domingo, 16 de agosto de 2009

Didaquê - a doutrina dos apóstolos. Você conhece?

Por Leonardo Macambira
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Didaquê (Διδαχń em grego clássico) ou Instrução dos Doze Apóstolos, é um escrito do primeiro século que trata do catecismo cristão.
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Didaquê significa doutrina, instrução. É constituído de dezesseis capítulos, e apesar de ser uma obra pequena, é de grande valor histórico e teológico.
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O título lembra a referência de Atos 2,42: "E perseveravam na doutrina dos apóstolos ...”.
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Estudiosos estimam que são escritos anteriores a destruição do templo de Jerusalém, entre os anos 60 e 70 d.C. Outros estimam que foi escrito entre os anos 70 e 90 d.C., contudo são coesos quanto a origem sendo na Palestina ou Síria.
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Quanto a sua autenticidade, é de senso comum que o mesmo não tenha sido escrito pelos doze apóstolos, ainda que o título do escrito faça menção aos mesmos; mas estudiosos acreditam na compilação de fontes orais tendo recebido tais ensinos que resultaram na elaboração do mesmo. Também é senso comum que tenha sido escrito por mais de uma pessoa.
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O texto foi mencionado por escritores antigos, inclusive por Eusébio de Cesaréia que viveu no século III, em seu livro "História Eclesiástica", mas a descoberta desse manuscrito, na íntegra, em grego, num códice do século XI ( ano 1056 ) ocorreu somente em 1873 num mosteiro em Constantinopla.
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Nos escritos da Didaquê, além da catequese e liturgia cristã, o evangelho de Jesus é recomendado. A Didaquê também cita a oração do “Pai Nosso” como sendo “ensinada pelo Senhor” e finda com a afirmação em consonância com o livro Apocalipse , do Novo Testamento, de que Jesus voltará:
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“ ... conforme foi dito: "O Senhor virá e todos os santos estarão com ele". Então o mundo assistirá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu.” [Didaquê 16:7,8].
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Nos escritos da Didaquê também são reforçados o batismo no nome do Pai, Filho e Espírito Santo [7:1,3], sendo argumento para os que aceitam a vertente bíblica da Trindade, contrapondo-se a defesa dos não trinitários de que não existiam escritos cristãos do primeiro século que defendessem o batismo no nome de Jesus.
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A respeito de Jesus, ainda sobre o batismo, diz: “Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor, pois sobre isso o Senhor [Jesus] disse: "Não dêem as coisas santas aos cães".” [9,5].
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Tais escritos também sustentam argumentos de que existiam escritos do primeiro século apoiando a defesa da tese teológica de que Jesus é Deus.
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Sobre questões polêmicas como o batismo, adverte para o batismo em imersão; sendo admitido por aspersão na inexistência de água corrente. A Didaquê também acentua a diposição ao jejum por parte do candidato ao batismo e daquele que o vai batizar por cerca de três dias antes do batismo.
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Nos escritos da Didaquê há uma similaridade quando se referencia hora ao Pai como o Senhor [Didaquê 10] e hora a Jesus como o Senhor [Didaquê 16], o que é aceito por alguns a interposição entre as duas pessoas. Também fazendo a distinção de pessoa chamando Jesus de servo do Pai.[9,3].
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A Didaquê faz registro da celebração da ceia no domingo (dia do Senhor):
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"Reuni-vos no dia do Senhor, para romperdes o pão e dardes graças" [Didaquê 14,1].
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A Didaquê cita diretamente ou faz menção indireta a diversos livros do novo testamento: sendo Mateus, Lucas, I Epístola aos Coríntios, Hebreus, I Epístola da Pedro, Atos dos Apóstolos, Romanos, Efésios, Carta aos Tessalonicenses e Apocalipse.
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* Apesar da credibilidade dos escritos de cristãos primitivos e de serem em conformidade com a Palavra de Deus, as Escrituras são insubstituíveis e nada pode ser posto em grau de comparação com a mesma!
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Leia a Bíblia , ela deve ser sua regra de fé e prática!
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Fonte: .

Leonardo Macambira é carioca, residente no Rio de Janeiro, seminarista, membro da comunidade Blogueiros Evangélicos no site Orkut e editor do blog Marcas de Cristo.

5 Comentários:

16 de agosto de 2009 19:19

Primeiramente quero que saiba que seu blog é de grande importância na informação política aos membros das igrejas no Brasil,e te agradeço por ler as nossas postagens em nosso blog que esta semana seja abençõada por nosso SENHOR JESUS CRISTO,e lembre-se não há problema maior do que nosso DEUS!
Que esta semana JESUS seja lâmpada para teus pés e luz para teus caminhos.

dai 18 de agosto de 2009 23:37

Querido,
já estou preparando o meu blog para abençoar almas para Cristo.Estou criando várias ideias.Tenho um blog não evangélico e sempre tive vontade de fazer um para pregar a palavra.O chato é que é dificil mantê-lo, pq as pessoas querem ler besteira...mas como a Palavra de Deus e viva e eficaz, e uma alma vale tanto quanto 1000000, por amor a elas, vou criar o blog e já tenho até nome:electedgeneration(geração eleita).Dá próxima vez que passar aqui, vou estar com ele pronto.Acho muitoooooooo importante isso que vc está fazendo.Não deixe nunca de postar, pq a Palavra tem que ser pregada.Parabéns...e até a próxima visita.Faço questão que vc seja o meu primeiro visitante.Super beijo e fique na paz!

19 de agosto de 2009 09:14

Conheço o Didaquê, já tive a oportunidade de lê-lo. Por algum tempo, na Igreja Primitiva, existiu quem defendesse sua inclusão entre os livros canônicos, pelo uso que algumas comunidades cristãs faziam deste instrumento.

21 de agosto de 2009 12:23

Os estudos deste blog são muito edificantes. Que Deus continue abençoando toda a equipe da união de blogueiros evangélicos! Meu blog comecei a pouco tempo, mais com o objetivo de ganhar almas para DEUS. E levar a sabedoria as pessoas sobre as duvidas que fazem ela até mesmo as vezes pecar! Graça e Paz. se der visite o meu blog e deixe o comentario! obrigado!

Anônimo 30 de agosto de 2009 19:30

Parabéns blogueiros evangélicos.
Faço continua interseção ao meu senhor e Deus, pela ousadia de internautas comprometidos com o evangelho como vcs.
Aos queridos evangelistas de plantão:colossenses 3.23.
E tudo quanto fizerdes, faze-o de todo o coração, como ao senhor, e não aos homens;

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