domingo, 15 de fevereiro de 2009

Ética cristã na arte de blogar


Caixa preta
João Cruzué*

Texto revisado
Disse o Apóstolo Paulo "Todas as coisas me são lícitas, mas nen todas elas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma". ICor. 6:12. Irmãos, achei oportuno deixar por escrito alguns princípios éticos que podem nortear nossa conduta e moldar nossa cultura no uso desses maravilhosos espaços digitais chamados BLOGS. Com humildade venho dizer que pelo fato de estar blogando há ao menos uns cinco anos, não me arvoro no direito de conduzir o arbítrio de quem quer que seja, mas diante de uma oportuinidade não quero ser omisso quanto a certas coisas.


Sobre tudo
o que devemos respeitar, penso que em Mateus capítulo cinco pode estar nosso código de ética. Três coisas ali chamam-me a atenção mais que as outras - Paz, sal e luz.

Se somos mesmo cristãos, por conseguinte, temos uma responsabilidade pessoal com o SENHOR. Blogamos para fazer a diferença, para somar, para não perder tempo com querelas miúdas. Bom seria se nossos visitantes sempre encontrassem assuntos construtivos, alegres, que surpreendessem e cativassem. Considerando isso, alguns tipos de postagens e comentários que agredindo igrejas ou líderes religiosos podem, em um primeiro momento, nos dar satisfação. Por outro lado aquilo que alimentou seu ego pode gerar repúdio aos leitores não cristãos. Blogs e sites estão sujeitos à Lei. Você pode não aceitar o credo de uma Igreja ou a forma como aquele outro pastor lida com dízimos e ofertas, mas tenha cuidado: o espaço digital não é regido pela sua consciência ou conveniência, ele deve obediência à Lei
. Então saiba como se portar e comportar dentro da Rede Mundial de Computadores.[]

"Bem-aventurados os pacificadores, pois eles serão chamados de filhos de Deus. Não estamos aqui para derramar "gasolina e acender um fogo" sobre pessoas e instituições. Isso compete aos têm prazer em ver defeitos e enxergar heresia em tudo, se arvorando em críticos e fiscais a serviço de não sei quem. Estamos aqui para construir algo. Um blog pode evangelizar em qualquer lugar do mundo, por exemplo através da língua inglesa. Se perdermos o nosso tempo postando picuinhas ou pequenas diferenças de liturgia ou de credo, além de afastar as palavras de Deus, vamos nos transformar em homens e mulheres vazios, secos, causadores de asco e preconceito de visitantes.

Os olhos do mundo estão atentos ao que escrevemos. Uma leitura de nosso testemunho pode ser depreendia de nossos textos. Não é suficiente se autonomear cristão, é preciso agir como tal. Editar um blog não é o mesmo que brincar de escrever. Blogs são públicos e estão diante dos olhos não só de pessoas comuns, como de autoridades. Mesmo que você delete um blog, ou um post antigo, o cache dele ainda continua público por um bom tempo. Todo cuidado é necessário. Precisamos nos modar a uma cultura do respeito e ter uma consciência da realidade.

"Vós sois o sal da terra ... Vós sois a luz do mundo. O sal serve para conservar e dar um tempero, equilíbrio. A Luz é muito necessária hoje, quando bilhões ainda estão nas trevas. Então vamos ter o devido cuidado de, antes de escrever alguma coisa, fazer aquela pergunta à nossa consciiência: isto é edificante? Vai alegrar a alma de alguém? Não coloquei um peso excessivo nas palavras? por ventura não estou difamando pessoas? Em tempo de tantas notícias ruins, penso que já existem outros portavozes para transmiti-las.

A Bíblia é muito clara para certos assuntos. Existe a forma pessoal e a forma pública de discordar de alguma coisa. Posso trabalhar com este versículo: em Mt. 18:15. "Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão", para empregar uma analogia. Sob a ética cristã baseada na Bíblia, nossa manual de fé e prática cristãs, se você não concordar com a opinião de um blogueiro irmão, o melhor foro para replicar sua discordância não é o comentário no rodapé de um blog, pois é um lugar público. É mais respeitoso e ético enviar-lhe um email pessoal, dizendo tudo o que acha, pois é uma comunicação privada. Se a blogosfera evangélica está apenas começando, que comece com fundamentos bíblicos. Naturalmente há críticas e críticas. Estou falando daquele tipo de crítica dura que você não gostaria de receber publicamente. Uma vez que não goste, também é melhor não fazer.Use o email.

O fato de ter um blog e meu pastor não, isso não me dá qualquer direito de pensar que sou o rei da cocada preta. É bom que fique bem claro: existe evangelização digital através de blogs, sites e emails - e funciona. Entretando a Igreja cresce e opera no mundo real. Um blog não substitue um pastor, nem uma postagem uma visita pessoal. Blogs e sites cristãos são ferramentas para se ganhar almas, mas não são eficientes para congregá-las, batizá-las, discipulá-las na vida real. Uma alma ganha e integrada na Igreja da vida real, vale mais que 1.000.000 de visitas provenientes de 200 países diferentes. de qualquer blog.

Não existe amor cristão digital. Evangelho é interação com pessoas. Você pode até começar na forma digital para semear, mas esta semente não vai brotar no mundo digital. Ela é uma pessoa de carne e osso que precisa de uma Igreja real, com irmãos e amigos, para ampará-la durante as fases de neoconversão, discipulado e na maturidade.

Um blogueiro evangélico, não pode usar um espaço abençoado e gratuíto desses, para difamar, blasfemar, caluniar, expor pessoas ou instituições por mesquinharias ou vingança. Se ele tiver o Espírito de Deus vai trabalhar com coragem, amor e equilíbrio. IITim 1:7


Por que a foto da caixa-preta? Os blogs são públicos; qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode lê-los. A primeira impressão é a que fica, esteja consciente disso. Os leitores de seu blog não vêm apenas de seu círculo de amigos ou da sua Igreja. Ele pode ser lido por um juiz, um advogado, um parlamentar, um pastor, um cantor, um esportista. Você pode não ver, mas esta é uma informação verdadeira. Estes leitores são reais. Eles não fazem comentários nem lhe enviam emails. Se você tem um compromisso com Deus, então não escreva qualquer coisa. Escreva com humildade, mas com graça, com unção, com oração, com inspiração, sabendo que o Espírito de Santo pode usar seus textos para levar alguém a se render a Cristo.

Não faça de seu blog uma arma para ferir as pessoas. Tenha em mente que pode ser uma fonte de água viva. É muito respeitoso e ético melhorar em todos os aspectos para agradar e cativar seus leitores. Melhorar no exercício da língua portuguesa, melhorar no layout e no "banner" da sua página. Melhorar no respeito com seus colegas de blogosfera, no acolhimento e incentivo dos blogueiros novos. Por onde passar deixe comentários animadores, sinceros, mas não destrutivos. Seja um bom dispenseiro do Reino.

Para concluir, quero deixar registrado que o maior inimigo do blogueiro cristão não é o diabo. Pode ser você mesmo, quando troca a humildade pela presunção. Quando você perceber que está "bombando" na WEB, faça como Jesus no dia da celebração da primeira Ceia: use a toalha de serviço em lugar do título de Rei. Eu não disse tudo o precisava, mas se nos entitulamos evangélicos, então nossa cultura deve ser moldada com o testemunho de cristãos.
Menos que isso, não vale a pena blogar.


João Cruzué edita há cinco anos o Blog Olhar Cristão. Em setembro de 2008 foi convidado para compor o Conselho de Administração e Moderação da União de Blogueiros Evangélicos.



.João

5 Comentários:

15 de fevereiro de 2009 23:11

Esse post foi direcionado pelo Espírito de Deus, o Senhor falou-me algo parecido hoje à terde estarei publicando em breve,mas desde já louvo a Deus pela sua ação onipresente.

16 de fevereiro de 2009 12:22

Parabéns pelo belo post. Muito oportuno, esclarecedor e fundamentado na Palavra de Deus. Que o Senhor continue te abençoando em Cristo!

16 de fevereiro de 2009 18:42

Graça e Paz irmão João Cruzue.Achei o tema Ética Cristã na arte de blogar muito oportuno e também um alerta para todos nós que somos blogueiros evangélicos .Publicar mensagens na Internet deve ser pautada de responsabilidade e acima de tudo levando em consideração a boa ética cristã.Antes de publicarmos qualquer mensagem na internet é importante refletirmos se aquela mensagem é boa para edificação dos leitores.Finalizo com o versiculo da Bíblia que diz: Portanto, quer comais,quer bebais ou façais outra qualquer coisa , fazei tudo para glória de Deus ICo 10.31.

17 de fevereiro de 2009 08:52

Olá João Cruzué.

Não quero entrar em debates, nem tão pouco magoar alguém, podes até apagar este comentário para manter a "imagem". Mas, infelizmente, o teu texto está recheado de hipocrisia e incitando o evangélico a fazer o que sempre fazem, inclusive eu, a vestir uma máscara. Usando trechos bíblicos você tenta impor medo aos indoutos, criando uma justiça pseudo bíblica, a mesma que vem norteando uma massa cada vez maior de crentes sem discernimento cultural. Temos sim que abrir a boca para protestar contra qualquer comportamento que tente jogar para debaixo do tapete o lixo das nossos comportamentos "cristãos". Falo isso sem ter medo de ser rotulado, como você disse, "filhos do diabo, que têm prazer em ver defeitos e enxergar heresia em tudo, se arvorando em críticos e fiscais a serviço de não sei quem." (discurso católico romano da idade média). Faz isso não irmão. O mundo precisa saber que somos tão maus e pecadores quanto eles, porém, temos a alegria de ter o sacrificio de Jesus por nós. Saiba que você defende aquilo que você acha que é verdade e não aquilo que é a verdade, se for assim você teria que mandar para a fogueira todas as outros crentes que pensam diferentes. Sei que sua intensão é a melhor possível, mas seu texto se torna agressivo tanto quanto este que escrevo. Abraços a todos em Cristo Jesus.

17 de fevereiro de 2009 13:26

.

Réplica a Overdrive,

Obrigado pelo comentário; não posso mudar o que você pensa, mas afirmo que para entender um texto, pode ser que a interpretação que fazemos dele pode ser diferente da consciência de quem o escreve.

A única coisa que me preocupa é os blogueiros ditos evangélicos venham a contribuir com textos inspirados, construtivos e abençoadas para fazer contraponto as coisas ruins que tem por ali.

É neste sonho que venho trabalhando há mais de quatro anos, e minha consciência está em paz.

Se isso é hipocrisia, me perdoe.

<< Postagem mais recente Postagem mais antiga >> Início

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP