

A visão inicial que tive sobre o uso de Blogs por líderes evangélicos não mudou.

A partir do dia que digitei a palavra "church" no navegador, há cinco anos, e veio uma página de uma igreja satanista, fiquei admirado com a letargia dos líderes cristãos. Depois, conclui que eu fazia parte dessa liderança. Daí comecei a me interessar por blogs e preparei-me para publicar conteúdo cristão.

Hoje temos milhares de blogueiros evangélicos, muitos dos quais tiveram nosso incentivo e dicas para blogar. Somente em 2009, esta UBE cresceu de 1.300 para 6.000 blogs associados. O que seria motivo de satisfação na verdade tem me preocupado, pois o foco inicial está sendo desvirtuado.

A vala comum de um blog não cristão hoje é a fofoca. A grande maioria são donos de castelos de areia. Não criam nada, não fazem nada na vida real a não ser criticar e falar mal dos outros. Com raras exceções. Alguém até já rotulou os blogs evangélicos de fofoqueiros, naturalmente porque não é unanimidade entre eles.

Pois bem, se for para escrever textos não construtivos, que assustem o leitor e ponham mais descrédito à Igreja evangélica é melhor pensem duas vezes antes escrever.

Um blog evangélico que só trabalha apenas com posts ácidos e opiniões rasas só é comparável àqueles pregadores de praça com pouca sabedoria e muito radicalismo. As pessoas passam se assustam. A impressão que elas adquirem é que TODOS os evangélicos devem desequilibrados, pela imagem de um mau pregador. Eu não sou contra as pregações em praças. Já preguei e ganhei almas ali. Mas que tipo de imagem alguém faz de um pregador que grita e usa um cinto de couro dobrado na mão, em atitude de ameaça aos que passam?

Assim também acontece na blogosfera evangélica. O fato de ter um blog e publicar não significa ser livre para escrever o que quiser. Do tipo ningué m manda em mim, e escrevo o que quero. É tempo de repensar de crescer e fazer planos. A fama pela fofoca ou por críticas gratuitas em nome da defesa da fé se parece como a parábola da roupa invisível do rei.

O conteúdo que eu gosto de ler e que por ele vale a pena reverberar é o mesmo que encante e cative a atenção de um leitor comum. Entre a fama descartável e o conteúdo construtivo, eu prefiro o segundo. Mesmo que ele não faça um contador de visitas quebrar.

É tempo de cativar, de fazer planos mais altos, de fugir da vala comum. De que vale um blog cujos posts são assinados por alguém que não tem mais o respeito de seus leitores?

É preciso blogar com excelência, com consciência, sem ter vergonha do Evangelho. para não cair na mesma vala dos blogs de fofoca ou dos apenas repercutem assuntos ruins.

Eu ainda creio em uma blogosfera evangélica positiva, construtiva e séria. A receita para bons formadores de opinião. Menos que isso, não é aceitável.



13 Comentários:

22 de janeiro de 2010 12:38

Glória a Deus! Fico feliz pelo seu posicionamento.
Acho que blog hoje virou trincheira, virou motivo de escândalo e perseguição. A liberdade foi substituída pela libertinagem, pelo interesse próprio.
Faço questão que a verdade seja exposta. Que o pecado seja banido... Mas muitos blogs “apologéticos” estão denegrindo, caluniando e escandalizando.
É uma verdadeira vergonha!
Existe blog pra tudo. Existe verdade pra tudo e pra todos os gostos.
Existe blog exclusivo contra os pentecostais. Existe blog exclusivo contra os assembleianos. Blog contra pregador, cantor e etc...
Enquanto estamos lutando contra nós mesmos o inferno está investindo contra a igreja. Enquanto estamos interessados em “analisar” cada palavra do pregador e cada letra de hino os muçulmanos estão trabalhando e ganhando pessoas e espaço.
Estamos lavando a roupa suja ao vivo e a cores.
Os filhos das trevas estão sendo mais sábios que os filhos da luz...

22 de janeiro de 2010 13:12

Cris,

Você preencheu as lacunas daquilo que eu evitei de mencionar.

Como sou um dos mais antigos blogueiros evangélicos brasileiros na WEB, e um dos que mais tem lutado, junto com o Irmão Eliseu para que o máximo de lideranças adquiram o conhecimento do uso de blogs para publicação de conteúdo, não tenho vergonha de expor minha opinião.

Mesmo que agrade esta é minha opinião. E fico feliz por saber da sua posição.

João Cruzué

.

22 de janeiro de 2010 15:02

Prezado João.

Eu concordo plenamente com seu texto, mas, sem querer ser pessimista, fará afeito em poucos.

Não que o texto não produza bons frutos, mas o problema, é que a cabeça das pessoas parecem ser de pedras, não refletem na verdade do seus textos.

E pior, a blogosfera anda por um lado complicado, porque a "elite" dos blogueiros a conduzem assim, por acaso você já viu os blogueiros que na maioria são pastores, reconhecerem seus erros de crítica?

Eles são os princípais que promovem a discórdia, críticas em cima da crítica e não de posturas, críticas por meio do corporativismo, e não pela verdade de Deus, falatórios e fofocas, etc. Entre muitos, eles são sim os principais.

Recentemente publiquei em meu blog um texto sobre o corporativismo de alguns falando sobre , onde é mais fácil condenar a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória financeira pelo fato de ser da editora do Silas Malafaia, opositor da gestão atual da CGADB do que condenar a Bíblia Dake, sendo que as duas são de muito conteúdo erético.

As vezes meu irmão, penso em sair dessa tal blogosfera cristã por conta de todo esse joguinho sujo de alguns, sem contar as fofocas e artigos difamatórios, que em si, não trazem crítica reflexiva alguma.

Ainda sim continuo aqui, pois aprendi de você e ainda estou aprendendo com quem tem seriedade, e que, mesmo que eu venha a errar em algumas coisas, minha intenção é a melhor, e como aprendiz, posso até errar, mas preciso preservar minha consiência diante de Deus.

Deus te abençoe pelo texto, vou reproduzi-lo em meu blog também.
A Paz e um abraço!

22 de janeiro de 2010 16:20

Amado Irmão.

Tuas palavras expressam uma realidade e cabe a nos lutarmos pela unidade debaixo do sentir de Cristo.
Quando criticamos e fofocamos nos colocamos no lugar dos hipócritas, que não enxergam a trave no próprio olho.
A crítica é válida e necessária quando estamos na frente do espelho, porem, a referencia para sermos auto-críticos vem do bom estudo da palavra e eu acredito que os blogs evangélicos deveriam investir puramente nisto.
Somente assim iremos amadurecendo e discernindo entre o que é do Senhor e o que não é. Somente assim teremos condições de ajudar em vez de criticar ou fofocar.

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? (Mt 7:3)

Seguindo os pensamentos da Irmã Cristiane, enquanto os blogs se dividem em grupos o inferno comemora.

Que Deus lhe abençoe querido Irmão João.

Conte com o apoio deste novato.

22 de janeiro de 2010 22:16

Caro Cruzué:

Respondendo publicamente o seu email, ao qual sinceramente agradeço, graças a Deus me encontro plenamente restabelecido e já envolvido no trabalho desde outubro, apenas cumprindo os exames de rotina.

Deus nos permite passar por certas experiências, como a que experimentei com a enfermidade, que nos amadurecem como cristãos e nos livram de certas amarras, como os caprichos humanos, para aproveitar bem o tempo de acordo com os princípios bíblicos e não com as conveniências.

É dessa forma que pretendo viver os anos que Deus ainda me der, à luz de 1 Coríntios 10.31, lutando para não me render aos oportunismos, às vaidades pessoais, aos comportamentos que nós mesmos condenamos nos outros, mas repetimos em nossa experiência pessoal.

O irmão falou no email sobre projetos. Há alguns meses escrevi que lançaria uma campanha através do meu blog. Deixei a ideia amadurecer e creio que mais alguns dias vou torná-la pública. Não é nada inédito, mas como idealista que sou acredito que pode mudar a feição da igreja brasileira.

Por fim, parabéns pelos comentários nos blogs do pastor Altair Germano e pastor Carlos Roberto. Trouxe um pouco de luz sobre o que pode estar acontecendo nos bastidores.

Abraços e espero encontrá-lo qualquer dia desses.

22 de janeiro de 2010 23:13

GRAÇA E PAZ JOÃO,
mano, concordo com cada palavra, ponto e vírgula do que vc disse.
sou noovo na blogosfera, faz apenas 5 meses que criei meu blog, e fiquei chocado ao conhecer blogs que ao invés de levar uma palavra de de vída de edificação ao mundo e ao corpo de Cristo, se levantam com ofensas e críticas sarcásticas a
outros pastores e líderes.
achei isso um absurdo,
soldados da nossa tropa lutando contra nós, é assim que os ví.
esses blogs conseguem mesmo uma boa audiencia, mas a troco de quê?
muitos irmãozinhos novos na fé ao lerem blogs como esse acabam desviando.
que esses 6 mil blogueiros se levantem afim de levar vida e não morte , de ser tempêro do mundo e não se misturar a ele.

parabêns , um grande abraço.

23 de janeiro de 2010 00:43

Em abril do ano passado eu criei um blog para o grupo de jovens do qual participo e postei alguns estudos bíblicos relacionados à leitura que estávamos fazendo em conjunto. Desisti depois de alguns meses, porque não estava dando conta de manter os estudos desse blog e os textos do meu blog pessoal. Realmente, não dá pra fazer uma coisa mais ou menos. Hoje, meu blog principal conta com assuntos variados, livros, filmes, músicas, cosméticos, dicas de informática e estudos bíblicos. Enquanto uma resenha de filme é feita em poucos minutos, levo dias ou até semanas pra alcançar o objetivo de um estudo e publicá-lo. Prefiro assim, pois quando falar alguma coisa, quero ter certeza, baseada na Bíblia.

Conhecemos muito pouco da palavra de Deus, é esse o problema. E, pra complicar, ainda a distorcemos conforme a nossa vontade. (Digo "nossa" da igreja em geral). E acho que na blogosfera evangélica esse problema se manifesta de diversas formas. Uma - a que mais me indigna - são os blogs difamadores, cujos donos ao invés de estudar e pregar a palavra se dedicam a falar mal dos outros. Outra manifestação, são estudos muito longos, mas superficiais e repetitivos. Não basta conhecer todos os versículos sobre determinado assunto, tem que saber estruturá-los de forma que o leitor seja instigado a continuar lendo. Honestamente, eu não tenho um pingo de paciência pra ler esse tipo de texto.

Fica na paz!

23 de janeiro de 2010 15:34

Querido Irmão, Paz de Jesus.
Meu Irmão no meu blog o contador de visitas anda lento, mas não importa, nele voce só lera mensagens que edificam, é assim que deve ser um blog evangelico, ou pelo menos deveria ser.Meu Irmão somos 6,000 blogueiros, cada um tem no minimo 10 seguidores, se postarmos palavras edificantes, estes 10 comentarão com outros 10 e mais 10 .... no final quantas almas terenos alcançados, com a mensagem de vida que gera vidas.
Por favor continue, A sua inteligencia natural aliada a capacitação do Espirito Santo deve ser sempre usada em favor dos pequeninos.Deus o Abençoe.

23 de janeiro de 2010 21:29

.

Réplica: Mercymery

Oi minha irmã, a Paz de Cristo.

Obrigado pelo comentário.

A UBE tem sim, mais de 6.500 blogs agregados. Mas blogueiros são pessoas culturalmente individualistas. Cada cabeça pensa de um jeito, e nunca em unaminidade.

Por isso nosso trabalho é mais didático, fomentador, incentivador e dificilmente será corporativo.

Mesmo assim é compensador ter um cristão formando opinião na WEB do que um incrédulo e ímpio.

Seria muito bom que todos os 6.000 seguissem sugestões, mais isso tem um lado ruim: vulnerabilidade. Nossa força esta na diversidade intelectual e não no cabresto.

Não sei se me expressei direito, mas esta é a realidade da UBE. Nós ensinamos e incentivamos o uso do blog para publicar conteúdo cristão. Nossa missão.


Com respeito,


Irmão João.


.

23 de janeiro de 2010 23:35

Meu querido Irmão, não pensei em imposição e sim concientização.Eu sei que e um universo de 6500 pensantes só o Espirito Santo pode atuar.Paz

24 de janeiro de 2010 12:05

Prezado Amigo: Fiquei muito feliz ao ler esta matéria. Certa vez falei neste nível e espírito de raciocinio, e um irmão não me entendeu, refutando com isto de que "o pecado deve ser denunciado...". Logo, tomando todas as precauções necessárias comentei sobre a má interpretação da "Prosperidade", não atirando contra uma certa Bíblia comentada; certo, me indignei ao ver o meu cometário sendo banido somente por ter sido bíblico, embora jamáis ofensivo. O afetado avançou ao ponto de falar-me da Justiça dos homens. Fiquei muito triste. Os de o povo de Deus ficamos no tempo. Fálta-nos ser mais refletivos, tolerantes, compreensivos e justos. Eu sou da opinião que a UBE BLOG deveria selecionar escritores, jornalistas, profissionais, pastores e líderes com formação, e missionários que passem pela mira da Direção antes de publicar os seus escritos ou blogs, e deixar os comentarios para os leigos. Olha! Se entre os ministros tem aqueles que acham porque tem trajetória podem dizer o que querem,imaginemos a Babilônia nas mãos de crentes sem disciplina, sem formação, sem maturidade, e sem amor...

24 de janeiro de 2010 12:22

.

Réplica ao Irmão Tito.


Pastor Tito, tenho o maior respeito pelo senhor e pelo seu ministério.

Tudo o que o senhor disse é puro bom senso.

Mas uma coisa deve ser levada em conta: Para selecionar, primeiro é preciso plantar e observar aquilo que cresceu. Não dá para conhecer antes.
É como a parábola do trigo e do joio.

Não fui eu quem moderou seu comentário, mas peço desculpas pelo seu desapontamento. De vez em quando temos que recusar algum comentário, mas não é nada pessoal. Eu também já tive minhas coisas censuradas e expressei minha indignação e não gostei.

Mas faz parte da vida digital.


Um grande abraço de seu amigo e irmão,


João Batista Cruzué/UBE


.

24 de janeiro de 2010 12:25

Prezado Amigo:
Gostei muito desta Matéria. Certa vez escrevi e publiquei uma matéria neste mesmo nível e espírito de raciocínio, e um irmão me mal interpretou, argumentando que “o mal deve ser denunciado”. Logo, noutra oportunidade, sem me posicionar contra o Comentário de certa Bíblia de Estudo, o afetado falou-me até de levar-me à Justiça dos homens, e ficando muito triste, preferi calar. Nós, povo de Deus ficamos no tempo. Creio que foi o Romanismo que nos obrigou nascer e crescer sob a tal de “tolerância” intolerante, que só cria intolerâncias maiores ainda. Sou da opinião que a UBE selecione verdadeiros escritores, jornalistas, profissionais, ministros e missionários que não priorizam a sua trajetória senão a Verdade e o Amor de Deus, enquanto os leigos deveriam ficar livres para os comentários, apenas. Que cada “aspirante” a blogar ou postar matérias coloque a disposição dessa Direção seus blogs, e trabalhos para análise e aprovação ou não. Pois, se até ministros se acham no direito de falar o que não edifica tão somente pela “trajetória” e de publicar os seus ídolos em fotos, imaginemos a Babilônia que edificarão os leigos de nosso povo.
TITO BERRY
Apóstolo

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP