terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O blogueiro cristão e o equilíbrio entre o cuidado com a transmissão perfeita da mensagem e o bom testemunho

Foto: Vinícios dos Santos

Búzios - Rio de Janeiro

Talento

Há blogueiros que postam artigos onde deixa registrado tudo o que vem na cabeça, fala das situações de seu cotidiano e do mundo. São os blogs no estilo diário.
.
Outros blogueiros, fazem de suas páginas uma coletânea de textos de diversos autores, e fazem um apêndice no final da postagem, deixando seu pensamento sobre o assunto junto ao registro de dados da fonte. Dessa forma mostram a ética, o estilo, e a originalidade.
Blogando com equilíbrio cristão
Sobre o ato de blogar, João Cruzué afirmou o seguinte: “É preciso ter estilo, investir no talento de escrever no português, e ter ética de um filho de Deus. Vejo muitos blogs hoje recebendo milhares de leitores, mas o conteúdo é por demais desequilibrado. Não basta ter muitas visitas - é preciso agradar ao Espírito. Não basta ser famoso às custas de desconstrução. Aquele que usar o nome de Deus em blogs, e não seguir os princípios cristãos, vai chegar um tempo que não terá mais prazer em blogar, porque vai se sentir vazio. E o vazio é a ausência de alegria, e a alegria do Senhor é a nossa força”. [ 1 ]
São muitos que eu vi começarem com bastante entusiasmo, mas logo perderam o ânimo e pararam. Alguns até chegaram a excluir o blog.

Aos que escrevem, acrescento que é o Espírito Santo quem edifica, enquanto o maligno tem por objetivo destruir. Isto é claro, porém existem blogueiros cristãos usando seus blogs para atacar pessoas, não é para defender ideias e nem propagar o Evangelho.
Eu escrevo.
Mesclo as minhas composições com a autoria de outros, porém, em postagens diferentes. São raras as vezes em que misturei meus pensamentos com o de terceiros num mesmo artigo. Talvez, porque ao postar o que outros escreveram, é como que endossasse todo o conteúdo deles.

Faço reproduções das coisas de terceiros por dois motivos:

1 - por conta do tempo, que às vezes não me permite sentar e escrever;

2 - porque o que é escrito por outros possui o peso de credibilidade necessário ao assunto que é tratado.

Cuidados ao escrever
É importante valorizar o próprio estilo, dar asas para a imaginação, porque estilo é talento. Todos temos ao menos um, que é dado por Deus.
Ter estilo pessoal, ser dono de uma sintaxe única, [ 2 ] que alcance o patamar de marca registrada é algo sublime ao escritor. Poucos têm tal identidade ao criar uma redação.
Atinge-se a identificação da escrita com o escritor com o tempo, com a prática, com muita dedicação. Deus abençoe a todos os blogueiros assim!
Como blogueiro escritor, é necessário levar em consideração que para ser um bom comunicador não basta dominar a gramática, usar vocabulário extenso, profundo. Bom comunicador é o que sabe se comunicar por métodos sintéticos aliados à semântica. [ 3 ]Sabe conduzir sua mensagem com a dose certa de emoção que o assunto abordado exige. Os publicitários são mestres nisso!

Quem se comunica bem, evita usar termos técnicos para pessoas que não as conhece. Existem alguns blogueiros teólogos errando neste aspecto.

O bom comunicador se policia para não ser traído pelos sentidos ambíguos do vocabulário. É capaz de criar mensagens cujo sentido atinge o público-alvo com o exato sentido que existe nelas. A existência da ambiguidade [ 4 ] nos textos é o equívoco de alguns blogueiros ao comunicarem-se.

Entre a fala e a audição, entre escrever e ler, existe a distorção. A responsabilidade maior para que a informação chegue ao destino como ela é, é do emissor. Não é do destinatário.
E.A.G.
__________
1 - Comentário no post O Blogueiro e a fidelização ao estilo de blogar;.
2 - Sintaxe, na gramática, é a metodologia que ensina a dispor as palavras para formar as orações, as orações para formar os períodos e parágrafos, e estes para formar o discurso;
3 - Semântica: estudo da evolução do sentido das palavras através do tempo e do espaço;
4 - Ambiguidade: diz- se da cacterística que se reveste um enunciado, de ter mais de uma interpretação possível, todas exclusivas. Dois sentidos em uma frase.

4 Comentários:

13 de janeiro de 2010 10:45

A PAZ, começei um blog a pouco tempo,e isto que voce falou é de muita importancia, pois tem varias pessoas que começam mais em pouco tempo já param.
Nós como Cristãos temos que fazer de acordo com o Espirito Santo e não deixar que o mundo tome o lugar de DEUS em nosso blog

13 de janeiro de 2010 17:11

Olá amados,graça e paz!

Fico muito feliz sempre que venho a esse espaço, pois sempre saio daqui cheia de boas dicas...reavalio meus conceitos e como estou encaminhando meu blogger.

Tenho um blogger específico para a palavra de Deus há quase 2 anos e o que foi citado no texto é a mais pura verdade..."Aquele que usar o nome de Deus em blogs, e não seguir os princípios cristãos, vai chegar um tempo que não terá mais prazer em blogar, porque vai se sentir vazio. E o vazio é a ausência de alegria, e a alegria do Senhor é a nossa força”

Pude comprovar isso com os diversos amigos blogueiros que já cruzei, alguns começam bem motivados, mas derrepente param ;/
Confesso que consigo manter meu blog sempre com textos graças ao Espírito Santo, porque sem ele...minhas palavras seriam apenas palavras! Mas com a graça de Deus é possível alcançar corações! O que nós escritores precisamos ter em mente é isso: Não importa o número de comentário na post...o importante é que de alguma forma, uma vida tenha sido alcançada!!!
Parabéns a esse blogger pelas dicas sempre enriquecedoras!
A paz a todos,

Dayanna Fonseca.

14 de janeiro de 2010 01:35

Graça e Paz, Eliseu.

Gostei da forma que colocou o que pensa sobre as postagens nos blogues, de uma maneira extremamente educada.

Eu tenho um blogue de poemas que não é 100% cristão, mas felizmente fui aceita na UBE.

Mas como cristã, sei que tudo o que escrevo deve passar como sou.

Procuro seguir blogues de poemas com certo critério, e quando percebo que não está de acordo com o que penso, deleto as postagens do meu blogue.

Já aqui neste espaço, posso falar sobre a bíblia e aprender muito também, com irmãos que têm esse ministério que é levar a palavra.

Gosto de ler as postagens colocadas aqui e comento sempre que tenho algo para contribuir.

É um pouco difícil conseguir novos amigos "virtuais" sem conhecê-los: mesmo no meio cristão parece que os membros têm certa resistência.

É uma pena, porque quando temos muito amigos podemos mandar mensagens instantâneas para todos ao mesmo tempo.

Abraços!
Chris Amag

preberjamil 14 de janeiro de 2010 20:44

Artigo interessante. O blogueiro precisa se atualizar, e este blog é muito útil.

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP