segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Blogosfera Evangélica - Antecipando a Maioridade

João Cruzué

UMA vez mais estamos aqui para outra tijolada. O tempo é agora e a oportunidade não pode ser adiada, pois há muita coisa para fazer e ainda não somos muitos apesar de tantos. E vai ser sobre esta contradição que vamos amassar o barro deste tijolo. A blogosfera tem que melhorar. E o tempo é muito curto para tanta necessidade.

FORMADORES DE OPINIÃO
Estamos no início. O que aconteceu nestes dez dias de agosto/2009 vai ficar na história como um divisor de águas. A blogosfera antes de depois do episódio Rozângela Justino. Mas não foi só este caso que me levou a voltar à olaria. Também houve aquela manifestação do jornalista esportivo Juca Kfouri. E aquela ação da Procuradoria da República interessada em retirar os ícones religiosos dos locais públicos. Estes três assuntos fazem parte de um processo único. Formação de opinião.

Quando li o artigo do Kfouri, na Folha de São Paulo a princípio pensei: aí está uma reclamação que tem procedência. Dias depois quando tornei a ler no mesmo jornal sobre a ação da Procuradoria junto ao STF para retirar ícones religiosos dos locais públicos, eu também pensei - tai outra coisa que parece bom senso.

Mas quando a estes dois casos se juntou o terceiro - a publicação pela revista Veja da entrevista com a psicóloga Rozângela Alves Justino, 50 anos, evangélica, da Igreja Batista do Rio, eu parei. Refleti. E cheguei a outras conclusões.

DESCONSTRUÇÃO SOCIAL
Há mesmo em andamento um movimento de desconstrução da sociedade operado por vários formadores de opinião não cristãos. E eu me lembrei de um fato bíblico não análogo, mas que evidentemente tem muito a ver com a pauta. Daniel e seus três amigos quando estudavam cultura e ciência babilônica junto com todos os moços de outros domínios. Esses foram os primeiros a serem consultados para revelar e explicar o sonho do Rei. Não puderam. Da mesma forma eu vejo um mundo ocidental aparentemente em paz. Com uma crise financeira resolvida e um futuro muito promissor pela frente.

E neste tempo de "boas" novas não faltam ateus, gays e escritores para dar seus pitacos e exigir a satisfação de novas necessidades, uma vez que o resto já ficou resolvido. A religião ficou fora da escola. E, concordamos. Os políticos, com raras exceções, são extremamente corruptos. Na história de retirada de ícones religiosos dos locais públicos, na verdade, o que pretendem é desaparecer com a Bíblia dessas repartições. Eu não sou torcedor e nenhum time de futebol, também não acho conveniente um atleta dar glória a Deus depois de um gol apontando o dedo indicador para o alto. Mas, sobre este outro assunto eu mudei de idéia. E se um atleta - não cristão - por exemplo: apontasse com o dedo médio para cima? Acho que o J.K. iria gostar.

E de crítica em crítica vamos aceitando tudo. Aceitando o cheiro de Cristo sendo retirado de todos os lugares. Das escolas, dos órgãos públicos, do movimento cristão entre os atletas profissionais. E, principalmente, a cassação do registro profissional de uma psicóloga cristã, só porque o Conselho fiscalizador é simpatizante com a causa gay e tem fobia de evangélicos. Da cosmovisão evangélica.

OPINIÃO
Então eu percebi uma coisa. Não tempos uma voz que manifeste pública e corajosamente na grande mídia o valor da consciência e do pensamento evangélico. A não ser de vez em quando o Pastor Silas Malafaia, que nem líder de denominação é. E, do trabalho do Senador Magno Malta no combate à pedofilia.

Se a Igreja Católica Romana foi a grande responsável pelo crescimento de uma consciência anticristã por causa da sua triste história das torturas, da inquisição e da desconsideração da ciência, por outro lado a Reforma Protestante trouxe uma consciência de liberdade, igualdade e comunicação.

Liberdade e Igualdade. Atitudes e ações contra a escravidão dos negros africanos. Comunicação pela uso da Imprensa de Gutemberg. Newton, Pasteur e Martin Luther King. Protestantismo não é atraso. É progresso. É fraternidade. O movimento que trouxe de novo a voz de Deus. O avivamento "no meio dos anos" do profeta Habacuque. Ele aconteceu no meio do 2º Milênio.

Não sei se por causa dos 20 anos da ditadura, mas a sociedade brasileira vem aguardando uma resposta às necessidades cotidianas. Como esta resposta não tem sido dada pela Igreja Evangélica, mais preocupada com seu próprio umbigo e convenções do que com um projeto de evangelismo a nível nacional, então o que acontece? Os ateus, os agnósticos, jornalistas, não cristãos, a Revista Veja, os gays, são a voz que a sociedade brasileira está ouvindo. Uma voz anticristã.

A continuar assim, sem dar nenhuma resposta à altura às necessidades sociais em todas as suas camadas, não tenho uma visão de bom futuro para nossa Igreja. Jesus disse, em Mateus 5:13, que se o sal não funcionar, ele para nada mais serve a não ser é para ser pisado pelos homens. Ha igrejas neopentecostais grandes no Brasil. Mas, algumas delas não têm moral para falar ao povo mais instruído da nação, por causa do paradoxo de seus discursos. Por isso ficaram mudas.

CONCLUSÃO
Já estão começando a pisar na Igreja. Cabe a nós blogueiros evangélicos uma grande tarefa. A maioria de nossos blogs, foram criados de 2007 para cá. Já mostramos a que viemos. Mas estamos muito individualistas. Precisamos ser mais coesos. Mais comunicativos uns com os outros. A troca de opiniões, e mesmo as críticas, são muito importantes para amadurecimento e tomada de atitudes. Não podemos ser provincianos e considerar nossos próprios blogs como "reinos" de egoísmo e miopia. Precisamos queimar etapas e ganhar "musculatura", para adquirir uma maioridade responsável. E para sermos ouvidos e lidos, já não podemos escrever qualquer coisa. Birras de meninos. Nossa sociedade está em desconstrução e temos que ter consciência disso, para não ficar perdendo tempo com banalidades ou futilidades. Precisamos conversar mais, dialogar mais, escrever mais, conhecer as opiniões uns dos outros. Não podemos ser "Reis" de um só súdito - nós mesmos. Já aprendemos a andar, mas agora temos que correr. Correr contra o tempo, pois outros estão falando por nós.


SP - 10/08/2009




.

15 Comentários:

10 de agosto de 2009 10:39

João

Quando comecei a blogar, a minha ideia era contruir espaço com conteúdo de artigos bíblicos. O tempo me levou a entender que era necessário comentar sobre o cotidiano.

Colocar na Internet o que pensamos é importante. Política, Televisão, Cultura, Esporte... Etc.

Além disso, como cristãos, precisamos ter bem nítida a imagem de quem somos. O povo cristão é a maioria dos cidadãos brasileiros. Por exemplo: somos em número maior do que ateus e agnósticos... E como cristãos, temos nossos direitos como cidadãos.

Usemos os blogs para dar vez para nossas vozes.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes
http://belverede.blogspot.com/

10 de agosto de 2009 12:04

Criei meu blog com intuito de registro pessoal da minha caminhada cristã, mas
ja algum tempo tenho procurado blogs cristãos para me "enturmar" na rede.

Nao quero enterrar o meu talento!
quero multiplica-lo. Achei o ubeblog com uma desconsiderada pesquisa no google, e estou aqui. espero fazer amigos! =)

Em relação ao post, eu nao estou a parte de politicagem... nem mídia.
na verdade, nem televisão eu vejo, e jornal ainda não é um hábito.

Mas confesso que nós cristãos estamos sendo pisados. A cada dia somos mais desconsiderados e rejeitados pela falta de confiança, que o tropeço banal de alguns pastores combinados com a publicação na mídia nacional passaram a errada imagem geral do evangelico para a sociedade!

Está dificil evangelizar nos tempos atuais, pela extrema desconfiança!
E quando pessoas "aceitam" a Cristo, tenho percebido que, fizeram esse ato por uma errada forma de servir a Cristo, que é "Aceite a Cristo e nao tenha problemas" ou "Cristo, o Pai do ouro e da prata, voce vai prosperar"

Bem, Conclusão, tenho percebido que pessoas que nao conheco, tem entrado no meu blog, e como a menssagem de Cristo, nunca volta vazia, Louvo a Deus pelo Blog, pelas palavras que lá estão escritas, e que o Espirito Converta pessoas com o meu Testemunho Virtual!

Deus seja Louvado!
Deus abençoe a todos do UbeBlog!


Rafael Amaral - 21 anos
Macaé-RJ

10 de agosto de 2009 12:18

Meu blog destina-se, em geral, a comentários políticos, mas sou evangélico e não deixou passar em branco certas afirmações. No caso de Juca Kifuri, perguntei se não seria manifestação religiosa um jogador se benzer quando faz um gol, ou, como fazia Romário, também se benzer quando perdia um.
Na realidade, o que tem incomodado muita gente é o crescimento do número de evangélicos na população brasileira, num ritmo projetado para chegar a 50% em 2020, segundo matéria publicada recentemente na revista "Época".

10 de agosto de 2009 18:10

Caro Pr. Joâo,
Graça e Paz de Jesus Cristo!
Gostei muuito de seu texto, tanto que resolvi comentar, coisa que não costumo fazer por falta de tempo e por "lerdeza" de meu micro.
Tuas palavras foram sábias e pungentes! É preciso sim, fazer mais!
Foi um pouco mais do que eu quis dizer através de minha postagem sobre pastores que estão trocando a Bíblia pelo Lap Top no púlpito. Estão tentando nos pisar sim, mas mesmo dentro das igrejas muitos líderes não têm vigiado as "sutilezas" de satanás dentro de seus próprios templos.
Uma irmã que comentou meu post (a segunda, não a primeira) acrescentou muito ao que eu disse. Ela falou que daqui a pouco todos não precisaremos sair de casa é só deitar na cama confortavelmente e ligar a TV ou abrir um lap top e "ver" o culto. Culto? Sabemos que um dia chegará a perseguição. Mas ai daquele pelo qual vier os escândalos (ou "ajudinha" para que o povo não leia mais a Bíblia - também é um escândalo...
querido Pr. que Deus continue te usando , capacitando e protegendo bem como toda sua família.
Shalom!
Pra. Tânia

10 de agosto de 2009 21:21

Ei irmão João essa foi pra valer, acerto mesmo no alvo,texto e contexto de maturidade é disso que precisamos como blogueiros cristãos,o machado foi mesmo na raiz da árvore, esse negócio de vida mansa e de aceitar o diabo ganhando terreno tem que acabar mesmo, a tecnica dele é a mesma:sapato de lã, meus parabéns, estamos de olhos abertos esse negócio de retirar simbolos é mesmo uma arapuca.
Sabe irmão louvo a Deus cada dia por estar aqui, este espaço veio para mostrar a verdade mesmo, sem descriminação, porém sendo sincero e verdadeiro, aprendi muito por aqui, conte comigo.
Vamos em frente amei esta postagem, Deus o abençoe,mais e mais.
Rev.Francisco.

10 de agosto de 2009 21:22

Ei irmão João essa foi pra valer, acerto mesmo no alvo,texto e contexto de maturidade é disso que precisamos como blogueiros cristãos,o machado foi mesmo na raiz da árvore, esse negócio de vida mansa e de aceitar o diabo ganhando terreno tem que acabar mesmo, a tecnica dele é a mesma:sapato de lã, meus parabéns, estamos de olhos abertos esse negócio de retirar simbolos é mesmo uma arapuca.
Sabe irmão louvo a Deus cada dia por estar aqui, este espaço veio para mostrar a verdade mesmo, sem descriminação, porém sendo sincero e verdadeiro, aprendi muito por aqui, conte comigo.
Vamos em frente amei esta postagem, Deus o abençoe,mais e mais.
Rev.Francisco.

11 de agosto de 2009 20:11

Caro João cruzué,

Eu o parabenizo pelo texto, mas confesso que na minha pequena visão das coisas, não consigo vê-las da mesma maneira que foram postadas.

Com todo o respeito às suas considerações, às vezes acho que estamos preocupados demais com o que o mundo anda fazendo ou falando sobre nós.

O maior problema que vejo, é que o mundo acaba tendo razão, face aos péssimos testemunhos que vemos de muitos "irmãos"!!!

Eu acabei de postar um texto em meu blog, no qual cito o exemplo de Daniel. Apesar da lei o condenar, em função do seu preparo espiritual e testemunho, Deus o livrou da cova dos leões.

Eu creio que se nós seguirmos de fato os passos de Jesus e usarmos das armas espirituais, não haverá lei ou opinião pública que poderá ser contra nós.

É fácil ver os péssimos testemunhos dos grandes líderes evangélicos que estão na mídia, mas eles não são piores dos que os dos anônimos, seja nas igrejas, em seus trabalhos, em suas famílias, etc.

Para finalizar, costumo dizer que nossa luta é maior dentro da igreja e não fora.

Que Deus nos ajude e nos abençoe a fazermos verdadeiramente a diferença!

Abraços!

www.cantini.com.br/blog

11 de agosto de 2009 20:49

.

Ao Irmão Ricardo Cantini.

A Paz de Cristo.

Com muita humildde vou mostrar ao irmão a visão que possuo quando escrevo textos iguais a estes.

1 - Por favor dê uma olhada no TERCEIRO comentário do Post "Jesus vai fazer um milagre em sua vida" escrito no blog www.olharcristao.blogspot.com .

2 - E Medite no assunto dos doze espias de Canaã.

Concluíndo: há tempo e lugar para tudo. Se esta geração que está crescendo se informa e se comunica pela Web, onde é que precisamos investir nossos esforços?

Se eu fosse olhar somente para os escândalos que SEMPRE estão acontecendo dentro da Igreja, eu deveria cavar um buraco como um coelho. Mas enquanto uns ouvem a palavra de Deus e dão mau testemunhos, há muitos perdidos lá fora que ainda não tiveram oportunidade.

Me perdoe, mas não compartilho da sua visão.

Com muito respeito,

Irmão João


.

11 de agosto de 2009 21:04

Caro Irmão João,

Sobre suas considerações em relação ao meu comentário sobre seu post.

Creio que não me fiz entender.

Não discordo da idéia de união e utilização de blogs evangélicos, tendo em vista que as novas gerações fazem uso da web maciçamente.

Acho que devemos utilizar todos os meios disponíveis (lícitos é claro) para levar a palavra de Deus àqueles que precisam.

Meu comentário faz menção as questões levantadas sobre a retirada de símbolos religiosos e péssimos testemunhos, nada mais!

No mais, fique com Deus!

ps: não há o que perdoar, afinal, são opiniões e eu as respeito e recebo com muita tranquilidade.

Abraços!

Irmão Ricardo

12 de agosto de 2009 04:36

Olá, Pr. João.

Comecei a blogar há um ano atrás com a intenção de propagar a mensagem do Evangelho de Reino. Creio que o conceito de Missão Integral seja o mais adequado à realidade do mundo hoje e a máxima "o Evangelho todo, para o homem todo e para todas as suas necessidades" precisa ser colocada em prática pela Igreja. Infelizmente, isso não está acontecendo, já que a maioria dos cristãos está mais preocupada consigo mesma. Isso é lamentável. Porém, iniciativas como a do irmão e as de outros blogueiros cristãos pode representar um marco na maneira de sinalizar o Reino. Temos que fazer bom uso dessa importante ferramenta que é a internet. Recebi hoje um email da Visão Mundial elogiando a minha iniciativa de divulgar o importante trabalho que eles realizam. Confesso que fiquei feliz com esse reconhecimento. Não pelo elogio em si. Mas por saber que esse trabalho de formiguinha está sendo acompanhado e vidas estão sendo abençoadas. Mesmo que proíbam símbolos religiosos em repartições públicas. Mesmo que os nossos atletas tenham que se conter nas suas comemorações. Mesmo que tolham a liberdade que os nossos irmãos psicólogos, médicos, advogados, etc, têm de orientar a sua prática profissional pelas suas convicções cristãs. Mesmo que isso tudo aconteça, não podemos nos curvar. O mundo não aceitará de bom grado a nossa atuação, pois jaz no maligno. Esta é uma batalha espiritual que só pode ser vencida com armas espirituais. Faço coro com às suas palavras: blogueiros cristãos, uní-vos!

jams 12 de agosto de 2009 11:03

jams.ntgospel.com

To junto nessa. Vamos nos unir num soh propósito.

Publiquei este artigo no meu blog tambem.

abs a todos.

Pr André Ribeiro Mendonça 12 de agosto de 2009 19:22

Prezado Pr João Cruzué,

Paz do Senhor

Poucos textos tenho lido com o quilate de sua tijolada "Blogosfera Evangélica e Maioridade".

Ótimo. Vamos à olaria.

Deus o abençoe

Pr André Ribeiro Mendonça
Barretos SP
www.iamir.com.br

12 de agosto de 2009 21:10

"Não há nada de errado ou vergonhoso em exibir símbolos cristãos nas repartições públicas, que além da proteção constitucional, trazem a população e servidores a lembranças dos mais elevados valores morais, como o amor, caridade e justiça.
Acho que existem problemas muito maiores no Brasil do que símbolos nas repartições, e que nosso dinheiro, que remunera os doutos, estaria muito melhor empregado se estes se dedicassem a causas com maior substância e efetividade no combate à miséria, corrupção e violência.
Em tempo, sugiro para o MPF-SP que ajuize novas ações para retirar de locais públicos símbolos religiosos, "face à ilegalidade" de nossa cultura cristã, que atentam contra da "república", conforme lista abaixo:
- Cristo Redentor, um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil.;
- Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, projeto de Oscar Niemeyer, com a Via Sacra Di Cavalcanti;
-A estátua do Padre Cícero na Serra do Horto, esculpida pelo artista nordestino Armando Lacerda em 1969;
- Cruz do descobrimento em Cabrália - BA
- Estátua de São Francisco, no município de Canindé, localizado no estado do Ceará,maior monumento religioso do mundo.
E ainda "sugiro" que pugne pelo fim dos feriados religiosos, eis que pelo entendimento do MP são discriminatórios e fogem ao contido no artigo 215 da CRFB/88:
- Páscoa;
- Corpus Christi;
- Finados;
- 12/10 - Nossa Senhora Aparecida;
- 25/12 - Natal"
Difícil hein!!

20 de agosto de 2009 09:53

Pastor Cruzué,
concordo em genero, número e grau, é exatamente isso, foi muito feliz em seu texto, ah, se todos lessem, ficaríamos bem mais fortes e maduros quanto a essas questões!

Glória a Deus, e parabéns a voce pelo comentário!

Pr. Romulo Quintino
Cascavel - Pr

20 de agosto de 2009 12:42

Paz e graça João Cruzue,
Somente agora estou lendo o seu texto. Creio que como eu, muitos blogueiros não viram ainda suas sábias considerações que nos despertam mais para uma consciência da nossa responsabilidade neste mundo putrefato.

Tenho tentado me comunicar com outros blogueiros, mas sem muito êxito. No tempo do listaube me era mais fácil, não sei porque, embora prefiro estarmos aqui.

O número de visitas ao nosso blog tem aumentado consideravelmente, no entanto, me intriga a falta de comentários. Raramente alguém deixa um comentário lá na página.

Sinceramente, quando vejo atletas cristãos levantando os dedos e glorificando a Deus, eu fico com meus olhos cheios de lágrimas e faço coro com eles. É o trabalho deles...E eles reconhecem que a benção de Deus repousa sobre eles como sobre qualquer outro profissional.

Sugiro publicarmos sua postagem nos nossos blog. Se alguém não vem aqui, mas segue outros blogs irão encontrar sua proveitosa exortação.

Parabéns!

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP