quinta-feira, 26 de março de 2009

O valor dos blogs para a Igreja Evangélica

.
João Cruzué

Os BLOGS ainda continuam desconhecidos e pouco usados pela maioria das lideranças evangélicas. Afinal, que valor tem um BLOG para a Igreja? Depois de cinco anos com eles, posso me considerar apto para responder esta pergunta.

Os blogs funcionam como endereços digitais para publicação da palavra escrita. Seu alcance é mundial. Qualquer pessoa que saiba ler o português pode acessar este texto que estou escrevendo em qualquer lugar do mundo. Sabe aquele folheto de evangelização que você já viu alguém entregar, ou você mesmo entregou? Um blog pode ser acessado por qualquer computador seja em prédio, em mansões, em escolas em lanhouses em qualquer lugar do mundo. Tempos atrás eu postei o Evangelho de João em vietnamês e ele foi lido por uma adolescente em um cibercafé lá em Hanoi no Vietnam. Sermões e mensagens na língua inglesa atingem um universo de usuários incomensurável.

Eles servem para publicar um sermão, um folheto, uma mensagem, uma reportagem, uma foto, uma biografia. Blogs servem para publicar notícias do campo missionário, ensino para novos convertidos, aulas de Escola Dominical, reportagens de congressos de jovens, adolescentes, crianças... No Estados Unidos há mais de 10 anos os Blogs tem sido úteis nas campanhas presidenciais. Comparativamente, enquanto você precisa de uma fortuna para divulgar uma mensagem ou pregar um sermão pelo rádio ou pela TV, com um blog você trabalha gratuitamente. De qualquer Lanhouse você pode criar e publicá-los

Um detalhe muito importante deve ser dito: é preciso certo tempo de trabalho para que ele atinja o potencial esperado. Escrevendo regularmente no estou me aproximando de uma média de 1.000 leitores diários ou 1.500 páginas acessadas por dia. Você não vai começar escrever hoje, e atingir um público desses na mesma semana. A realidade é: você começa, vai escrevendo, investindo seu talento, lapidando, aprimorando, orando e quando menos espera, o tempo passou e você caminhou um longo percurso. Um percurso que para ser atingido por outros vai levar tempo semelhante. O desenvolvimento vem com o exercício.

Por que é importante criar e escrever em um blog? Porque Deus sempre honrou a palavra escrita. A Bíblia é um exemplo vivo de escritos que foram feitos há cerca de 4.000 anos. O que se falou naquele tempo o vento levou, mas o que se escreveu chegou até a nós. Da mesma forma, todo texto inspirado por Deus não volta vazio. Ele vai e prospera naquele propósito que está na vontade de Deus. Só isto basta para responder por que um blog merece nossa atenção.

Para terminar quero comentar que tenho visto garotos de 13 anos blogando com a experiência de gente adulta. Para escrever em um blog não precisa conhecer programação. Com 10 minutos se cria um blog e com meia hora é possível escrever e publicar um texto que fala do amor de Deus. A simplicidade com que se pode fazer isto é surpreendente. Se você prega, publique seu sermão; se você ora, publique sua oração; se você ensina, publique seus ensinos; se você é poeta, publique suas poesias; se é jornalista, publique suas reportagens; se gosta de fotos, publique seus flashes; se você ama missões, escreva sobre missões; se você lidera, publique sobre liderança; se Deus fez grandes coisas em sua vida, escreva seus testemunhos em blogs porque é possível lê-los de qualquer lugar do mundo. Alguém está precisando ouvir a voz de Deus, ela pode estar em seus textos.

Quer um exemplo? Veja você mesmo estas fotos dos crentes chineses que eu editei de um documentário francês: . Estas fotos têm falado ao coração de muita gente. Quer ver mais sobre o poder de fogo de um blog? Veja esses ensinos cristãos que publiquei: . Quer ver biografias? que tal estas: e por fim, veja esse blog de mensagens: . Seu eu consigo, você também vai conseguir.

A Internet, esta grande rede mundial de computadores, está disponível para uso tanto para o mal quanto para o bem. O mal nunca dorme, todo dia há milhões de páginas de coisas ruins sendo publicadas na Internet. Eu e muitos irmãos fizemos um propósito com Deus: escrever e publicar coisas bíblicas e construtivas para a Glória de Deus.

Eu escrevo em blogs para a glória de Deus. Venha se juntar a nós para publicarmos juntos muitos textos inspirados e santos que podem livrar muito almas do inferno. Você escreve, ora, publica e o Espírito Santo vai cuidar para seu texto chegue até os olhos de quem precisa.




.

3 Comentários:

27 de março de 2009 14:00

Uma questão que vejo também é que o problema não é blog em si. Mas a visão errada que as pessoas crentes ainda têm da Internet.

Muitos ainda a enxergam como deturpadora dos caminhos cristãos. E não se interessam em trabalhar nesse tipo de evangelização eletronica por igonorancia!

Acho que trabalho de educação e incentivo ao uso dos blogs também deve se extender a propria internet! Assim se tira o medo do ambiente antes de o explorar.

Comecemos!

27 de março de 2009 15:24

É uma boa oportunidade de se falar sobre o valor dos blogs para as igrejas evangélicas.Já é hora das lideranças serem despertadas para essa tão importante ferramenta na internet,pois, está escrito na bíblia, que os filhos das trevas são mais prudentes do que os filhos da luz.Desperta lideranças, desperta Brasil.

9 de abril de 2009 10:59

Estive um tempo afastado da igreja, mas atualmente voltei e estive a falar com o Pb. Deocleciano, dirigente atual, sobre a possibilidade da criação do blog da igreja, ele amou a ideia, e ainda estamos também com um projeto de um podCast regido pelo grupo de irmãos.

Concordo que o blog, ferramenta na qual uso a 3 anos, é uma das maneiras de evangelizar, e evangelizar alem das fronteiras de um país.

A paz do Senhor!

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP