domingo, 28 de setembro de 2008

Dicas para blogar



1 - TRABALHE SUA CRIATIVIDADE.

Um blog precisa de conteúdo e personalidade. Eu sei que no começo é um pouco mais difícil, pois um blogueiro não nasce pronto. Minha experiência e intuição pessoais me diz que você sofre um processo de lapidação com o passar dos anos. Se é dedicado, vai agregando valor e qualidade ao conteúdo de seus próprios textos e com isso vai obter a fidelidade dos leitores.
.
A pior forma de começar é a cópia. Refiro-me a cópia constante de trabalhos alheios,com o propósito egoísta de levar vantagem. Quando diante de um texto excelente escrito, por um colega e amigo nosso, um das formas de incentivo ao trabalho dele é primeiro uma comunicação: Fulano, fiquei encantado com o texto que você escreveu e daqui a alguns dias pretendo postá-lo também em meu blog, tudo bem?". Eu creio que se eu recebesse um comunicado assim, isto seria muito apreciado. Este tipo de cópia, esporádica, não é "sanguessugice", porque trata-se um propósito de honrar e incentivar o trabalho de um colega.

Se você foi ousado(a) o bastante para criar um blog, o melhor caminho a tomar é investir na sua criatividade. Porque a criação depende da inspiração. A inspiração vem do esforço; o esforço leva à prática; a prática produz à experiência; a experiência traz consigo o bom senso. Tudo isso: inspiração, esforço, prática, experiência e bom senso, juntos, vai desenvolver a sua criatividade.
É difícil? Apenas o começo. Costumo fazer uma analogia: um veículo para atingir a velocidade de 100km p/h, primeiro, ele tem que ser ligado; depois vêm a seqüência no câmbio: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª marchas.

2 - LÍNGUA PORTUGUESA

Quero sugerir a leitura de bons livros de autores brasileiros consagrados, para melhorar na construção de textos, ajudar na ortografia e principalmente quanto à acentuação de palavras. Por exemplo: Machado de Assis. A segunda sugestão é tão boa quanto esta. Se você digita o texto direto no Blog, antes de publicar, copie seu texto no WORD para obter uma ajuda do Corretor Ortográfico.

3 - PLANEJE SUAS POSTAGENS.

Meu foco de blogagem na Internet são os textos de mensagens bíblicas que venho escrevendo. Mais dias, menos dias, elas estarão publicadas em livros. Tenho orado por uma oportunidade assim. Á medida que escrevo e estudo um pouco mais do português, eu sempre volto aos textos antigos para revisá-los, tanto na ortografia quanto nas clareza e concisão. Entretanto, para atrair mais leitores às mensagens bíblicas, uso de uma estratégia: publico reportagens de assuntos atuais. Transformei o Blog Olhar Cristão em uma "revista". Aprendi com o "mestre cuca" de minha casa, que cozinha muito bem: a minha esposa. Além do trivial arroz, feijão e salada, ela adiciona a mistura e os temperos. Mensagens bíblicas, o meu trivial, creio, são como copos de água. Depois do segundo copo, o sedento já está satisfeito. Daí eu preciso de mistura e dos temperos.

4 - COLOQUE TÍTULOS CURTOS E EFICIENTES.

Escolha cuidadosamente os títulos de suas entradas. Pelo menos três palavras chaves que resumam o texto devem estar ali. Se você quiser que seus textos ocupem as primeiras páginas do serviço de busca do Google, comece a pensar nisto. Mesmo tendo um blog pequeno em comparação com as mídias nacionais, é muito provável que ao pesquisar sobre assuntos religiosos, você depare como seu blog nas primeiras páginas do maior "buscador" da Internet. Basta blogar com constância e nomear os textos com títulos objetivos.

5 - DIVULGUE LINKS DO BLOG

Sites de relacionamento social, como o Orkut e o Friendster, estão cheios de comunidades e perfis de usuários. Sem exagerar, de vez em quando crie um tópico com umas cinco linhas de uma Post como chamariz. Deixe o link do título para levar ao seu blog. Cuidado com sua ... divulgação no Orkut. Não exagere. Os excessos podem fazer com que seus leitores em potencial fiquem com raiva do seu blog.

6 - ENFRENTANDO A MÍDIA

Eu costumo usar a estratégia de publicar uma reportagem "quente" em quatro blogs ao mesmo tempo. Uso o blog principal e, no outro dia, copio a mesma entrada em outros três blogs satélites. Mudanças apenas no título. Assim multiplico por quatro as chances de ir para a primeira página do serviço de buscas do Google. Como disse aquele príncipe alemão, o velhinho do filme Lutero: Se você decidiu lutar, é porque deve ter decidido, também, vencer!

Resultado obtido pela conbinação dos itens 3, 4 e 6
Data: 29.09.08 - dois blogs satélites nas duas primeiras posições no serviço de buscas do Google - entre 63.700 textos. Incremento de visitas em três dias ( sábado-27, domingo-28 e segunda- 29/09/08) acima de 50%.

Compartilhando minhas técnicas e estratégias de blogar.



UBE - União de Blogueiros Evangélicos

.

7 Comentários:

Weskley Cotrim 29 de setembro de 2008 12:37

Texto muito útil. Tenho aprendido muto com o irmão. Continue nos abençoando com sua experiência.
Um abraço.

29 de setembro de 2008 22:41

Excelentes dicas João! Muito obrigada mesmo! Sem saber, usando a intuição fiz alguma coisa que citou mas ainda preciso aprender mais. Gostaria muito que visitasse meu blog e deixasse seu parecer em algum texto que postei.

Abraços,

Alex 1 de outubro de 2008 09:02

Otimas dicas vou usa-las!

Fique com Deus meu querido!

Att
Alex.
www.evangelicosbrasil.com.br

3 de outubro de 2008 00:22

.



Obrigado pelos comentários, irmãos

Weskley, Adry e Alex.

A UBE está aqui mesmo para compartilhar e contribuir naquilo que puder.



.

6 de outubro de 2008 16:19

Gostei das dicas!

Fica com Deus.

João Maria 21 de outubro de 2008 20:30

Amado, sou novo nisso!
Confesso que fui muito ajudado,
pelo rico comentário.
Meu desejo é usar deste precioso
recurso para, ser aperfeiçoado e,
assim, compartilhar o nosso sentimento e estreitar nosso relacionamento com o povo de Deus.
Jesus é o Senhor

7 de janeiro de 2009 18:42

Amado achei estas dicas muito úteis, e gostaria de colocar no meu blog, com os devidos créditos é claro, e gostaria de saber se posso?
Graça e paz, aguardo seu retorno obrigada.

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP