quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Opinião sobre a blogosfera cristã



por Matias Borba
Completando , gostaria de fazer algumas observações sobre alguns assuntos que vira e mexe são notícia entre nós e sempre divergem em várias opiniões.
Hoje gostaria de falar sobre e blogosfera Cristã, já manifestei aqui e quero trazer uma análise geral sobre o que eu acho de tudo o que acontece aqui neste bela ferramenta que é a blogosfera Cristã.

A objetividade de um blog

Sempre defendi que um blog que preza pela boa divulgação do Evangelho precisa ter um objetivo bem focado sobre tudo o que pretende fazer, sem um objetivo os caminhos podem ser alterados facilmente. Infelizmente, uma parte de blogueiros estão trocando o propósito primário de seus blogs por motivos fúteis como, ataques a igrejas, ministérios, pastores, outros blogueiros etc.

Penso que cada um tem todo direito de expor sua opinião e eu sou a favor disso, porém, como cristãos, não podemos usar a oportunidade da boa crítica para descarregar nas pessoas nossa indignação, pois como está escrito em Romanos 15. 1-2, precisamos saber suportar uns aos outros, e isso com muito cuidado e sabedoria.

Então devemos desistir da crítica?

Não, de forma alguma. A crítica construtiva nos faz crescer e nos ensina a analisarmos melhor o que estamos fazendo, mas o que quero dizer é que precisamos aprender a fazer uma crítica, o que nem sempre é tarefa fácil. A crítica embora que construtiva, nem sempre é bem recebida e justamente por isso ela precisa ser feita com cuidado, amor e Graça, além de honestidade e clareza de pensamento.

A crítica pode ter seu teor de humor, mas ela jamais deve ser instrumento de ridicularização, discriminação ou preconceito, ela precisa ser feita da forma como Jesus fazia, com o único propósito de levar as pessoas a usar a arte de pensar e levá-las a proceder de forma correta, de acordo com o que as Escrituras nos ensinam.

Distribuição de selos e prêmiações

Não vejo problema algum nisso, um incentivo jamais pode ser considerado um erro ou bajulação, o próprio Deus nos incentiva por inumeras vezes atravez das Escrituras Sagradas acerca de nossa fé, o problema aqui é que no meu ponto de vista, o que ocorre na blogosfera cristã digamos que ultrapassa certos limites.

O simples ato de homenagear um blog tornou-se uma forma não de homenagear de fato um blog ou blogueiro, mas de promover quem premia e quem recebe o prêmio, ou no caso os selos.
Penso que se o objetivo de um blog foi trocado por conta de tantas premiações, e se perdeu a prioridade da divulgação do Evangelho e da opinião cristã ou social sobre alguns assuntos, o editor do blog precisa rever seu real propósito de blogar.

Os blogs como este que tratam não apenas de assuntos acerca do Evangelho, mas também de diversos assuntos, precisam ter também a coerência na hora de recebimento de certas premiações, porque se não tomarmos cuidado com isso, certamente iremos focar nossas postagens a receber prêmios e não em apenas falar de Deus.

A infantilidade de alguns blogueiros

Um outro procedimento negativo que tenho visto muitas vezes aqui é a forma infantil que alguns blogueiros tratam suas divergências de opinião e pensamento. Particularmente, não consigo entender como alguém que edita um blog pode transferir suas divergências para o contexto pessoal, acho que quem edita um blog deve estar apto a saber lidar com as diferenças de pensamentos pois ninguém pode ter a verdade exclusivamente.

Tenho visto que algumas pessoas ficam tão agressivas quando contestadas, que passam a impressão de que vão passar mal ou que vão soltar fogo pela boca de tanta raiva. Quando não, depois de se enrraivecerem contra o outro, vão para as páginas de seus blogs fazer ataques pessoais camuflados de refutação sobre determinado assunto.

Os maiores exemplo são as postagens que tratam algo sobre o Caio Fabio, isso além de gerar certo constrangimento quanto a forma da não aceitação de tudo o que envolve o Caio Fabio, muitos descarregam seus insultos a ele como se nem fossem cristãos. Ora, se não sabemos respeitar a opinião dos outros, então porque editar um blog? Será que nunca iremos aprender a analisar tudo e reter o que é bom? É preciso ter amor e paciência com nossas diferenças.

Em que progredimos?

Mesmo que tenhamos muitos erros ainda cometidos, certamente a blogosfera cristã cresce expressivamente e não apenas numericamente, mas principalmente em termos de qualidade. Com o amadurecimento de muitos blogueiros, estamos vendo muitos blogueiros sendo revelados. A ajuda dada pela UBE com o curso de blogs, sem dúvida é um dos principais responsáveis por este amadurecimento.

Hoje já podemos ver que em pouco tempo muitos blogueiros melhoraram bastantesseus textos e isso não é bom apenas para os blogs, mas principalmente para os leitores que ainda são maioria por aqui.
Creio que se analisarmos bem o que é tratado aqui neste artigo, certamente iremos crescer mais e mais e assim, saberemos como fazer um melhor trabalho para Deus.

Deus abençoe a todos.

Fonte: [Blog Afiliado à UBE]

1 Comentários:

4 de novembro de 2009 18:10

Sabe o que está acontecendo?É que ninguém está preocupado em pregar o Evangelho da Salvação, e sim, fazer polêmica com a palavra de Deus.Será que é isso que Jesus quer? ele já veio e fez o que tinha que ser feito,nos cabe agora ensinar como ele ensinou e não ficar com picuinhas com as pessoas.Se tem suas idéias malucas, fiquem com elas para sí e não ficar confundindo a cabeça dos que ainda estão com a mamadeira na mão tomando o leitinho de Jesus. quem veio para matar,roubar e destruir foi o diabo portanto veio para confundir, e tem gente caíndo direitinho na dele, e sabem disso, faz para aparecer. Não é atingindo ninguém que se vence. O que faz mal não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca.

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP